Iniciante

Racismo no Brasil

  • 0

Desde o início da colonização, especificamente com o tráfico negreiro vemos uma sociedade desigual e racista. No entanto, este cenário ainda se encontra presente, não por venda de negros, mas por diversos outros fatores como o bullying e a discriminação. Mediante fatos, vivemos em um país capitalista, subdesenvolvido e com boa parte de sua população negra, que acharam que a partir do dia 13 de maio de 1888 quando a princesa Isabel assinou a abolição da escravatura no Brasil, estariam livres do racismo, mas não foi isso que  aconteceu.

Por isso, temos total conhecimento das dificuldades enfrentadas por essas pessoas, seja no mercado de trabalho, estudantes tentando uma bolsa em uma boa faculdade, o que para isso foi criadas cotas raciais, ou até mesmo no convívio em sociedade. Visto que, enfrentam tais dificuldades muitos são conhecidos como marginais por tentar um outro jeito de sobreviver, ou seja, o mundo do crime e um grande número perde a vida nessa trajetória perigosa.

Por conseguinte, dados do Atlas da Violência 2020, mostram que a taxa de homicídios de negros cresceu 11,5% de 2008 a 2018, enquanto a de não negros caiu 12%, ou seja, dos brasileiros assassinados na década passada 75,9% eram negros. Em seu famoso e histórico discurso, Martin Luther King diz: “Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo d seu caráter”, infelizmente, esse sonho ainda está distante de se tornar realidade.

Assim sendo, o racismo no Brasil é uma questão de repercussão do governo visto que as taxas de empregos para negros deveriam ser bem maiores já que a demanda não atende a necessidade atual. Dessa forma, teríamos um número menor de negros no mundo do crime por falta de opção e oportunidades na sociedade.

Compartilhar

5 Correções

  1. Se a redação for modelo Enem, fazer o uso de primeira pessoa não é o ideal e você fez por vários momentos, já vi redações Enem que os corretores até perdoaram um desvio para a primeira pessoa, mas vários acaba sendo fator para tirar pontos.
    Na conclusão citar o governo é algo muito amplo, é sempre bom especificar mais, nesse caso você poderia ter utilizado a Secretária Do Trabalho, faltou melhor desenvolver alguns critérios para a conclusão, ação, agente, modo e efeito.

    • 0
  2. “Por isso, Temos total conhecimento…”, eu substituiria esse paragrafo por:
    Tendo conhecimento das dificuldades enfrentadas por negros no mercado de trabalho, na área acadêmica, e até mesmo no convívio social, vendo as dificuldades que os mesmos enfrentam, as vezes, ridicularizados e colocados a margem da sociedade, sendo levados a patamares diferentes de sobrevivência e conduzidos por caminhos, muitas vezes, cruéis e trágicos, colocando em perigo suas vidas e as de muitos. A maior parte da população e representantes da moral e ética, ignoram e continuam suas vidas como se o racismo não fosse algo sério.

    Eu tiraria o “por conseguinte” e começaria com: Dados do atlas…
    Obs.: amei a citação do Martin, caiu super bem.

    A conclusão está um pouco vazia, eu acredito que precisa ter um objetivo mais claro, com palavras objetivas, respondendo as perguntas a seguir:
    o que é preciso pra realizar o sonho de martin?
    o que o governo pode fazer?
    o que a população pode fazer?

    eu não sei bem, mas sei que você vai encontrar algo objetivo e eficaz. lembre-se use palavras diretas e com um tom penetrante e efetivo. Pois é aqui que vai, deixar o objetivo da sua redação, seu argumento, claro.

    • 0
  3. Bom dia, boa tarde, boa noite!
    Bem, se esse é o modelo de redação para prestar o Enem, fique atenta com alguns erros.

    Primeiro parágrafo – Ficou um pouco confuso, pois você utiliza um assunto na era imperial para o atual, mas não explicou o desenvolvimento disso.

    Segundo parágrafo- Em um texto de redação, não começa o parágrafo com “Por isso”, essa palavra na redação fica informal, o que deixa mais confuso.

    Você tem ideias boas mas utiliza elas em momento errado e explica ou deixa claro sobre cada uma delas.

    No último parágrafo – O último parágrafo soou como desenvolvimento do que conclusão. Poderia ter usado no parágrafo acima ou no segundo.

    • 0
  4. O primeiro parágrafo do seu texto ficou um pouco confuso, há erros de concordância e pontuação, você separou os parágrafos mas as palavras usadas fizeram parecer que estava falando uma coisa só, isso não ficou legal.
    [Por isso, ..] não se começa um novo parágrafo com essa palavra, novamente falando dá um ar de continuidade a sua redação, deixaria o corretor confuso.
    Como o racismo é um tema conhecido e recorrente há várias ideias por onde começar a falar, mas você optou por um abordagem onde fala de muitas das faces do racismo mas não explica corretamente nenhuma.
    seus dados estão bons, apenas usados nos momentos errados.
    Sugiro que você assista uma aula sobre conectivos, pode te ajudar, e quando estiver fazendo sua redação, faça um modelo antes, falando sobre que quer colocar no seu texto e organize isso para não usar ideias demais e acabar saturado de ideias e faltando ações.

    • 0
  5. Casos seja modelo ENEM sua conclusão esta incompleta

    “o racismo no Brasil é uma questão de repercussão do governo visto que as taxas de empregos para negros deveriam ser bem maiores já que a demanda não atende a necessidade atual.”
    ✔Acho que isso tu deveria ter usado no Desenvolvimento.

    “Dessa forma, teríamos um número menor de negros no mundo do crime por falta de opção e oportunidades na sociedade.”
    ✔E o RACISMO que é o título do texto, ia continuar ?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.