Iniciante

Racismo no Brasil

  • -1

Muito se tem debatido ultimamente sobre a questão do racismo no Brasil, ainda mais vigorante sobre a população negra de diversas classes sociais. Apesar de ser muito falado, tal desprezo não é de atualmente.

Em meados do século XVI, o país foi palco de um dos maiores eventos que o marcaram e o influenciaram até hoje, a escravidão. Sabemos que esse período foi um dos mais cruéis de toda a história e que foi nele que se instaurou a discriminação racial. À medida que os africanos eram trazidos à força, eles eram afastados de suas culturas tendo que se submeterem aos costumes portugueses, ou, aos “brancos”. Essa hostilidade foi impulsionada à partir do fim da escravidão, onde os ex-escravos foram libertos da servidão porém não tinham condição de sobrevivência, alguns recorrendo a continuarem a servirem os senhores, pois teriam “garantia” de moradia e alimentação, e outros ficavam jogado ao leu. No século XIX, o darwinismo social passou a ser pregado, dizendo que existiam características biológicas e sociais que determinariam se uma pessoa é superior à outra e que essa seria a mais apta à sobreviver, pensamento o qual ainda é disseminado e restrito aos negros  e os menos favorecidos economicamente.

Também é válido ressaltar um fator alarmante que essa injustiça causa são os impactos causado na sociedade, em especial nas áreas de trabalho, educação e nas relações sociais. Apesar de tudo isso, essa ideia de que a raça determina a qualidade de vida tem sido desconstruída, pois temos visto inúmeros protestos contra a injúria racial e também negros que têm quebrado esse antigo tabu e ascendido na socialmente, como o geografo Milton Santos, o jogador Pelé, a cantora Elza Soares, dentro outros.

Por fim, é necessário uma mudança de comportamento e de pensamento para combater esse preconceito não só com os negros, mas com as mais diversas etnias que constituem nosso país, tornando discussões  sobre o tema mais visíveis mobilizando as pessoas contra o racismo.

Compartilhar

5 Correções

  1. olá, penso que o fato histórico na sua redação deixou claro que é pessoa bem informada, no entanto não compreendi exatamente oque você quis defender em sua redação, você ter usado a frase ”ainda mais vigorante sobre a população negra de diversas classes sociais. Apesar de ser muito falado, tal desprezo não é de atualmente.” frase que poderia ter aberto um leque de argumentos em seu texto. o assunto é amplo e você deixou apenas ele global sem levar para um tema que no caso foi o desenvolvimento passar apenas sobre o passado, mas você está no caminho, adorei o tema e o seu conhecimento!

    • 1
  2. ola
    não sei com que inteção você escreveu esse texto se foi buscando um texto dissertativo o qual se foca no contexto da situação na minha opinião esta otimo , porem se foi busca um texto dissertativo-argumentativo que nem no caso da redação do enem eu senti falta da parte argumentativa , ou seja sua opinião você mostrou os fatos mas não deu sua opinião ou seja você nao expresou o seu ponto de vistra
    P.S: eu achei bem legal você usar um fato historico :)

    • 1
  3. 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👉👍👉👍

    • 0
  4. Olá! Vou falar por partes da redação. INTRODUÇÃO: achei a introdução pequena acho que você poderia ter utilizado um repertório sociocultural (filme,livro,série, citação filosófica, etc. ) já que esse repertório faz parte de uma das competências do Enem. Achei também que você poderia ter deixado seus dois argumentos(que seria desenvolvidos ao longo do texto) mais explícitos na introdução.DESENVOLVIMENTO 1; achei ótimo você ter usado uma alusão histórica( já que faz parte de uma das competências do Enem) mas acho que você deveria ter exposto a sua opinião e também acho que havia informação demais o que acabou deixando a leitura um pouco cansativa. DESENVOLVIMENTO 2: achei muito bom o seu desenvolvimento, pois você deixou explícita a sua opinião, e a citação sobre esses famosos também vale como repertório sociocultural, além da leitura não ter ficado cansativa. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: a proposta de intervenção deve ter os 5 elementos básicos. 1 QUEM VAI EXECUTAR A AÇÃO? 2 COMO VAI EXECUTAR? 3 POR MEIO/MODO DE QUE VAI EXECUTAR?4 A FIM DE QUE VAI EXECUTAR? 5 DETALHAMENTO DO MODO/MEIO. Também no final da proposta deve haver a retomada do repertório sociocultural que deve ser utilizado na introdução, assim concluindo a sua redação. E na sua proposta não teve todos os elementos básicos. BEIJOS, CONTINUE PRATICANDO

    • 0
  5. Olá, boa noite!
    Achei a sua redação, muito rica em informações, isso mostra que você é um bom leitor, entretanto muita informação em um único texto, cansa o corretor ou quem for ler e achei a conclusão um pouco pequena.
    Muita informação no desenvolvimento, pode causar uma impressão de que você estava perdido, mas sei que você não estava, achei que deveria ter equilíbrio na quantidade de informação. E se você estivesse fazendo o Enem, achei que sua conclusão foi um pouco pequena, a solução poderia ser um pouco mais abrangente, e o meio pelo qual a solução seria resolvida poderia ser mais revolucionária e maior.
    Gostei muito das citações e dados.
    Achei a redação muito rica, parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.