Mestre

RACISMO NO BRASIL: O ÁRDUO CAMINHO PARA A IGUALDADE

  • 2

Ao se falar sobre o racismo e a busca por igualdade, é necessário analisar o contexto histórico de formação da sociedade, e também destacar o papel excludente de superioridade sobre a população negra, imposto por uma sociedade e uma cultura “branca elitizada”.

É notório que o papel do negro na construção da sociedade contemporânea brasileira foi fundamental. Mas, infelizmente, o passado escravista deixa marcas até hoje. Pois, além da falta de inclusão dele na sociedade, houve também tentativas de maior exclusão com incentivos governamentais de subsituição de sua mão de obra pela européia. Isso ficou conhecido como “branqueamento da população”, e fez com que a possibilidade de equidade ficasse ainda mais distante.

Dessa forma, o racismo foi se fortalecendo e dificultando cada vez mais o posicionamento do negro na sociedade. Tendo em vista sua falta de estudo e um lapso temporal, marcas da escravidão, em seu desenvolvimento, ele teve inúmeras adversidades em meio a uma cultura escravista. Ademais, a falta de trabalho e acesso ao capital fez com que a favelização se tornasse constante, intensificando a violência, a discriminação e a falta de oportunidades.

Assim, fica evidente que o racismo é fruto de uma bagagem histórica excludente e desumana. Logo, é necessário que aconteça uma maior articulação social visando extinguir isso, sabendo que todos, constitucionalmente, gozam dos mesmos direitos.

ATENÇÃO: TEXTO VOLTADO PARA CONCURSOS PÚBLICOS, NÃO SENDO NECESSÁRIA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. POR GENTILEZA, AVALIAR OS OUTROS ASPECTOS ACERCA DO TEXTO DISSERTATIVO. OBRIGADO!

Compartilhar

4 Correções

  1. Achei seu texto muito legal e bem escrito, mas tenho algumas ressalvas. Primeiramente, você poderia colocar uma alusão ou citação para embasar sua introdução, também senti falta da problematização do tema. Em segundo lugar, no seu segundo parágrafo existe duas palavras erradas: primeira “subsituição ” / “substituição” e “europeia” / “europeia”, segundo a nova reforma ortográfica a palavra perdeu o acento agudo no “e”. Em terceiro lugar, tanto no seu terceiro e segundo parágrafo você poderia fundamentar sua argumentação (uma dica corroborando para o seu segundo parágrafo é a obra “A rendição de Cam”). Ademais, sua redação está de parabéns. Espero ter ajudado abraço!

    • 3
  2. Sua redação está excelente, eu amei! Repetiu muito a palavra sociedade, poderia ter usado outros sinônimos e eu, particularmente, mudaria esse período: Mas, infelizmente, o passado escravista deixa marcas até hoje pois além da falta de inclusão dele na comunidade, houve também tentativas de maior exclusão com incentivos governamentais de substituição de sua mão de obra pela européia. Não que da forma que você escreveu estaria errado, é só pra mostrar outra forma de coesão. Também poderia ter usado alguma alusão histórica para contextualizar o tema. Enfim, parabéns e continue assim.

    • 1
  3. Coerente, apresenta clareza do tema abordado. Mostra também, a problemática a ser tratada. E sua possível solução, isso fica claro para o leitor. Pra que seu texto se torne ainda mais enriquecedor, você pode descrever alguma lei parágrafo, que exemplifica aquilo que foi escrito. Como foi mencionado no último parágrafo do seu texto, que diz respeito a constituição.

    • 1
  4. Muito boa sua redação, parabéns! Cuidado com as palavras difíceis, em alguns casos, ao invés de deixar sua redação mais “bonita” e passar que você realmente conhece as palavras complica a leitura. A contextualização, tese, argumentação e o fechamento juntamente com a proposta de intervenção estão boas e com certeza receberia uma boa nota no Enem!
    Demonstrou domínio da norma da língua escrita, compreendeu a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, elaborou proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Por tanto, cumpriu bem todas as competências do Enem!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.