Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde

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Declarada em 1988, a Constituição Federal enuncia em seu artigo 6º,  o direito à educação, à saúde e ao trabalho como essencial a todo indivíduo no Brasil. Porém nota-se que, tristemente, o reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde em séculos passados, tenha sido afetado negativamente em razão do patriarcado que impôs a desigualdade de gênero e a falta de incentivo para que as mulheres ocupassem lugares nas ciências da saúde.

Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que já na Grécia clássica existia um desnível de gênero, dado que as mulheres não podiam exercer a medicina, por exemplo. Em seu Fabulae, Gaius Julius Hyginus relata que no século 4 a.C, uma mulher chamada Agnodice, passou-se por homem para aplicar a medicina aprendida com Herófilo, nas gestantes de Atenas. Assim, fica evidente o sexismo como uma expressão desse histórico patriarcal.

Ademais, houve a falta incentivo ao longo dos séculos para que as mulheres participassem da academia e por consequência nas mais diversas ciências. Marie Curie, famosa cientista de Física e Química do século 20, para ter acesso ao ensino superior precisou mudar-se da Polônia para a França devido a uma proibição política que negou o ensino superior às mulheres polonesas. Logo, o merecido reconhecimento das mulheres nas ciências da saúde foi debilitado.

Portanto, é preciso refletir sobre o tema em questão. Para desconstruir o status quo e garantir o acesso da mulher nas ciências da saúde, bem como onde ela queira estar, incumbe à sociedade brasileira por meio de debates em instituições de ensino públicas e privadas, campanhas que promovam a conscientização. Ainda, endossar a participação das mulheres na democracia brasileira. Então, acaba-se por afiançar os direitos e deveres presentes na Constituição.

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6 Correções

  1. Sua redação apresenta poucos desvios gramaticais, porém precisa melhorar quando utiliza o repertório, por exemplo você utilizou a constituição federal de 1988, mas não o relacionou com a contribuição das mulheres na ciência, poderia ter desenvolvido mais. No segundo parágrafo, desenvolvimento, também faltou relacionar esse repertório com a desigualdade de Gênero citando a consequência, trazendo essa questão para os dias atuais. Atenção a pontuação e aos conectores que ligam uma ideia à outra. A conclusão precisa ter os 5 elementos: Agente, ação, meio/modo, detalhamento e o efeito, não identifiquei o efeito e detalhamento.
    C1 180
    C2 120
    C3 120
    C4 120
    C5 120
    Total 660 pontos

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  2. * correção estilo ENEM

    1° PARÁGRAFO:
    – O repertório não encaixou tão bem com o tema.
    – É uma boa citar seus argumentos do D1 e D2 na introdução.

    2° PARÁGRAFO:
    – Apenas houve a apresentação do seu repertório, mas com sua opinião bem sucinta no final. Ela deveria ser o destaque do parágrafo.
    – Apesar do que falei antes, gostei bastante da citação da Grécia clássica, e do Fabulae. Muito bem!

    3° PARÁGRAFO:
    – Foi muito bem citando Marie Curie.
    – Nesse parágrafo, sua opinião ficou mais evidente.

    4° PARÁGRAFO:
    – Quando foi colocado o “refletir”, deu a entender que nenhuma ação seria tomada.
    – Sua intervenção teve ação, agente, meio e finalidade, mas senti falta do detalhamento para deixá-la mais real.
    – Achei que a solução não foi tão efetiva. Poderia ser algo como um projeto do Governo, incentivo, algo nesse sentido.

    Você escreve bem, tem ótimos repertórios e a pontuação do seu texto é bem usada, porém, falta se adequar melhor ao modelo ENEM. Continue praticando, guerreiro!

    COMP I: 200
    COMP II: 120
    COMP III: 80
    COMP IV: 160
    COMP V: 120

    Total: 680

    BONS ESTUDOS!!!

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  3. A redação tem variedades de conectivos, trouxe um repertório que enriqueceu a redação!!!

    Deveria específicar a proposta, desenvolver mais a redação, está incompleta a proposta

    Tomar cuidado com as vírgulas, deveria incluir Agentes Sociais, incluir as soluções, detalhar mais o problema…

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  4. Olá, vou analisar sua redação com base nos critérios do Enem.
    Numa visão geral, achei sua redação muito enxuta e resumida, poderia desenvolver mais.
    Na introdução, vc trouxe um belo repertorio produtivo ao tema, porem não o relacionou de forma eficaz ao tema, não pontuou sua realidade no contexto brasileiro, apenas em tempos passados. Vc trouxe os dois argumentos na introdução, isso é bom , porém não o separou de forma correta do resto do paragrafo, sem uso de conectivo,
    No D1, vc trouxe conhecimento passado e não adequou para a realidade , vc trouxe um repertorio mas não o desenvolveu e não trouxe sua tese. O mesmo ocorreu no D2, não uniu ao contexto brasileiro e nem desenvolveu, isso não é legal,
    Na conclusão, não consegui identificar a finalidade e o detalhamento com clareza, o que configura uma proposta incompleta, além de alguns desvios semânticos, como o uso de virgulas.

    C1=160
    C2=80
    C3=160
    C4=120
    C5=120
    NOTA=640
    BONS ESTUDOS!

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  5. Sua redação apresenta poucos desvios gramaticais, porém precisa melhorar quando utiliza o repertório, por exemplo você utilizou a constituição federal de 1988, mas não o relacionou com a contribuição das mulheres na ciência, poderia ter desenvolvido mais. No segundo parágrafo, desenvolvimento, também faltou relacionar esse repertório com a desigualdade de Gênero citando a consequência, trazendo essa questão para os dias atuais. Atenção a pontuação e aos conectores que ligam uma ideia à outra. A conclusão precisa ter os 5 elementos: Agente, ação, meio/modo, detalhamento e o efeito, não identifiquei o efeito e detalhamento.

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  6. Olá! Ressalto que entendi que tem o olhar crítico. Além disso usou vários repertórios. Mas, se atente:

    *O Enem cobra os temas no contexto do Brasil, tanto é que as soluções estão dentro do mesmo. Logo, vou considerar isso na correção,

    1) Você mostrou os argumentos. Mas, ressalto que deixe um espaço para informar sua tese. Por exemplo: ”(…) desigualdade de gênero e a falta de incentivo para que as mulheres ocupassem lugares nas ciências da saúde. Dessa forma, é imprescindível debater tal situação e encontrar medidas que visem mitigá-la NO PAÍS.”

    * O verbo enunciar pode ser transitivo ou bitransitivo. Na sua redação é bitransitivo, pois algo é enunciado em algum lugar. Como você inverteu, o adjunto adverbial se deslocou, portanto vem acompanhado com vírgulas.
    ”Declarada em 1988, a Constituição Federal enuncia, *em seu artigo 6°,* o direito à educação, à saúde e ao trabalho como essencial a todo indivíduo no Brasil.”
    *Se quisesse poderia usar o travessão também.
    *Porém,* *tristemente, nos dias de hoje e diariamente são termos clichês. Evite-os. Como substituí-los? Explore o repertório que você já tem, assim mostra que o problema é atual;

    2) Você tem bases argumentativas, mas é o que te falei. O tema tem que ser explorado dentro do contexto brasileiro. Óbvio que o repertório não precisa ser nacional, mas deve seguir uma lógica.
    *Outra questão: tanto o 2° parágrafo quanto o 3° estão muito pouco desenvolvidos.
    *´Para não se perder mais, siga essa dica: nos parágrafos de desenvolvimento, comece pelo que quer defender. Depois explique, dê exemplos e retome. Por exemplo: ”Em primeiro lugar, vale ressaltar que o patriarcado consoante à Grécia clássica não era inclusivo quanto às mulheres nessas ciências. Isso porque…” Percebeu a diferença? Não mudei seu repertório, mas desenvolvi um possível começo.
    *Use termos estrangeiros quando for muito necessário. No seu caso não houve excesso, mas fique atento;

    3) *Mesmo problema do 2°.
    *falta de*
    *”Marie Curie, famosa cientista de *física e *química do século 20, para ter acesso ao ensino superior precisou mudar-se da Polônia para a França devido a uma proibição política que negou o ensino superior às mulheres polonesas.”
    *Cuidado com repetições. Houve muita repetição do termo mulheres, por exemplo. Para evitar isso use sinônimos ou pronomes.
    *Se invés de repetir ensino superior você usasse ”esse ensino” soaria melhor também;

    4) *Seria mais viável substituir o ”status quo” por um termo brasileiro, já que há formas mais claras de falar sobre uma situação. Quando há um termo estrangeiro que tem equivalência evite-o.
    *A redação já é voltada à reflexão, portanto fica muito redundante essa forma de iniciar.
    *O Enem-para a conclusão- exige agente, ação, modo, e finalidade;

    No geral, indico que deixe seu texto mais coerente com os repertórios que você já tem.

    Dica: O ”blogdoEnem” me ajudou bastante no desenvolvimento. Vá lá!!! Sucesso!!!!

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