Racismo na Sociedade Brasileira

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Na obra “Espumas Flutuantes”, do poeta brasileiro Castro Alves, o autor relata sobre as injustiças e a objetificação dos negros da época. Da mesma forma, mesmo após tantos anos o Brasil ainda apresenta características racistas e desiguais. Os negros são tratados com diferença, assim como, pertencem aos grupos minoritários brasileiros. Não apenas, as causas destes problemas estão ligados intrinsecamente a desigualdade social e a imagem do negro na sociedade.

Em primeira análise, cabe-se ressaltar que o racismo está ligado as estruturas da sociedade brasileira, da mesma forma que, é intensificado pela desigualdade social deixada no cenário pós-escravidão. A respeito disso, pode-se tomar como base as favelas dos grandes estados do Brasil. Que foram criados a partir da única opção de espaço sem habitação humana, bem como, a partir da necessidade de sobrevivência longe dos centros urbanos.

Além disso, outro fator que corrobora para a continuação do racismo estrutural no Brasil, é a imagem negativa e marginalizada do negro socialmente. A mídia associa e atribui aos negros como pessoas de baixa classe social e inferioridade, desde a variantes linguísticas, até a profissões de baixa renda. No filme “Tropa de Elite” por exemplo, os policiais que enfrentam o tráfico nas comunidades acabam matando a tiros, um adolescente que estava voltando da faculdade de noite, pois o mesmo se encaixava nos preceitos de alguém “perigoso”. Fora da ficção, esses julgamentos também acontecem, sempre associando a negros características pejorativas.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, é dever da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), juntamente ao Ministério da Educação, proporcionar o ensino de qualidade nas escolas, tanto periféricas, quanto centrais, a fim de balancear a desigualdade social. Não apenas, apostar na formação pedagógica dos professores para o enfrentamento do racismo, e ensinar sobre a igualdade racial.

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3 Correções

  1. Uma coisa que reparei no seu texto e que serve até como uma dica. Quando for mencionar empresa / ministerio/ secretaria , você não precisa colocar nome e depois as iniciais. Logo, coloque o nome todo simplesmente ” Secretaria de Políticas de Igualdade Social”. Acredito que se somente colocar as iniciais, a banca não entenderá. Então, somente o nome está otimo!

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  2. Olá Amanda22!
    INTRODUÇÃO
    “O autor retrata”, não é necessário, pois antes já foi dito “poeta”, então prefira usar o sujeito oculto.
    Além disso, sua alusão foi muito bem usada e ao meu ver a introdução tem todos os elementos necessários.
    DESENVOLVIMENTO 1
    Foi utilizado dois conectivos “em primeira análise” e “cabe-se ressaltar”, aqui é preferível usar só um.
    DESENVOLVIMENTO 2
    A alusão também foi muito bem usada e não me falta nenhum elemento.
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    A proposta de intervenção deve conter 5 elementos:
    1-agente social (seprir +mec )
    2-ação (ensino de qualidade nas escolas )
    3-Meio (ausente)
    4- detalhamentorno da ação (a fim ….)
    5- finalidade (ausente)
    A sua ação achei um elemento vago, daria para pensar em outra coisa, como palestras ou até mesmo o que colocou no final da conclusão “formação pedagógica dos profissionais”.
    Estudando um pouco sobre a proposta de intervenção, creio que sua nota será ótima. Boa sorte!!!

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  3. Bom dia Amanda!
    Eu gostei de sua redação, porém acho que poderia melhorar algumas coisas
    – A introdução poderia diminuir uma frase (CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO) deixa pra se aprofundar mais no desenvolvimento
    – Repetiu o artigo ”a” 3 vezes na introdução
    – 1 Desenvolvimento ta bom, mas porque o racismo está ligado a estrutura brasileira?
    – Repetiu o artigo ”a” 3 vezes no 1 Desenvolvimento
    – 2 Desenvolvimento está lindo, porém repetiu o artigo ”a” 6 vezes
    – A conclusão ficou meio inconsistente porque a maioria dos vestibulares pedem 2 proposta de intervenção você deu 2 agentes e 1 proposta de intervenção e ainda o fechamento não retomou a tese
    COMPETÊNCIA 1: 120(repetição de artigo)
    COMPETÊNCIA 2: 200
    COMPETÊNCIA 3: 160(achei aquela parte do 1 desenvolvimento meio aberta)
    COMPETÊNCIA 4: 200
    COMPETÊNCIA 5: 80
    NOTA: 760

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