Aprendiz

Racismo um tabu hodierno .

  • 1

Numa conjuntura atual, o racismo é considerado conforme a nossa Magna Carta , Constituição Federal de 1988 , crime imprescritível e inafiançável . Dessarte é abominável perante à sociedade . Embora se tenha essa essa proteção conforme a Constituição para prevenir casos de racismo , não se tem obtido êxito na coação de sua pratica mudando sua funcionalidade e evidenciando que esta prática , o racismo , está institucionalizada e essa problemática deverá ser argumentada.

Hodiernamente , o indivíduo em si abomina a prática de racismo . Diante da sociedade ninguém gosta de ser taxado como preconceituoso. Logo , percebe-se que este ato , embora seja mal visto perante à população , – tem-se mudado e institucionalizado em consonância à nossas falas e pensamentos . Frases de cunho racistas ditas pejorativamente ou não mostram que a comunidade em si foi doutrinada com esses dizeres fazendo com que o uso destes não sejam consideráveis um preconceito . Como comparar o cabelo de alguém das cavernas com um cabelo black power , conforme aconteceu no programa da Tv Globo BBB.

Ademais , observa-se sobre esses povos um tendência de luta contra o racismo e as injúrias . Consoante afirma o Jornal G1 ; “DENÚNCIAS DE INJÚRIAS RACIASIS CRESCRERAM 13 %” Evidenciando , portanto que esse grupo populacional está usando dos meios legais para defender-se e lutar em prol de seus direitos . Isso pode ser importantíssimo para reeducar a sociedade em si e para que se possa , de uma maneira ampla , garantir igualdade de direitos a todos .

Portanto , o Governo Federal fomentará , através de seus órgãos competentes , o combate ao racismo e a injúrias . Propiciará meios de comunicações à divulgação de dizeres vistos como preconceituosos e na sua reeducação prevendo a sua reincidência . Promoverá , no Ministério da Educação , informativos básicos para os jovens para que se possa repelir atitudes dessas futuramente , fazendo assim uma sociedade livre justa e solidária .

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 120

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160

    • 1
  2. Olá tudo bem? Irei corrigir com base no pouco que sei!
    Logo de início não está bacana “numa”, poderia ter ficado melhor iniciar ” Na atual conjuntura, correspondente ao Brasil, o racismo, considerando a carta Magna…”
    Tem alguns erros ortográficos como (“DENÚNCIAS DE INJÚRIAS RACIASIS CRESCRERAM 13 %”) Correto seria: ” Denúncias de injúrias raciais cresceram 13%”
    Levando em conta apenas esses, eu gostei do texto, ele está bem rico de informações e com um ótima conclusão, bem intuitiva.

    • 1
  3. Oi, Thiago! Vou corrigir sua redação me baseando nos critérios do ENEM, ok?! Ainda sou estudante, mas vou dar o meu melhor para tentar te ajudar.

    Bom, “Magna Carta ,” quando for acrescentar qualquer tipo de pontuação ela precisa estar do lado da palavra, assim “Magna Carta, ” ou então aqui “inafiançável . Dessarte” que seria “inafiançável. Dessarte”, o que eu quero dizer é que primeiro você deve colocar a pontuação e depois dar o espaço, sempre!

    No 1º parágrafo “Numa conjuntura atual” não sei se “numa” é considerado informal, em todo caso te aconselho a utilizar “Na conjuntural atual”.
    “Magna Carta” não sei se o Brasil também considera os termos Magna Carta e Carta Magna como o povo inglês, quando se trata da brasileira só ouvi dizer em “Carta Magna”… caso seja considerado, deixe para lá essa parte do que estou dizendo.
    “perante à sociedade” não há crase.
    “se tenha essa essa proteção” cuidado com a repetição de palavras.
    “sua pratica” a palavra “prática” tem acento.

    No 2º parágrafo “perante à população” não há crase.

    No 3º parágrafo “um tendência” seria “uma tendência”.
    “Consoante afirma o Jornal G1” eu mudaria um pouco essa frase… deixaria: “Consoante a isso, afirma o jornal G1”.

    No 4º parágrafo “através de seus órgãos competentes” tente usar o “através de” quando o sentido realmente for atravessar algo, lhe indico que use “por meio de” ou “por intermédio de”.
    “combate ao racismo e a injúrias” há crase, ficaria assim: “combate ao racismo e à injúrias”.

    Em resumo, atente-se aos erros gramaticais e não se esqueça que o espaço deve vir somente depois da pontuação. Tente retomar um dos repertórios na conclusão do seu texto, para que ele fique claramente produtivo e tente também ampliar o uso de conectivos. Preste atenção no uso do gerúndio (palavras terminas em -ando, -endo e -indo), não pode ocorrer um excesso delas no texto. Apesar disso, há um bom desenvolvimento e você utilizou os 2 conectivos interparágrafos que o ENEM exige (no seu caso, Ademais e Portanto). Em seu primeiro parágrafo, você fez contextualização e conseguiu estabelecer uma relação, fazer um paralelo. Sua proposta de intervenção contém agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento, estando assim completa. Parabéns, sucesso para você!

    Imagino que sua nota seria parecida com:

    Competência 1= 160
    Competência 2= 160
    Competência 3= 200
    Competência 4= 160
    Competência 5= 200
    Nota final= 880

    • 1
  4. Olá Thiago

    Primeiro Paragráfo

    Foi uma boa introdução, trazendo o fato e abrangendo ele já trazendo a proposta do seu argumento

    Segundo Paragráfo

    Apesar do primeiro paragráfo já trouxer um bom argumento, você não fugiu do assunto porém seu argumento da estrutura da comunidade, da nossa sociedade e como ela foi doutrinada a não perceber seus chingamento perjorativos, foi vago e não muito bem aprofundado.

    Terceiro Paragráfo

    Seu argumento não me traz uma explicação melhor sobre o assunto em defesa. Porém em sua ultima linha foi interligado a conclusão o que torna uma boa estrutura.

    Quarto Paragráfo

    Sua conclusão foi bem trabalhada e com um ótimo argumento, precisaria apenas haver a melhora na explicação de seus dizeres.

    760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.