Racismo Estrutural no Brasil. (se possível, me deem uma noção de nota).

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Ao contrário do que se pensa,que discriminação racial,julgamentos e desmerecimentos causados por outras etnias teve fim,a situação anda retrógrada.O racismo estrutural tende a ser difícil a percepção,mas é notável a diferenciação julgada pela sua cor.Um exemplo disso é a implementação de cota nas faculdades.Antes dela,o número de negros que tinham acesso ao ensino superior era ínfimo,devido a baixa qualidade de ensino das escolas públicas presentes nas periferias e a falta de auxílio das autoridades.Além de que,no ano de 2019,os homicídios ocorridos no Brasil,75% das vitimas foram negros,residentes de comunidades que foram julgados por sua cor.O racismo estrutural no Brasil está presente no dia a dia e deve ser rompido,pelo respeito a todas as raças e união pública.

Vítimas recorrentes a ignorância humana levada pela ideia de que todos os negros são marginais crescem a cada dia. Como exemplo temos Marcos Vínicius,morador de uma comunidade do Rio de Janeiro a caminho da escola,foi morto numa operação policial,que pressentiram que ao invés de seus materiais,estaria armado? era criminoso? Marcos era uma criança de 14 anos que estava em busca de um futuro, por mais que suas chances fossem mínimas,já que a autoridade julga e não auxilia. O pré julgamento, preconceito e racismo levam pessoas a perderem suas vidas injustamente, a famílias tristes e parte da população da mesma etnia a viverem com medo. Sonhos destruídos, famílias desamparadas, sociedade desigualitária.

Conclui-se,portanto,que o racismo tende a tirar vidas inocentes,e a população usa seus argumentos contra,através do racismo estrutural.Em primeiro caso,seria prudente o Ministério da Segurança dar mais preparo aos seus funcionários,para que além do combate estejam prontos para conspirar empatia.E também,o Governo pode oferecer palestras,encontros educacionais para crianças e adultos que estão com medo de sair de dentro de sua casa,com auxílio de terapeutas e influentes didáticos.As ações já executadas não podem ser mudadas,mas é possível alterar o presente para que o futuro seja diferente.

 

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5 Correções

  1. Oi Duda, tudo joia? Espero que sim, rs. Excelente escolha de tema, adorei! Visto que a o racismo é um tema atual e de suma importância para os alunos e profissionais da área da educação e ciências sócias debaterem, todavia uma temática obscura e controvertida…
    Muito bem, vamos ao que importa
    Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 140
    Sua escrita é muito boa. (*Atentar ao uso de conectivos chaves no começo de todos os parágrafos. EX: Ao se abordar o tema tal…, Ao se falar acerca… A Constituição Federal do Brasil…, No que diz respeito…, A história brasileira é marcada por… No Brasil… (Todos podem ser usados na INTRODUÇÃO). (CONECTIVOS DO DESENVOLVIMENTO) : [Em primeiro lugar, primeiramente, a priori , de acordo com, nesse sentido, nesse contexto, cumpre ainda destacar]. (CONECTIVOS DA CONCLUSÃO) : [perante todos os argumentos citados, Diante dos argumentos supramencionados, Conforme todos os apontamentos acerca do tema, em paralelo a isso tudo…] CUIDADO COM A REDUNDÂNCIA, EVITE USAR NA CONCLUSÃO, PALAVRAS QUE DENOTAM A IDEIA DE TERMINAR O TEXTODISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DE “CARA”, EX: FINALMENTE, CONCLUÍ-SE ASSIM, POR FIM… VAI POR MIM EXAMINADORES ODEIAM ISSO, POIS É OBVÍO, rsrs
    (*Atentar também ao uso das vírgulas, você possue potencial para ser impecável em suas elaborações de redações*).
    Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 140(*Você precisa demonstrar em qual ARGUMENTO DE AUTORIDADE abordou a temática, por exemplo A HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL,
    FILOSOFIA, DADOS DE PESQUISAS, CITAÇÕES QUE POSSUEM COERÊNCIA COM O TEMA E ATÉ ALUSÃO DE PESSOAS, DESDE QUE NÃO SEJA PESSOAL, recomendo usar a Constituição Federal de 1988, de longe uma das melhores formas de argumentos de autoridade para se usar em um texto dissertativo-argumentativo*)
    Mesmo adotando a CF de 88, deve-se elaborar argumentos fortes, regados de diversas áreas do conhecimento, que enriquecerão e agregarão valor a sua tese.
    Competência III (selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 150
    Idéias bem organizadas, deixando bem nítido o “seu” ponto de vista para o leitor. (CUIDADO! SUA INTRODUÇÃO NÃO POSSUEM OS DADOS NECESSÁRIOS PARA COMEÇAR UMA REDAÇÃO, PARECE QUE JÁ COMEÇOU PELO DESENVOLVIMENTO… NÃO TENHA PRESSA EM DEMONSTRAR COM CLAREZA O que se pretende levar para o leitor!? Esse é o momento em que irá escolher a melhor estratégia que será usada , lembre-se que, a introdução é tão importante quanto o resto do texto , pois nela consistirão de forma resumida os seus posicionamentos em que irá abordar o texto, qual será a estratégia que abordará? Serão dois argumentos, ponto negativos e positivos ou causa e consequência? Lembre-se, o DESENVOLVIMENTO E A CONCLUSÃO da sua redação é baseado em sua estratégia que utilizara na INTRODUÇÃO, sejam eles dois argumentos, pontos negativos e positivos ou causa e consequência, entre outros.
    Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação): 140
    Você aparentou ter domínio mediano no que diz respeito ao assunto abordado RACISMO. A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas). Cuidado com citações de nomes, lembre-se que o uso dessa técnica deverá abranger muito além de casos específicos de fulano ou ciclano, mas sim todo um contexto reduzido, porém não tão pessoal, se for citar pessoas prefira usar como argumentos de autoridade, EX: (Advogada e Socióloga X, da Instituição X, diz que para tais enfrentamentos precisa de X elaboração dos mecanismos para a resolução de tal problema…) . Todavia, você não citou os dois problemas na introdução ( EX: DESIGUALDADE RACIAL E CULTURA RACISTA NO BRASIL) deve-se revolve–los nos dois parágrafos argumentativos( no DESENVOLVIMENTO) . Sua estrutura textual está embasada, ao meu ver, mas pode melhorar.
    Competência V (elaborar proposta de intervenção para o problema): 100
    Sua proposta de intervenção está muito superficial, (*poderia aprofundar em citar criações de políticas públicas e mecanismos de enfrentamento para a resolução do problema, embora o último trecho esteja diversificado, faltou o detalhamento sobre o órgão responsável para realizar diretamente as intervenções, a saber o Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma vez que segundo as normas de Direito Administrativo, aquele exerce uma posição hierárquica inferior a orgãos de cúpula do Governo (Entes Políticos da Administração Direta) , a saber, a União. Portanto, muito cuidado ao citar órgãos da Administração Pública sem os conhecê-los*)
    Nota:
    Sua introdução, a falta de um parágrafo de desenvolvolvimento, proposta de intervenção e pequenos erros de pontuação e conectivos tiraram alguns pontos da redação, mas creio que você tem potencial para superar este empecilho. Boa sorte. ❤ (Ah! Já ia me esquecendo, dê uma olhada na redação que elaborei sobre o tema racismo, se quiser corrigi-la, ficarei honrado). 💋
    Avante! Nunca desista, espero ter ajudado!

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  2. Senti falta de conectivos ao decorrer do texto, eles cairiam muito bem na sua redação e uniria as suas idéias ainda mais. Referente a conclusão, se for seguida pelo modelo Enem, faltou uma explicação mais detalhada de como a sua proposta de intervenção vai amenizar o problema abordado.
    Sua introdução, a falta de um parágrafo de desenvolvolvimento, proposta de intervenção e pequenos erros de pontuação e conectivos tiraram alguns pontos da redação, mas creio que você tem potencial para superar este empecilho.

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  3. Ola, boa tarde!
    Muito boa a sua redação e o tema abordado.
    Senti falta de conectivos ao decorrer do texto, eles cairiam muito bem na sua redação e uniria as suas idéias ainda mais. Referente a conclusão, se for seguida pelo modelo Enem, faltou uma explicação mais detalhada de como a sua proposta de intervenção vai amenizar o problema abordado.
    Espero ter ajudado em alguma coisa, bons estudos!

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  4. Oi. Tudo bem?
    Pois bem, vamos lá…

    A tua introdução conseguiu abordar o tema e expor uma tese. Entretanto, existe erros de coerência e coesão que precisam ser concertados.
    Outra coisa: você utilizou uma estatística que era poderia ser usada como argumento, que é: ” Um exemplo disso é a implementação de cota nas faculdades.Antes dela,o número de negros que tinham acesso ao ensino superior era ínfimo,devido a baixa qualidade de ensino das escolas públicas presentes nas periferias e a falta de auxílio das autoridades.Além de que,no ano de 2019,os homicídios ocorridos no Brasil,75% das vitimas foram negros,residentes de comunidades que foram julgados por sua cor.”.
    Tente evitar esse tipo de informação no inicio. Use dados estatísticos no desenvolvimento.

    No teu texto só tem um parágrafo de argumento. Isso é um problema, já que quase um padrão utilizar de dois ou mais parágrafos de desenvolvimento na redação.
    Você poderia ter usado a estatística da introdução para criar um argumento.
    Outro detalhe visto é que existe um sentimentalismo explicito em teu argumento. Evite isso. Seja mais técnica possível, expondo os problemas sociais e violações dos direitos humanos. Um bom exemplo a ser seguido são as reportagens, já que elas são técnicas e denunciantes, mas não fazem uso da emotividade.

    Tua conclusão também segue do mesmo problema de sentimentalismo. Acho que você poderia ter desenvolvido melhor a ação dos agentes, e expor a finalidade, que ficou um pouco implícita.

    Eu não tenho uma noção ideal de como é desenvolvida a nota, mas para mim, por conta desses erros que eu citei, tua nota seria por volta dos 600. Não é muito empolgante, mas eu tenho que ser sincero com você.
    Com um pouco mais de prática você conseguira montar um texto mais elaborado.

    É isso. Espero ter te ajudado. Desculpe qualquer coisa. Bons estudos. : )

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  5. Boa tarde!!
    Vou apresentar alguns pontos para que você possa melhorar.
    1-SEGUNDO PARÁGRAFO
    *Tenta colocar algum conectivo no início;
    *Tenta resumir um pouco mais o final desse parágrafo, detalhar é ótimo, mas se você sintetizasse essa parte,teria mais espaço para expor novas ideias e informações.
    2-TERCEIRO PARÁGRAFO
    *Eu tiraria o “conclui-se”, porque você já está na conclusão, tenta substituir por um sinônimo;
    *Que tipo de preparo o Ministério deve dar?Que funcionários?Explique melhor.
    O.B.S: Se você fez a redação de acordo com os moldes do Enem, ficaria melhor que fizesse quatro parágrafos ao contrário de três.Dessa forma,colocando dois argumentos, um em cada parágrafo de desenvolvimento, o que dá espaço para mais ideias.Para continuar respeitando o limite de linhas, com a adição de mais um parágrafo, tente sintetizar algumas ideias da introdução e do segundo parágrafo.
    Espero ter ajudado,obrigada!!

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