Em 2014, durante um jogo de futebol, o goleiro do Grêmio, Aranha, foi chamado de “macaco” por vários torcedores. Acontecimentos racistas como esse, acontecem diariamente no nosso cotidiano. De maneira análoga à isso, precisamos buscar alternativas para pugnar o racismo no Brasil, uma vez que, a herança escravista e a mídia configuram os maiores problemáticos desse pernicioso cenário.
Em primeiro plano, é notório destacar a herança deixada pela escravidão, na qual os escravos eram negros, e tratados de forma desumana, levando em alguns casos até a morte do indivíduo. Segundo dados do IBGE, em 2019, o salário médio de trabalhadores negros foi 45% menor do que o dos brancos. Dessa forma conclui-se que esse problema perdura até os dias atuais, os afro-brasileiros sendo tratados de forma inferior aos brancos, ou seja, o cenário social e econômico não mudou muito para eles.
Além disso, cabe ressaltar a mídia como outro fator preocupante. Nos filmes, novelas e séries, os atores negros geralmente são os vilões, sempre são eles que roubam, que matam, entre outras malícias. Sendo assim, a sociedade começa ser influenciada enxergando assim o negro como um vilão na vida real, sempre o discriminando na rua.
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham a combater o racismo no Brasil. Por conseguinte, é imprevisível que o Governo Federal, responsável pela bem-estar social, deve disponibilizar medidas que venham a intervir esse problema, através do Ministério da Educação, por intermédio de palestras nas escolas, a fim de que essa discriminação venha a entrar em escassez. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Lock.
ana_carolyne_15
Oi, boa tarde!
Primeiramente, achei tua introdução ótima, tem uma contextualização boa. Tiraria somente a palavra “nosso” porque perde bastante ponto utilizando essas expressões.
Os desenvolvimentos estão bons também, aconselho falar um pouco mais no segundo desenvolvimento.
A conclusão está boa e tu utilizou todos os recursos que o enem pede.
Parabéns! Espero ter ajudado. Continue treinando sempre.
Bjo
Phalangee
Oi, boa tarde!
Primeiramente, achei tua introdução ótima, tem uma contextualização boa. Tiraria somente a palavra “nosso” porque perde bastante ponto utilizando essas expressões.
Os desenvolvimentos estão bons também, aconselho falar um pouco mais no segundo desenvolvimento.
A conclusão está boa e tu utilizou todos os recursos que o enem pede.
Parabéns! Espero ter ajudado. Continue treinando sempre.
Bjo
Belsampaio1
Olá Iara, td bem?
Sua redação está boa, teve uma ótima contextualização na introdução, ótimas teses porém houve um equívoco aí no termo “nosso” q n é muito bem vindo na redação vc poderia colocar dessa maneira – Acontecimentos como esse são presentes diariamente no cenário brasileiro – houve um equívoco também no termo ” precisamos” vc poderia mudar para – dessa maneira é preciso buscar, ou dessa forma se faz preciso buscar…-
O desenvolvimento acho q deveria melhorar na apresentação da tese q é no tópico frasal do parágrafo,exemplo: A demais, vale também ressaltar as influências das mídias e sua intrínseca relação com o racismo.
A argumentação está ótima mais poderia melhorar na conclusão do parágrafo, por exemplo: Dessa forma a influência das midias contribue para a perpetuação da mazela.
A conclusão tbm está ótima e de maneira clara porém faltou detalhar mais as medidas q o governo vai tomar para a resolução do problema como por exemplo: o governo deve investir em políticas públicas de prevenção ao racismo na sociedade brasileira. Na retoma vc deveria retomar algo q foi apresentado do decorrer do seu texto como o caso do goleiro do grêmio, no seu texto vi q vc apresentou o pensamento de Jhon Locke teria ficado legal se no seu desenvolvimento ou na introdução tivesse apresentado o pensamento dele assim o seu texto ficaria interligado mostrando q vc teve um planejamento textual.
Continua praticando q o mil vem!! Espero ter ajudado🥰