Iniciante

Racismo no Brasil ENEM

  • 0

    Em 1997, a Constituição Federal, determinou pena de reclusão a todo aquele que pratica ato de discriminação, preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência  nacional. Todavia, é notória a ineficiência do regulamento, embora tenha sido a abolição da escravatura em 1888, perpetua-se o racismo, sendo empregado no mercado de trabalho, no linguajar, nas escolas, ou seja, no dia a dia Tal qual, levando a população negra à depressão, ansiedade e medo.

    Em primeiro plano, a marginalização e a exploração humana na ocupação profissional é constante. Nesse contexto, a música “Boa Esperança” de Emicida, retrata bem os reflexos do racismo nas condições trabalhistas, no qual faz menção a rebelião dos empregados domésticos de uma mansão, que viviam sob violências e abusos sexuais e morais dos patrões, concomitantemente a luta de classes.

Em segunda análise, o ultraje no linguajar das pessoas estão incorporados em frases, como: “mulata”, “a coisa vai ficar preta”; como também, no âmbito escolar, no qual as crianças associam ao lápis de coloração clara, com “cor de pele”, crescendo assim, atribuições que contribuem para julgamentos racistas, é por fim vítimas com ansiedade, medo de se expressarem e, também depressivas. Desse modo, é enraizado o preconceito, tornando sua ferramenta, o senso comum.

Mormente aos argumentos citados, o cenário escravocrata está relacionado ao racismo. Nessa ótica, é preciso que seja monitorada e promovida melhores condições de trabalho para a população negra, das quais possam contar com o apoio da segurança pública no requerimento de denúncias. Vale salientar a necessidade de promover a conscientização do preconceito racial por meio da mídia e das escolas ,para gerar reflexão na sociedade, é por fim ,melhoria.

 

Agradeço qualquer avaliação que vier. Se for possível com nota. Por favor.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá bom dia, achei seu texto bom, bem explicado e bem colocada as frases, não sou uma pessoa muito qualificada pra correções pois estou aqui também para aprender, desde já peço perdão se eu falhar em alguma fala minha ou coloção.
    o tema com certeza foi muito bem pensado, pois retrata uma realidade em que vivemos.

    • 0
  2. Olá! Gostaria de deixar claro que não sou boa em correções, mas vou deixar o meu parecer aqui sobre sua redação.
    Num geral, sua redação está boa. É perceptível que você compreende a estrutura de texto dissertativo-argumentativo, tem bom domínio da norma padrão da língua portuguesa e procura manter uma boa organização das ideias, de forma coesa e coerente. No entanto, você perderia pontos na competência 5 pela má estruturação do parágrafo de conclusão. Por esse motivo, vou deixar aqui uma recomendação de uma professora minha sobre isso que me fez conseguir 200 pontos nessa competência.
    Primeiro, esse parágrafo deve ter uma frase dd retomada do tema. Você até faz isso, mas trás uma frase muito vaga. Inicie com uma conjunção de valor conclusivo, por exemplo, em suma, logo, portanto, dessarte, em síntese, entre muitos outros, e retome o tema logo em seguida: “Em síntese, fica evidente que o cenário escravocrata está relacionado ao racismo, que devem ser atenuados.”
    Após isso, o próximo período você deve responder a 5 perguntas que são o foco da proposta de intervenção: agente (quem fará isso?), Ação (que atitude irá diminuir o problema?), Meio (elementos práticos que irão viabilizar a proposta), finalidade (qual o resultado?), E por fim, o detalhamento, se houver. Para ajudar nisso, você poderia abusar das conjunções, dando maior coesão e coerência: “Diante essa ótica, cabe ao Ministério do trabalho promover melhores condições de trabalho para a população negra, por meio da monitoria do trabalho e da garantia de direitos trabalhistas, visando acabar com a exploração. Ademais, vale salientar a necessidade de promover a conscientização do preconceito racial por meio da mídia e das escolas, com a finalidade de desconstruir preconceitos existentes.”
    Para finalizar, conclua com uma breve frase de fechamento: “somente assim será possível gerar reflexão acerca do assunto e diminuição do racismo no país.” Nesse período eu não possuo boas ideias mas é interessante retomar aqui alguma citação que utilizou durante a redação, mas o intuito mesmo é apenas encerrar a redação.
    A proposta completa sugerida por mim, tentando aproveitar a sua escrita, ficaria assim:
    “Em síntese, fica evidente que o cenário escravocrata está relacionado ao racismo, que devem ser atenuados. Diante essa ótica, cabe ao Ministério do Trabalho promover melhores condições para a população negra, por meio da monitoria e da garantia de direitos trabalhistas, visando acabar com a exploração. Ademais, vale salientar a necessidade de promover a conscientização do preconceito racial por meio da mídia e das escolas, com a finalidade de desconstruir preconceitos existentes. Somente assim será possível gerar reflexão acerca do assunto e diminuição do racismo no país.”
    Peço desculpas caso não tenha ajudado e qualquer erro cometido por mim. Aqui é só uma sugestão, mesmo com uma proposta de intervenção não tão boa, você conseguiria uma nota alta, mas acredito que se melhorar a proposta, conseguirá chegar na nota mil!
    Bons estudos!!

    • 0
  3. Oi, tudo bom? Seu texto está ótimo, de verdade. Estrutura muito boa, contextualização excelente!
    Porém, acho que seria legal na introdução falar ou da constituição ou da abolição, escolha um e foque nele.
    O seu recorte à música de Emicida foi muito bom, tudo bem explicadinho e embasado no tema.
    O seu D2 ficou um pouco confuso, observe os períodos longos, a pontuação e organize suas informação.
    A conclusão possui alguns probleminhas. Faça as perguntas “quem? O quê? Como? E para que?” Vai ajudar muito na construção da tese.
    Sua nota: 840
    Continue praticando, Boa sorte!!

    • 0
  4. Introdução e desenvolvimento perfeito. Você apresenta um domínio de escrita formal impecável e todas suas citações foram muito bem relacionadas de acordo com o tema. Porém, eu como seu avaliador, te aconselho treinar mais sua proposta de intervenção. Lembre-se do ” X (agente) deve Y (ação) por meio de M (meio/modo) a fim de F (finalidade), uma vez que D (detalhamento).

    • 0
  5. seu texto está muito bom, linguagem clara e objetiva. Porém você deixou a desejar na proposta de intervenção social, pois é difícil identificar os elementos e o detalhamento é inexistente.
    Portanto, sua nota: 900
    lembrando que a nota foi dada pautada em meu conhecimento que adquiri com meu professor de redação, que me fez tirar 900 no enem 2019

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.