Racismo no Brasil: Como combater esse mal no século XXI?

  • 2

No clipe “This is America”, do cantor conhecido como Childish Gambino, são feitas várias referências à forma como a população negra é tratada nos EUA. Dentre elas, uma das cenas, na qual o cantor e alguns jovens dançam distraindo o público da violência que prevalece atrás deles, representa como o racismo é ocultado na sociedade. Já no Brasil, o preconceito racial também persiste, porém é um assunto negligenciado socialmente. Nesse sentido, em razão não só da violência policial contra negros mas também da falta de representatividade destes, surge um problema complexo que precisa ser combatido.

A partir desse cenário, pode-se afirmar que, apesar de ser crime, o racismo continua presente no país, sendo praticado inclusive pelos próprios agentes da lei. Sob tal perspectiva, não são raros os casos em que policiais, baseados em provas insuficientes e/ou agindo com violência exagerada, agridem e até matam jovens negros nas comunidades brasileiras. Como exemplo, em 2020, o adolescente João Pedro foi morto em casa durante uma operação militar no Rio de Janeiro. Nesse sentido, é evidente que, enquanto as ações policiais continuarem escolhendo suas vítimas com base na cor da pele e agindo de forma irresponsável porque saem impunes, esse cenário preocupante não mudará.

Ademais, é possível notar que a comunidade negra ainda tem pouca visibilidade e presença em diversos setores, como em papéis de destaque no cinema e em profissões mais valorizadas socialmente, devido ao preconceito. Analogamente, foi gerada uma grande repercussão quando a Disney anunciou que a personagem Ariel seria interpretada por Halle Bailley, uma atriz negra. Essa situação, em que muitos criticaram a escolha sob a justificativa de que alteraria a essência da história, só releva como o racismo está enraizado culturalmente e, por vezes, passa despercebido por aqueles que desconhecem a real dimensão de tal problemática.

Portanto, a fim de garantir a democracia racial no país, urge que o Ministério da Justiça dê mais atenção aos casos de violência policial contra negros, mediante a realização de investigações mais apuradas e punições mais severas para que tais situações não ocorram novamente. Além disso, a mídia deve oferecer mais visibilidade ao movimento negro por meio de campanhas informando atitudes preconceituosas que são comuns na sociedade para que elas possam ser evitadas. Só assim, ao contrário do que é retratado no clipe de Gambino, o racismo será um tema debatido e, assim, combatido.

Compartilhar

1 Correção

  1. Parabéns, você escreve divinamente bem e conseguiu fazer uma redação muito coesa e bem estruturada com um repertório bastante diversificado e atual.

    INTRODUÇÃO
    Gostei bastente, que começou com uma citação de “This is America”, onde houve uma comparação entre EUA e Brasil em relação ao racismo. Além disso vc foi bastante objetivo na sua tese e nas 2 problemáticas. Houve apenas alguns erros com a vírgula.

    ARG. 1
    muito bem em relação ao uso dos conectivos, e da norma culta padrão, gostei muito da citação que você fez, pois é algo bem atual. Você estruturou muito bem seu D1 (apresentou a ideia + citação + opinião)

    ARG. 2
    também muito bem estrutura e organizado, com uma citação atual, o que reforçou na defesa do seu ponto de vista

    CONCLUSÃO
    Gostei da retomada que vc deu à introdução, isso fechou sua ideia de forma reforçada
    para se fazer uma boa conclusão vc deve se atentar as 4 perguntas:
    O QUE: dar mais atenção aos casos de violência policial contra negros || oferecer mais visibilidade ao movimento negro
    COMO: investigações mais apuradas e punições mais severas || campanhas
    QUEM: Ministério da Justiça || mídia
    PRA QUE: garantir a democracia racial no país ||informar atitudes preconceituosas que são comuns na sociedade para que elas possam ser evitadas.
    No enem não é obrigatório vc resolver os 2 problemas, mas se quiser, não tem problema. No seu caso, ficou muito bom pq além de vc ter resolvido ambos problemas, vc conseguiu responder todos os critérios necessários!

    Você escreve muito bem, amei seu texto!!!

    C1: 180 (sem erros graves de gramática, acentuação e pontuação. Atenção ao uso da vírgula)
    C2: 200 (muito bem desenvolvido e com informações atuais)
    C3: 200 (coerente e muito bem estruturado)
    C4: 200 (uso de conectivos adequados)
    C5: 200 (muito bem desenvolvida)
    NOTA: 980

    • 4

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.