Iniciante

Racismo no Brasil ( deixem nota pfv e não corrijam com modelo pronto pfv! )

  • 1

No filme estadunidense “Caminhos Cruzados” é mostrada uma realidade onde a protagonista, Minny Jackson, sofre descriminação racial de forma constante pelos seus patrões, motivo pelo qual se demite do trabalho aceitando viver na miséria. Em consonância com a realidade de MInny, está a de muitos cidadãos e cidadãs negras no Brasil. Neste viés, onde o papel passivo de órgãos estatais somados ao falho sistema educacional, acabam por perpetuar um cenário de exclusão e preconceito contra pessoas de determinadas etnias.

Em primeiro plano, é válido apontar, nessa temática, a teoria das instituições zumbis, criada por Zygmunt Bauman, na qual, o filósofo afirma a existência de órgãos estatais, contudo, estas não cumprem seus devidos papéis sociais. Logo, o atual comportamento do estado exemplifica tal teoria, visto que, a notável ausência de medidas de inclusão econômica e social aos cidadãos pertencentes a classes descriminadas socialmente, vem resultando na perpetuação da formação de um estigma racial no país. Nesse contexto, onde ainda se predomina um panorama de baixa representatividade política de tais grupos em meio um cenário onde a total inclusão ao corpo social só ocorre aos que atendem aos padrões pré-estabelecidos pelo sistema, branco e abastado.

Paralelamente ao descaso estatal, o ineficiente sistema educacional também se mostra como um fator agravante. Sob a ótica que, sua incapacidade de formação de cidadãos com a plena noção dos valores éticos e morais, no que concerne a tolerância e a igualdade racial, tem como resultado a formação de indivíduos que não possuem a devida maturidade de convivência com as diferenças de um meio coletivo. Dessa forma, contribuindo para a criação de um sólido preconceito contra as minorias raciais e a formação de um corpo social extremamente segregacionista.

Infere-se, portanto, que medidas públicas são imperiosas para reverter o atual contexto. Para tal, é necessário que o governo federal em conjunto com a Ministério da Cultura, por meio da criação de cotas raciais, torne a distribuição destes mesmos no âmbito trabalhista e político mais igualitária, para assim, garantir uma maior representatividade política e social destes mesmos. Outrossim, também é cabível ao Ministério da Educação, por meio de reformas pedagógicas no meio escolar, eduque os jovens sobre os princípios morais necessários para o pleno convívio no coletivo, respeitando as diferenças raciais. Somente assim, será possível a formação de uma sociedade mais democrática e distante da retratada no filme “Caminhos Cruzados”.

Compartilhar

4 Correções

  1. Texto bem construído e sua proposta de intervenção tem todos os elementos direitinho seus repertórios estão excelentes!! mas ainda falta desenvolver um pouco os argumentos… além disso, tente não repetir muito as palavras para não perder na C1
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5-200
    Nota : 920

    • 0
  2. Boa tarde!

    Sua redação está muito boa, porém em sua introdução teria que colocado uma alusão histórica mais legitimada. Seus desenvolvimentos estãos bons, porém o D2 falta ser mais crítico no desfecho final e se aprofundar mais no assunto. Já sua intervenção está bacana, tente não repetir muitas as palavras muitas proximas ou no mesmo parágrafo.

    =================
    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 200
    ========================= 940 PONTOS

    • 0
  3. Introdução: Contextualizou o tema muito bem, elaborou uma ótima tese, porém não colocou as palavras chaves que iria falar no desenvolvimento.

    Desenvolvimento: D1 está muito bom, Já no D2 faltou um argumento mais aprofundado, achei que você explicou muito sem dar um ponto de vista.

    Conclusão: Muito boa, com todos os elementos representados perfeitamente.

    Com base nessa análise e levando em consideração alguns desvios gramaticais, sua nota seria 900, continue assim, o 1000 vem!

    • 0
  4. Seu texto está muito bem construído, porém na introdução vc colocou um filme americano o que deixa um pouco contraditório já que o tema é racismo no Brasil. Vc pode utilizar algum outro filme que retrate a mesma situação, ou até mesmo um fato histórico, uma música, um acontecimento, como por exemplo um show em que a cantora Ludmila estava fazendo e foi chamada de “macaca” por alguém do público, enfatizando ainda mais que a cultura do racismo ainda é algo que precisa ser discutido , por isso na intervenção vc poderia adicionar campanhas, debates, palestras e coisas do tipo que previnam o racismo. E também ao invés de governo federal vc coloca “aos órgãos cabíveis”.
    espero ter ajudado:)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.