[Deleted User]
  • 0

Racismo no Brasil

  • 0

Na obra cinematográfica “Luta por Justiça”, o advogado Bryan Stevenson assume um caso em defesa de Walter, um homem negro e pobre, que foi condenado à morte devido a um assassinato, no entanto, as provas comprovam a sua inocência perante ao caso. Assim, no decorrer da trama o advogado encontra vários índices de racismo e encobrimento judicial. Apresentando-se como um retrato social, a tal obra fictícia representou a realidade da sociedade afro-americana. Logo, vale-se abordar sobre as problemáticas referente o racismo e a discriminação social em vigor no Brasil, além das consequências visíveis para as relações nacionais e o desenvolvimento individual e coletivo.

Em primeira análise, deve-se destacar o preconceito existente na sociedade desde o período imperial, no qual foi caracterizado pelo tráfico de africanos para escravização. Em 1888, houve abolição da escravatura prevista na Lei Áurea, mas devido ao longo período de escravidão e a assinatura do decreto sem medidas inclusivas na sociedade o preconceito passou a ser mais enraizado, tendo espaço até os dias atuais. De acordo com Aretha Franklin, defensora dos direitos das mulheres negros “todos exigimos e queremos respeito, negro ou branco. É nosso direito humano básico.”. Sob esse viés, a exclusão social é uma característica estrutural presente no Brasil causando força na discriminação social devido ao racismo.

Ademais, as consequências são significativas para os afrodescendente presente no território brasileiro. Conforme dados do IBGE de 2018 cerca de 9,1% dos negros não são alfabetizados, sendo cinco percentuais a mais do que o número de brancos analfabetos. Isso se dá devido a falta de oportunidade presente e o alto índice de pobreza, gerando a necessidade de trabalhar para sobreviver, acarretando um abandono da escola, que de a partir de dados do IBGE estima-se em 19% de jovens negros. Assim, esse eixo é responsável pela falta espaço do negro no Brasil e o preconceito cultural.

Tendo em vista a problemática referente ao racismo e a discriminação e as consequências dessa obliquidade, portanto, cabe Executivo juntamente com o Ministério dos direitos humanos por meio da aplicação e fiscalização de leis que punam com efetividade e que incluam a comunidadee negra do âmbito social em prol de uma sociedade igualitária e respeitosa, além nem de um futuro inclusivo.

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Gostei muito das alusões, porém eu acho que você deveria argumentar mais e deixar a sua tese mais definida, e a conclusão também tem que ser mais desenvolvida e bem específica perante ao tema, utilizou vários conectivos e isso é bom!
    Está indo bem! Boa sorte!!
    C1-160
    C2-200
    C3-120
    C4-160
    C5-100
    Total= 740!
    (sou só uma estudante também mas tentei ajudar)

    • 0
  2. Estude mais a competência 5, você apresentou apenas o agente, a ação e o meio;
    Compreenda o uso da vírgula, você utilizou a vírgula em lugares que era adequado o uso do ponto final;
    Estude o que é um texto dissertativo-argumentativo e como escreve-lo, por exemplo como elaborar a tese, o desenvolvimento e a conclusão de maneira que atinja nota máxima em todas as competências.

    Competência 1: 120
    Competência 2: 200
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 120

    Nota: 720

    • 0
  3. Olá!
    Sua introdução começou com alusões muito interessantes, mas suas teses não ficaram implícitas no texto, mostrando uma dificuldade de entendimento nos seus parágrafos de desenvolvimento.
    DESENVOLVIMETO: No primeiro paragrafo sua organização dos fatos foi excelente, no entanto, no segundo foi possível perceber uma falta de argumentação para sua segunda tese .Além do mais, como já foi citado acima, a falta de uma tese bem visível prejudica muito sua redação.
    CONCLUSAO: A banca do Enem costuma ser bastante critica em casos de conclusão. E necessários possuir 5 agentes: Ação, o agente, detalhamento, efeito e alguma outra informação para conclusão do assunto.

    Mesmo assim, continue se esforçando que sua redação tem um potencial de chegar ao sonhado 1000. Um conselho leia redações nota mil , cartilha do Enem e melhore muiiito sua gramatica.

    • 0
  4. Olá!
    Sua introdução é muito boa!, mas percebi alguns desvios ao decorrer do texto. Entre eles está: a ausência de concordância nominal na introdução, na parte que você coloca “problemática referente *a* racismo”, percebe-se a falta do artigo “o” junto com o “a”, notei a falta de algumas vírgulas, não há planejamento no seu texto, pois você deixa implícito na introdução que suas redes são as consequências visíveis para as relações sociais e o desenvolvimento social e coletivo, contudo o 1° desenvolvimento só fala da enraização do racismo e o 2° desenvolvimento fala sobre a 1° tese, o 2° desenvolvimento tá muito expositivo e pouco aprofundado em relação ao seu posicionamento, poderia dizer que o baixo número de alfabetizados negros colabora para que essa fatia seja marginalizada, por não ter qualificação profissional no que resultaria na ocupação de empregos informais e no agravamento do ciclo de pobreza, sua conclusão só tem 2 elementos que são: agente e meio.
    Recomendo que você estude a competência 3 e a 5 e leia bastante redações nota mil.
    C1: 160
    C2:200
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 80

    • 0
  5. Ótimas alusões;
    Introdução: Defina mais a sua tese, ou seja, deixe bem explícito as causas ou consequências do assunto que vai falar;
    Desenvolvimentos: Argumente mais e cuidado com a quantidade de dados informacionais;
    Conclusão: Argumente mais, para não parecer que é um modelo pronto.
    Está no caminho certo, Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.