REALIDADE E FICÇÃO : A INFLUÊNCIA DE SÉRIES DE TV NA JUVENTUDE BRASILEIRA

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Um morador de Grants (Novo México, EUA) foi preso após matar um amigo que ele acreditava ser um zumbi. O crime aconteceu depois que Damon Perry, de 23 anos, assistiu a vários episódios da série “The Walking Dead”. Apesar de não ter acontecido no Brasil, o caso mostra como as séries de tv podem influenciar a juventude, tendo em vista que as exposições retratadas nas séries e a falta de orientação podem servir como gatilhos para casos como o de Damon.

Para Tim Winter, presidente do Parents Television Council,  a série “The Walking Dead”, citada no caso de Damon, deveria ser censurada, pois apresenta conteúdo intensamente violento, incluindo detalhes de crânios humanos sendo partidos, extrema violência com armas e descrições gráficas de sangue. Entretanto, sabe-se que a série não é a única a apresentar conteúdos sensíveis, por isso,  torna-se imprescindível enxergar as exposições retratadas nas séries como fator principal para a influência das séries de tv na juventude brasileira, tendo em vista que um detalhe, por menor que seja, pode trazer а tona lembranças e ativar gatilhos assim como no caso de Damon.

Na conjuntura brasileira contemporânea, os canais abertos deram espaço para uma grande rede de mídias destinadas ao entretenimento do público. A facilidade do uso permite que os jovens desfrutem de forma simples o universo dos seriados. Apesar da existência das faixas etárias, nada impede que os usuários assistam a algo não indicado para sua idade. Diferente dos adultos, os jovens estão em constante processo de desenvolvimento social e intelectual, logo, a falta de orientação se torna um dos fatores para influência dos mesmos, tendo em vista que o contato com seriados impróprios para sua faixa etária impacta diretamente o seu desenvolvimento. 

À vista disso, o combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço da influência de séries de tv na juventude brasileira, deve tornar-se efetivo, uma vez que a falta de orientação e as exposições retratadas nas séries são fatores fundamentais para influência. Sendo assim, desde que haja parceria entre o Ministério da Cultura, comunidade e família, será possível amenizar tal influência, permitindo um desenvolvimento saudável para os jovens brasileiros. 

 

 

Observações :

 

  • Tenho consciência da falta de ação dos agentes na conclusão, acabei esquecendo na hora de fazer e só percebi o erro depois
  • É a minha primeira redação do ano – pensando no enem – agradeço a todos que tirarem um tempo para me ajudar
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3 Correções

  1. Competência 1- 160 pontos
    Competência 2- 160 – pontos
    Competência 3- 160 pontos
    Competência 4- 160 pontos
    Competênci 5- 120 pontos
    Total- 760
    Obviamente, vc está ciente de que a nota não é extremamente segura, mas essa foi minha análise.
    Achei seu repertório sociocultural e a argumentação muito bons também

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  2. No geral, está muito boa.
    – Seguiu a estrutura;
    – Mostrou vocabulário;
    – Na introdução, apontou duas temáticas, “as exposições retratadas nas séries” e “a falta de orientação”, e as desenvolveu nos parágrafos de desenvolvimento;
    – O trecho “as exposições retratadas nas séries e a falta de orientação podem servir como gatilhos para casos como o de Damon.” estaria mais corretamente escrito se fosse “as exposições retratadas nas séries e a falta de orientação podem servir como gatilhos para casos, como o de Damon.”;
    – O trecho “Entretanto, sabe-se que a série não é a única a apresentar conteúdos sensíveis, por isso, torna-se imprescindível enxergar as exposições retratadas nas séries como fator principal para a influência das séries de tv na juventude brasileira” deveria ser reescrito para “Entretanto, sabe-se que a série não é a única a apresentar conteúdos sensíveis. Por isso, torna-se imprescindível enxergar as exposições retratadas nas séries como fator principal para a influência das séries de tv na juventude brasileira”;
    – O trecho “ativar gatilhos assim como no caso de Damon.” deve ser reescrito para “ativar gatilhos, assim como no caso de Damon”;
    – O trecho “Diferente dos adultos, os jovens estão em constante processo de desenvolvimento social e intelectual, logo, a falta” deve ser reescrito para “Diferente dos adultos, os jovens estão em constante processo de desenvolvimento social e intelectual. Logo, a falta”;
    – Usou repertórios bem interessantes;
    – Como observou, não teve clareza do que seria a parceria dos agentes.

    Qualquer dúvida, pode perguntar.

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  3. Competência 1 – 140 pontos
    Explicação: Em alguns trechos observei erros de pontuação e concordância nominal. ( Se quiser posso envia-los, mas são os mesmos do comentário acima).
    Competência 2 : 180 pontos
    Explicação: Você mostrou entender bem o tema e soube desenvolver seus argumentos de maneira coerente.
    Competência 3: 180 pontos
    O Texto como um todo está bem desenvolvido e bem estruturado
    competência 4: 160 pontos
    A coesão do seu texto precisa de uma melhora, recomendo procurar por tipos de conectivos.
    Competência 5 : 120 pontos
    Devido a falta dos 5 agentes exigidos.

    total: 780
    Obs: Não sou especialista em correção, tentei ajudar! Qualquer dúvida me avisa.

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