No filme Um Hotel Bom pra Cachorro, da empresa de entretenimento juvenil Nickelodeon, jovens resgatam e acolhem diversos cães e gatos deixados em situação de rua. Entretanto, diferentemente do que acontece na película, nota-se que o número de bichos de companhia comprados e abandonados supera o número dos que são adotados. Dessa forma, é fulcral o incentivo à adoção de animais de estimação, tanto pelo seu impacto social como pelas implicações morais.
De início, é válido salientar que a adoção reduz o número de animais em situação de rua, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida dessas criaturas também tuteladas pela Constituição. A respeito desse contexto, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que, atualmente, existam cerca de 30 milhões de bichos abandonados.Com base nos dados, nota-se que a dignidade animal não está devidamente garantida como seria previsto pela Magna Carta de 1988. Com efeito, é crucial que a instância governamental assuma medidas que incentivem o amparo de animais pela sociedade.
Ademais, o processo da adoção restaura a humanidade outrora esquecida por quem escolheu a prática do abandono. Sob esse aspecto, Hannah Arendt – expoente escritora do século XX – desenvolveu o conceito de Banalidade do Mal, segundo o qual a crueldade está enraizada na irreflexão humana. Nesse viés, o fenômeno denunciado por Arendt mostra-se presente no desamparo de animais, assim como na predominância da compra ao invés do resgate. Assim, pode-se inferir que o estímulo ao acolhimento por meio da informação é uma forma de reverter a alienação que causa a banalidade da indiferença perante os –pets-.
Impende, pois, reconhecer e divulgar as razões para a adoção de bichos de companhia. Nesse sentido, o Governo Federal, através das mídias televisivas, deve – no exercício de sua função social – incentivar a adoção de animais de estimação, por meio de campanhas em horário nobre que engrandeçam essa prática. A iniciativa poderia se chamar Animal não é Grife! e teria como finalidade promover a substituição da compra pelo acolhimento dos pets. Outrossim, é importante reforçar campanhas já existentes, como o Dezembro Verde, em combate ao abandono. A partir disso, a atitude presente no filme Um Hotel Bom pra Cachorro pode tornar-se real e cada vez menos necessária.
Giokb
Bom dia, Emilla! Antes de qualquer coisa eu quero salientar que, assim como você, sou apenas uma estudante, então a correção que vou fazer é com base nos conhecimentos e visão que eu possuo.
Introdução – Aqui você trouxe uma razão para incentivar a adoção de animais de estimação, que seria o balanço desproporcional entre bichos comprados e adotados, mas seria interessante já trazer logo duas, uma vez que o recorte do tema afirma sobre = razões =. Uma coisa que acabei notando tmabém é que ao final do seu último período você afirma sobre os impactos sociais e implicacões morais, mas isso, para mim, ficou um pouco vago, meio generalista.
No mais, eu curti muito seu primeiro paragráfo, acredito que o link que você trouxe com um filme ficou sensacional e tem os conectivos certinhos também, tudo está bem organizadinho.
D1 – Achei seu D1 bastante organizado e bem estruturado, só tem cuidado com o recorte temático, é sempre bom estar retomando ele ao longo do texto até mesmo pra você não perder ponto na C2.
D2 – A segunda razão seria o resgate da humanidade ou a predominância da compra ao invés do resgaste?!
eu acredito que aqui você poderia desenvolver mais essa análise, pois ficou muito resumido e ficou confuso com o quê exatamente você queria linkar com Hannah Arendt, dando até a entender que a intenção era fazer uma análise com a “predominância da compra ao invés do resgaste”. Isso te faz perder ponto na C3, pois o corretor pode visualizar como um falso desenvolvimento, em que a redação tem uma ideia e repete a mesma coisa em todo parágrafo, sem apresentar nada de novo.
Conclusão –
Quem? Governo Federal
O que vai fazer? inventivar a adoção através das mídias televisivas
Por meio de quê? de campanhas em horário nobre
Qual a finalidade? promover a substituição da compra pelo acolhimento dos pets
Detalhamento: detalhou o agente
Você fez a redação círculo e ficou incrível, só cuidado com informações novas, pois em nenhum momento do texto foi citado a campanha Dezembro Verde e alguns corretores mais chatinhos podem querer tirar ponto.
C1 – 140
C2 – 160
C3 – 140
C4 – 200
C5 – 200
Total = 840
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem (através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
No filme Um Hotel Bom pra Cachorro, (1) da empresa de entretenimento juvenil Nickelodeon, jovens resgatam e acolhem diversos cães e gatos deixados em situação de rua. Entretanto, diferentemente do que acontece na película, nota-se que o número de bichos de companhia comprados e abandonados supera o número dos que são adotados. Dessa forma, é fulcral o incentivo à adoção de animais de estimação, tanto pelo seu impacto social (2) como pelas implicações morais.
De início, é válido salientar que a adoção reduz o número de animais em situação de rua, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida dessas criaturas também tuteladas pela Constituição. A respeito desse contexto, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que, atualmente, existam (3) cerca de 30 milhões de bichos abandonados. Com base nos dados, nota-se que a dignidade animal não está devidamente garantida como seria previsto pela Magna Carta de 1988. Com efeito, é crucial que a instância governamental assuma medidas que incentivem o amparo de animais pela sociedade.
Ademais, o processo da adoção restaura a humanidade outrora esquecida por quem escolheu a prática do abandono. Sob esse aspecto, Hannah Arendt – expoente escritora do século XX – desenvolveu o conceito de Banalidade do Mal (4), segundo o qual a crueldade está enraizada na irreflexão humana. Nesse viés, o fenômeno denunciado por Arendt mostra-se presente no desamparo de animais, assim como na predominância da compra ao invés do resgate. Assim, pode-se inferir que o estímulo ao acolhimento por meio da informação é uma forma de reverter a alienação que causa a banalidade da indiferença perante os –pets- (5).
Impende, pois, reconhecer e divulgar as razões para a adoção de bichos de companhia. Nesse sentido, o Governo Federal, através das mídias televisivas, (agente) deve – no exercício de sua função social – incentivar a adoção de animais de estimação, (ação)por meio de campanhas em horário nobre que engrandeçam essa prática (meio/modo). A iniciativa poderia se chamar Animal não é Grife! (6) e (7) teria como finalidade promover a substituição da compra pelo acolhimento dos pets. (finalidade) Outrossim, é importante reforçar campanhas já existentes (ação), como o Dezembro Verde (8), em combate ao abandono. A partir disso, a atitude presente no filme Um Hotel Bom pra Cachorro (9) pode tornar-se real e cada vez menos necessária. (detalhamento)
1-Entre aspas
2-Faltou vírgula
3- ”Existem”
4-Entre aspas
5-Não há necessidade do uso de travessões
6-Entre aspas
7- ‘’E ‘’ maiúsculo
8- Entre aspas
9-Quando você for tirar algo seja de um filme ou livro, por exemplo, nomes sempre entre aspas.
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – ok
Meio/ Modo – ok
Finalidade – ok
Detalhamento – ok
Comp I – 140
Comp II – 160
Comp III – 160
Comp IV-200
Comp V – 200
Total = 860
Espero ter ajudado de alguma forma, sua redação está boa. Uma dica: Sua proposta de intervenção não precisa de 2 soluções, basta uma. Você trouxe duas propostas e a chance de ter mais erros é maior, fora isso achei sua redação boa. Poucos desvios, foco no mil!!!