Racismo na sociedade brasileira

  • 0

Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “memórias póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a questão do racismo, essa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, a problemática persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.
Em primeira análise, as leis que regem a constituição brasileira a respeito do racismo, configuram uma pena desproporcional aos efeitos causados pela violação da integridade moral da vítima. Além de que, com o baixo rigor da legislação o aumento de crimes sobre intolerância racial vem crescendo à medida que passam os anos.
Ademais, o pensamento de superioridade sobre pessoas de pele escura, segundo Martin Luther King, é devido a sociedade que as rodeia, o que seria uma forma de pensar imposta há diversos séculos pelos povos antigos e que perdura até hoje sobre a naturalização de uma pessoa negra à escravidão.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o ministério da justiça, considere a intensidade da violação a integridade moral cometidas contra pessoas negras, afim de aumentar a penalidade dos infratores, melhorando assim o rigor das leis de crimes racistas. Além de que, o ministério da educação deve implementar campanhas em escolas sobre o pensamento da sociedade em relação as pessoas de pele escura, a fim de desnaturalizar as idéias sobre cor da pele e escravidão.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Karina!
    Vamos aos pontos positivos:
    Há um bom domínio das normas da linguagem formal.
    Conseguiu relacionar um evento. neste caso à obra “memorias póstumas”. O que faz o leitor ter uma ideia de que o autor tem dominância sobre o assunto.
    Boa conclusão, pois conseguiu trazer uma solução viável e possível de ser posta em prática.
    Pontos negativos:
    Precisa melhorar o desenvolvimento trazendo mais informação: causas, exemplos cotidianos explícitos. No caso do racismo há a agressão, homicídios e etc.
    É preciso falar mais sobre a sociedade brasileira. Apesar de citar grandes lideres que lideram o movimento contra o racismo. O leitor sente falta de ouvir sobre o tema principal. como a sociedade brasileira convive com o racismo.
    Há desacordo entre gêneros de algumas palavras e frases.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  2. Olá!
    “Com isso, a problemática persiste intrinsecamente ligado à realidade do país”
    Nesse trecho, o termo “ligado” remete a palavra “problemática” que é feminina.
    Então deveria ser “ligada à realidade do país”.
    Cuidado com a repetição de palavras, tente usar sinônimos, pronomes etc.
    Sua redação está muito boa, grandes chances de tirar 1000.

    • 1
  3. Oiê, Karina. Tudo bom?
    Introdução: parágrafo bem estruturado que consegue responder as suas principais funções. Todavia, ao menos pra mim, sua contextualização me pareceu um tanto crítica ao dizer/insinuar que a reprodução humana, num país racista como o nosso, deveria ser evitada (sei que pode não ter sido necessariamente essa sua posição, porém seu texto permite essa interpretação e, por isso, achei ele um pouco perigoso).
    Desenvolvimento: assim como a introdução, cumpre seus objetivos. Tomaria cuidado somente com a extensão e divisão dessa parte da redação.
    Conclusão: apresenta boa proposta de intervenção, duas, na realidade. Porém, atenção à ortografia, o “afim”, por exemplo, naquele sentido do texto, é separado.
    Boa sorte e até mais ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.