Iniciante

Racismo estrutural

  • 4

“Negar e silenciar é confirmar o racismo”, disse o técnico de futebol Roger Machado. Ao longo dos naos, através de aprovações de lei que passaram a penalizar de forma devida as pessoas que cometiam/cometem o racismo, muitos começaram a acreditar que dessa maneira, o racismo não aconteceria mais ou ficasse cada vez mais raro algum caso, um grande equívoco. E esse equívoco levou muitos casos desse tipo de discriminação e preconceito que passaram impunes diante dos olhar judicial, sendo negados e/ou silenciados por quem os vivenciam e presenciam-os diariamente, dando mais oportunidade para a atuação do racismo estrutural, que há muito tem passado despercebido.

Cotidianamente, o racismo estrutural encontra-se velado e escondido em acontecimentos desagradáveis causados por indivíduos que se veem na posição de utilizar um grupo de pessoas por sua cor, raça ou etnia, para realizarem “brincadeiras e/ou piadas”, na tentativa de alcançar o humor – o chamado Humor Negro. Neste ramo humorístico, o racismo já se encontra intitulado quando a palavra ‘negro’ utilizada e vista como algo ruim. São nesses momentos que muitos preferem entender tudo como uma simples brincadeira sem caráter ofensivo -mesmo que este esteja explícito, como acontece-, negando a presença do preconceito e discriminação. Ponto de vista este, analisado apenas por quem faz ou presencia tais situações, não por quem os vivencia.

O racismo “disfarçado” também está presente na utilização de eufemismos utilizados devido aos desconfortos das pessoas ao se referirem à pessoa negra, geralmente que se deve ao estigma social ganhado por essas pessoas ao longo dos anos. Os que sofrem ao notar o desconforto dessas pessoas, mesmo que o entendam como racismo, preferem deixá-lo oculto. Outro ponto que também pode ser analisado, são os centros universitários, onde desde a criação das leis de cotas de que facilitaram o acesso de negros e indígenas à esses meios, o número deste grupo tem se destacado.  Isso dando mais visibilidade à respeito da importância da educação para todos.  Ainda assim ,o racismo  consegue prevalecer quando o número de negros e indígenas é relativamente baixo, se comparado ao de outros grupos de pessoas.

Contudo, com a educação é possível fazer com que a negação do racismo esteja cada vez mais afastada da realidade de um meio social e pode fazer que as pessoas entendam cada vez mais a necessidade de se quebrar o silêncio para que os racistas sejam devidamente punidos. Nas escolas de crianças, principalmente para que os novos cidadãos possam transformar as sociedades futuras em lugares de respeito, tolerância e liberdade.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Stefany Almeida da Silva não sou muito boa em corrigir redação, mas ao meu ver a sua redação está excelente,principalmente na estrutura e na introdução mesmo o texto contendo alguns pequenos erros[nada grave] continue assim que você vai longe a minha nota pra você é 1000 parabéns! Boa sorte no seu exame!

    • 2
  2. Gostei muito da forma como você defende o tema. Parabéns pelos bons argumentos utilizados.
    Existem apenas alguns erros ortográficos que passam despercebidos e em poucos casos senti falta de conectivos ou algo do tipo para ligar uma ideia a outra.
    A proposta de intervenção poderia ser mais clara, seria interessante seguir a ideia do “Quem faz?”, “o que faz?”, “Como faz?” e ” para quê faz?”.
    No mais, seu texto foi muito bem estruturado. Parabéns!!!

    • 2
  3. Competência 1-120
    Competência 2-200
    Competência 3-120
    Competência 4-40
    Competência 5-80
    Nota: 560
    |||||||||||||||||
    ////////////////////////////////////
    “Negar e silenciar é confirmar o racismo”, disse o técnico de futebol Roger Machado. Ao longo dos [1]naos, através de aprovações de lei que passaram a penalizar de forma devida as pessoas que cometiam/cometem o racismo, muitos começaram a acreditar que[2] dessa maneira, o racismo não aconteceria mais ou ficasse cada vez mais raro [3]algum caso, um grande equívoco. E [4]esse equívoco levou [5]muitos casos desse tipo de discriminação e preconceito que passaram impunes diante dos [6]olhar judicial, sendo negados e/ou silenciados por quem os vivenciam e presenciam-os diariamente, dando mais oportunidade para a atuação do racismo estrutural, [7]que há muito tem passado despercebido.
    —————————————————————————-
    [1]=anos
    [2]= vírgula
    [3]= em algum caso ,o que foi um…
    [4]= este * explico isso depois
    [5]= levou a muitos
    [6]= olhares judiciais
    [7]= acho que entendi o que você quis dizer mas n sei se seria bom colocar numa redação do ENEM= elipse da palavra tempo, é isso mesmo?
    —————————————————————————-

    Cotidianamente, o racismo estrutural encontra-se velado e escondido em acontecimentos desagradáveis causados por indivíduos que se veem na posição de utilizar um grupo de pessoas por sua cor, raça ou etnia, para realizarem “brincadeiras e/ou piadas”, na tentativa de alcançar o humor – o chamado Humor Negro. Neste ramo humorístico, o racismo já se encontra intitulado quando a palavra ‘negro’ utilizada e vista como algo ruim. São nesses momentos que muitos preferem entender tudo como uma simples brincadeira sem caráter ofensivo -mesmo que este esteja explícito, como acontece-, negando a presença do preconceito e discriminação. Ponto de vista [1]este, analisado apenas por quem faz ou presencia tais situações, não por quem os vivencia.
    —————————————————————————-
    [1]=esse
    —————————————————————————-
    O racismo “disfarçado” também está presente na utilização de eufemismos utilizados devido aos desconfortos das pessoas ao se referirem à pessoa negra, geralmente que se deve ao estigma social [5]ganhado por essas pessoas ao longo dos anos. Os que sofrem ao notar o desconforto dessas pessoas, mesmo que o entendam como racismo, preferem deixá-lo oculto. Outro ponto que também pode ser analisado, são os centros universitários, [1]onde desde a criação das leis de cotas de que facilitaram o acesso de negros e indígenas [2]à esses meios, o número deste grupo tem se destacado. [3] Isso dando mais visibilidade[4] à respeito da importância da educação para todos. Ainda assim ,o racismo consegue prevalecer quando o número de negros e indígenas é relativamente baixo, se comparado ao de outros grupos de pessoas.
    —————————————————————————-
    [1]= onde só pode indicar lugar.
    [2]= sem crase
    [3]= e, portanto, dando mais…
    [4]= sem crase
    [5]= adquirido
    —————————————————————————-
    [1]Contudo, com a educação[2] é possível fazer com que a [3]negação do racismo esteja cada vez mais afastada da realidade de um meio social e pode fazer [4]que as pessoas entendam cada vez mais a necessidade de se quebrar o silêncio para que os racistas sejam devidamente punidos. Nas escolas de crianças, principalmente para que os novos cidadãos possam transformar as sociedades futuras em lugares de respeito, tolerância e liberdade.
    —————————————————————————-
    [1]= Portanto,
    [2]= vírgula
    [3]= uai, falar que a negação do racismo se afastar do meio social é ruim uai, tá com uma incoerência ae.
    [4]= com que
    —————————————————————————-
    ////////////////////////////////////
    * Explicado o este: quando o esse/este estiver retomando o termo anterior, vai ser esse, e se estiver se referindo ao termo da frente, este.
    Esse: pra trás
    Este: pra frente
    *assim, a sua introdução foi um desenvolvimento, então… Tem que mudar isso, bom, essa redação foi de um ano atrás né, então acho que não preciso comentar muita coisa sobre isso, já que sei que você melhorou bastante.
    *mais conectivos
    *Conectivos no início dos parágrafos
    * Tem que abordar causa e consequência na intro
    *Você aborda muitas situações e temas num parágrafo só, mas você aborda muitas ideias e não consegue desenvolver muito elas, então aborde somente uma causa e uma consequência e desenrole seu pensamento no negócio.
    __ até mais

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.