Apesar de exercer significativa influência no âmbito das Relações Internacionais, o Brasil ainda traz consigo problemas sociais arcaicos, tais quais o racismo e a discriminação. Desta forma, em razão da falta de debates e da insuficiência legislativa, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente da problemática. Segundo Focault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno das discussões sobre a discriminação social e racial no Brasil, o que contribui para que discurso elitista sobreponha-se sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada.
Em segundo plano, outro fator para a configuração do impasse é a ineficácia na aplicações de leis no país. De acordo com Luther King, a injustiça num lugar qualquer, ameaça a justiça em todo lugar. Logo, pode-se aferir que, se há uma lei que criminaliza determinado ato e o mesmo permanece vigente, fica explícito que a justiça não tem sido exercida de forma plena. No que tange ao racismo, nota-se uma forte influência dessa causa, uma vez que o Poder Judiciário não tem cumprido devidamente seu papel, fazendo com que o “fantasma” da injustiça assole o Brasil.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que Prefeituras de todo o país destinem parte de suas verbas, para que, em parceria com assistentes sociais, promovam rodas de conversa e palestras sobre o racismo e discriminação social em locais públicos como praças e quadras. Ademais, tais eventos podem ocorrer em diferentes períodos durante a semana e aos sábados e domingos, sendo previamente divulgados de forma ampla, a fim de que mais pessoas compreendam a gravidade do assunto e se tornem cidadãos mais atuantes na busca por resoluções.
Joice_Silva_Santos
Seu texto está ótimo mas pode melhorar, tente colocar em sua proposta de intervenção nomes de órgãos públicos que realmente possam fazer algo de acordo com a situação, pois a prefeitura sozinha não conseguirá resolver parte dos problemas de uma cidade, tente focar mais nas pessoas afetadas pelo problema, como no tema citado você poderia trazer dados de quem sofre e quem pratica o racismo ou a discriminação, não é necessário utilizar “primeiramente” ou “em segundo plano”, tente buscar conectivos que enriqueçam seu texto e continuem a dar sentido a ele.
AnaLuizaGalvão
COMENTÁRIOS
Apesar de exercer significativa influência no âmbito das Relações Internacionais (1), o Brasil ainda traz consigo problemas sociais arcaicos, tais quais o racismo e a discriminação. Desta forma, em razão da falta de debates e da insuficiência legislativa, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido. (2)
Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente da problemática. Segundo Focault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno das discussões sobre a discriminação social e racial no Brasil, o que contribui para que discurso elitista sobreponha-se sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada. (3)
Em segundo plano (4), outro fator para a configuração do impasse é a ineficácia na aplicações de leis no país. De acordo com Luther King, a injustiça num lugar qualquer, ameaça a justiça em todo lugar. Logo, pode-se aferir que, se há uma lei que criminaliza determinado ato e o mesmo permanece vigente, fica explícito que a justiça não tem sido exercida de forma plena. No que tange ao racismo, nota-se uma forte influência dessa causa, uma vez que o Poder Judiciário não tem cumprido devidamente seu papel, fazendo com que o “fantasma” da injustiça assole o Brasil. (5)
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que Prefeituras (6) de todo o país destinem parte de suas verbas, para que, em parceria com assistentes sociais, promovam rodas de conversa e palestras sobre o racismo e discriminação social em locais públicos como praças e quadras. Ademais, tais eventos podem ocorrer em diferentes períodos durante a semana e aos sábados e domingos, sendo previamente divulgados de forma ampla, a fim de que mais pessoas compreendam a gravidade do assunto e se tornem cidadãos mais atuantes na busca por resoluções. (7)
.
(1) Não há motivos para o uso de iniciais maiúsculas aí.
(2) A introdução está aceitável, mas poderia ser mais prolixa e com maior repertório sociocultural.
(3) Ótimo parágrafo, mas senti falta de uma maior análise crítica. Sugiro que você estude mais a estrutura da dissertação argumentativa e pratique com outros textos.
(4) Falta o paralelismo. Aí seria apropriado o termo “segundamente”.
(5) Parabéns, estrutura incrível.
(6) Novamente, aí não é para haver o uso de letras maiúsculas.
(7) Ótima proposta.
.
NOTA
Competência 1: 200
Competência 2: 160
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Total: 920
.
QUALQUER DÚVIDA, ME CHAME EM @analuizagalvao24