Racismo estrutural no Brasil

  • 2

Boa noite gente, tudo bem? por favor, se puderem deem nota com base nas competências do Enem. Desde já agradeço pela leitura e correção

O artigo 1º da declaração universal dos direitos humanos prevê que, “Todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o problema de racismo estrutural no Brasil. Esse problema traz consequências como o adoecimento da saúde mental e um aumento nos índices de violência contra pessoas negras no país.

Sob esse viés, destaca – se o adoecimento da saúde mental gerado pelo racismo estrutural, uma vez que o racismo afeta a auto estima e a confiança de mulheres e homens negros desde a infância. Segundo o Ministério da saúde em conjunto com a universidade de Brasília, (Unb), em 2016, a cada 10 suicídios em adolescentes e jovens, seis ocorreram em negros. Logo, é evidente como a problemática de racismo estrutural no Brasil pode afetar bastante a saúde mental.

Ademais, o índice de violência no país causado pelo racismo teve um aumento de 11,5% em uma década, de acordo com o Atlas da violência 2020. Certamente este é um índice bastante preocupante. Pessoas serem vítimas de violência simplesmente por causa da cor de sua pele é um absurdo. Diante desse cenário é válido lembrar da fala do politico e ativista estadunidense Martin Luther King,  “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pela sua personalidade. Não pela cor da sua pele.”

Portanto, o Racismo estrutural no Brasil precisa ser combatido. Para isso, faz – se necessário que o Governo Federal crie campanhas contra o racismo por intermédio da mídia afim de informar as pessoas das consequências do racismo estrutural. Além disso, também deve – se fortalecer as leis contra a discriminação racial. Assim, dessa forma, se consolidará uma sociedade mais segura e harmoniosa para todos os cidadãos viverem.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, boa tarde! Sua redação está muito boa, então só vou fazer algumas observações, ok?

    1- Declaração Universal dos Direitos Humanos, com letra maiuscula (linhas 1-2)

    2- No seu D1, ficou um pouco repetitivo você e redundante o seu tópico frasal e fechamento do parágrafo, além de faltar desenvolvimento do seu argumento. Não entendi direito a relação que você quis criar entre racismo, autoestima e suicídio. No seu lugar, eu escolheria um argumento mais claro, como: desigualdade social, herança do período colonial escravagista, inércia estatal, etc.

    3- o seu segundo argumento ficou muito perdido, você não estabeleceu uma relação entre o racismo estrutural e a violência contra negros, apenas a relação do racismo com isso.

    4- Você precisa de pelo menos um repertório para conseguir 200 na C2, mas o ideal é sempre colocar pelo menos 3. Entretanto, nunca use um repertório apenas para “encher línguiça” no texto e sim para contribuir para sua argumentação. Tendo isso em vista, a frase do Martin Luther King ficou jogada no texto.

    5- Apesar do seu último parágrafo contar com os 5 elemento (ação, agente, meio, detalhamento e finalidade) necessários para a C5, sua proposta de intervenção não resolveu os problemas que você mesmo propôs. Tipo, você não colocou falta de conscientização como uma causa do racismo entrutural, então não faz sentido abordá-la aqui. Invés disso, você deveria ter colocado uma proposta de intervenção que melhorasse a saúde mental de pessoas negras ou diminuísse a violência.

    🔶 Nota
    – C1: 180
    – C2: 180
    – C3: 160
    – C4: 160
    – C5: 200
    🔹 Total: 880

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa 🌸

    • 2
  2. oie, vou pontuar algumas coisas que observei por parágrafo.

    Introdução: a introdução tem tudo o que se pede mas seria legal desenvolver um pouquinho mais pra deixa bem completinha.

    D1: Retome a tese inicial no começo do parágrafo, é muito importante para deixar os parágrafos bem completos e interligados.
    seu D1 segue a mesma linha da introdução. Problematize mais, destrinche melhor seu parágrafo. É muito bom também trazer analogias sobre o tema. Nesse caso, como você falou da questão da autoestima e confiança de mulheres e homens negros, poderia associar o assunto a como a internet influencia nisso, por exemplo. Um outro exemplo poderia ser o filme “Felicidade por um Fio”, em que você poderia associar a busca do autoconhecimento de um mulher negra que antes era muito pautada por questões físicas relacionadas a sua cor e como isso se relaciona com o racismo estrutural.

    D2: lembre-se da retomada da tese no começo do paragrafo.
    assim como na introdução e D1, falta problematizar. Traga mais argumentos.

    Conclusão: aqui faltou um detalhamento melhor do ação ou modo, tente exemplificar bem a sua proposta de intervenção.
    O “para vivermos”, caso essa seja uma redação voltada ao modelo Enem, não é indicado. Tente sempre escrever sua redação em terceira pessoa do singular ou plural.

    Por fim , acredito que um estudo melhor do tema, maior problematização e argumentos mais sólidos com certeza te ajudarão a garanti r um ótima nota.

    Espero ter ajudado. Sucesso!!!!

    • 1
  3. Oii, vou pontuar algumas coisas que notei!

    Introdução: Acho que você poderia complementar ou desenvolver melhor o parágrafo, comentando mais sobre o assunto.
    D1: Está dando a mesma ideia da introdução, assim, poderias sitar um repertório, como um filme, sitação, ou algo que tenha domínio que envolva o assunto.
    D2: Está bom, mas é necessário mais argumentos, enfatizando melhor o tema.
    Conclusão: Está bom, mas uma dica é usar o estado em parceria com o minstério x, que crie uma solução para o problema.

    A redação está boa, com um pouquinho mais de dedicação, com certeza chegará a uma boa pontuação. A prática leva a perfeição! Sucesso

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.