Deem nota de acordo com as competências do Enem, e se possível, onde melhorar.
Ao longo do processo de formação da sociedade, pessoas com determinados fatores étnicos poderiam ser vistas como superiores a outras. O período colonial brasileiro durante os séculos XVI e XIX, foi marcado com essa segregação social e racista entre os colonizadores portugueses e os escravizados da África. E ainda hoje é visto essa situação, cabendo uma análise dessa conjuntura e suas consequências.
Inicialmente, é relevante abordar que após a Lei Áurea, assinada em 1888, não houve tentativas de inclusão de ex escravos na sociedade por parte do Estado. O que causa, até hoje, uma discrepância de oportunidades e uma desigualdade social como a pobreza. De acordo com o IBGE, 3 em 4 pessoas em situação de baixa renda são pretas, tornando-se essencial a discussão do tema.
Nesse contexto, percebe-se também o racismo estrutural presente na contemporaneidade. Menos perceptível, são práticas, hábitos e situações introduzidas na cultura que promove a segregação racial e impossibilitam o progresso e indiretamente reforçam estereótipos e banalizam o racismo. Esse cenário desafiador demanda a adoção de medidas eficientes a fim de garantir uma melhoria social.
Em síntese, constata-se a relevância do assunto e a carência de mudanças. Para que isso ocorra é fundamental que o Governo se disponha de mais cotas em universidades para pretos, e incentive empresas a adotarem o mesmo conceito por meio de parcerias público-privadas, objetivando a ampliação e a normalização de pretos na sociedade. Ademais, cabe ao Estado, ainda, promover por meio de palestras inclusão de debates sobre o racismo estrutural, principalmente em escolas, na área de ciências humanas. Como consequência, o bem estar social, progresso e menos racismo.
Ana--
Competência 1: 140/ 70%
Mostrou-se bom domínio da norma culta da língua portuguesa, com poucos desvios em relação a vírgulas e boa acentuação.
Competência 2: 160/ 80%
Demonstrou-se conhecimento sobre várias áreas do conhecimento, com desenvolvimento do texto de forma previsível e bom domínio sobre o texto argumentativo.
Competência 3: 160/ 80%
O texto apresenta exposição de um ponto de vista de forma consistente e moderadamente organizada.
Competência 4: 200/ 100%
Observa-se um repertório bem diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: 160/ 80%
A conclusão apresenta boa proposta de intervenção.
Comentários
A introdução está bem articulada. Nos parágrafos de desenvolvimento você poderia ter colocado informações menos previsíveis, em vez de somente relacionar o racismo da atualidade com o da época da escravidão. Já na conclusão suas propostas de intervenção foram boas mas deveria ter desenvolvido mais o final do parágrafo. Em relação a escrita você utilizou bem os conectivos e isso fez seu texto fluir muito bem, só precisa ter um pouco mais de atenção nos erros de gramática.
MayaradaSilva
Olá 🙋
Parágrafo 01
Linha 04: ausência de vírgula após “brasileiro”
Linha 07: ficou meio confuso e informal,tente mudar para algo como ” Ainda é possível ver tal situação…”
Boa introdução,apesar dos erros.
Parágrafo 03
Linha 03: deveria ser “AS práticas,OS hábitos e AS situações…”
Linha 04: ausência de vírgula após “cultura”
Ainda na msm linha,não é promove e sim PROMOVEM
Linha 08: ausência de vírgula após “eficiente”
Desenvolvimento muito bom, argumentações bastante sólidas,porém poderia dar um maior detalhamento no parágrafo 03
Parágrafo 04
Linha 02: ausência de vírgula após “ocorra”
Linha 03: eliminar “se” e “de”
Linha 08: eliminar vírgula após “ainda”
Linha 09: A inclusão
Poderia melhorar a ideia final de consequência
Nota: 720
Estudar: vírgula ( urgentemente) e artigos