No seriado “todo mundo odeia o Chris” é retratada a vida de um jovem negro periférico dos anos 70 que precisa lidar com situações diversas de racismo em uma sociedade factualmente preconceituosa, fora das telas está é uma realidade no Brasil.
Desde 1500 com a chegada dos portugueses o país vem traçando sua história em cima de lagrimas e sangue de pessoas negras. Atualmente vemos o reflexo desse racismo destilado ao longo dos anos, dados do IBGE mostram que as pessoas negras ainda são minorias nas universidades e em cargos de nível hierárquico alto, reforçando assim a idéia de desigualdade e racismo estrutural.
Entretanto este problema está longe de acabar, a constituição brasileira tem leis que fazem a prática do racismo um crime inafiançável, mas não é o suficiente para erradicar o ato. O preconceito da sociedade faz com que a cor da pele de um indivíduo seja um precursor das suas realizações.
Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. É preciso que o Mec em parcerias com as escolas das redes públicas e privadas desenvolvam palestras acerca do problema para serem ministradas por psicólogos nas instituições de ensino, fazendo com que desde cedo nossos jovens se concientizem. É necessário também elaborar novas leis de cota para aumentar o número de jovens negros nas universidades fazendo com que eles tenham uma educação de qualidade e oportunidades para melhorar a qualidade de vida.
Obs: essa redação tem base em uma que fiz anteriormente com o mesmo tema, porém dessa vez utilizei os feedbacks que tive para tentar melhorar.
Se puderem fazer uma leitura da anterior e dessa e me dizerem o que eu consegui melhorar e o que ainda preciso iria ficar muito grata.
Se possível corrijam usando as competências do enem
Nayare
Olá! Tudo certo? Li sua última redação e essa também – como você solicitou em suas observações – e você melhorou muito. Primeiramente peço licença para comentar sua redação e espero que os comentários que aqui forem feitos possam ser úteis para seu aprendizado.
1° parágrafo: foi muito interessante você ter citado uma série que faz jus ao problema que presenciamos hoje em dia. Uma dica para enriquecer sua dissertação, é informar em que ano foi lançada e por quem foi produzida. Se preferir, pode usar um episódio específico onde o problema apresentado aparece explicitamente, assim o leitor terá plena convicção de que você assistiu e enxergou os problemas na série. Você pode, também, citar onde ocorreu o cenário da série e como a época em que se passa influencia na problemática em questão.
2° parágrafo: gostei muito da forma como você trouxe o motivo do racismo ser um problema histórico e estrutural. Atente-se ao trazer informações como dados do IBGE. Que dados são esses? Quando foram lançados? Onde você encontrou eles (sites, livros, revistas…)? Procure especificar informações desse tipo com números e fontes sólidas e bem explicadas; dessa forma, o leitor entende que você tem total domínio sobre o assunto e que se embasou em dados confiáveis e seguros.
3° parágrafo: cuide com o uso de palavras muito rebuscadas que podem ficar soltas no textos. Sua redação vem seguindo um padrão da norma culta mas com uma linguagem simples – o que não é problema algum – mas a utilização da palavra “inafiançável” quebrou essa linguagem; se você utilizar palavras mais rebuscadas, use-as desde o começo, assim o leitor acostuma-se com a sua escrita.
4° parágrafo: você trouxe uma boa proposta de intervenção, mas tome cuidado com o uso de siglas para referir-se a algo ou instiuições: se for utilizá-las, explique o que significa. (Por mais óbvio que possa parecer). Tente sair do óbvio para resolução da problemática apresentada, use sua imaginação e criatividade para apresentar suas propostas. Uma dica: imagine que você é a presidente da nação; o que você faria para contribuir na resolução desse problema? Claro que, descarte um mundo utópico ou muito fantástico, mas dentro da realidade até então presenciada, o que poderia ser feito?
No mais, você acatou MUITO bem as correções e sugestões da sua última redação e vejo que você tem um enorme potencial; meus sinceros parabéns :)
Mantenha o foco, boa sorte e bons estudos!
Se cuida e até a próxima.
Priscila122
No 1o parágrafo, depois de preconceituosa, é bom colocar um ponto. (Porque nunca se pode fazer um parágrafo com apenas 1 período, entendeu?)
Desde 1500, com a chegada dos portugueses,o país… (entre vírgulas)
ALTO nível hierárquico. Depois de hierárquico, vc poderia colocar um ponto final. E começar com: Dessa maneira. (Os corretores do enem adoram uma conjunção)
Gostei da proposta de intervenção :)
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Esta simples, concisa e clara. Eu achei ótima, mas como você busca uma correção modelo Enem, vou fazer por competência.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
160 pontos : Sua concordância esta muito boa em geral, mas aconselho que leia em voz alta para revisar alguns pontos.
Quanto a ortografia possui dois erros: “ idéia” não possui acento e por falta de atenção errou “concientizem” o correto é conscientizem.
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
200 pontos- Sua argumentação é consistente e tem um repertorio sociocultural produtivo.
(Mas acredito que falta um pouco de informação técnica, isso ajudaria muito).
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
160 pontos- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema bem organizados em defesa do ponto de vista.
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
160 pontos – Faltou só um pouco de diversificação de recursos coesivos
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos
200 pontos- Esta praticamente perfeita, entretanto eu apoio uma proposta um pouco mais criativa
Nota final:
880
Ps: Lembrando que eu não sou especialista, mas espero ter ajudado.
Adriel Lima
A introdução tá boa.
No Desenvolvimento 1 faltou vc colocar entre parênteses o que é IBGE.
No Desenvolvimento 2 no lugar da palavra “entretanto”, eu trocaria por Ademias. Pq vc tá meio que seguindo o raciocínio do 1 desenvolvimento, não está dando duas ideias contrárias.
No conclusão faltou vc colocar entre parênteses o que é MEC.
O resto está bom, parabéns pelo texto!
juliachericoni6622
———————OMG QUE PERFEITO———————————-
PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELA NOVA REDAÇÃO , ESTÁ PERFEITA , TODAS AS COLOCAÇÕES ESTÃO CORRETAS .
GOSTEI BASTANTE DA INTRODUÇÃO , QUANDO VC JÁ FOI DEFININDO PERFEITAMENTE AS NORMAS DA GRAMÁTICA , TODAS ESTÃO DEFININDO UM SENTIDO ABRANGENTE .
*SEUS T01 E T02 ESTÃO PERFEITOS , O INÍCIO DO 01 , ESTÁ MUITO BOM , QUANDO VC COLOCOU ”ENTRETANTO…” , FICOU ESCLARECEDOR , SUA REDAÇÃO É DIGNA DE NOTA 1000 , SEM PENSAR 2 VEZES ,
————————————–NOTA FINA : 1000 , PARABÉNS PELA REDAÇÃO————————