Iniciante

Racismo e Discriminação Social no Brasil

  • 4

 A declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do racismo e discriminação social no Brasil. Apesar de se destacar enquanto potência econômica mundial, o Brasil ainda apresenta problemas que deveriam ficar no passado, com o que se refere ao tema.

 De acordo com Augusto Cury (Escritor): “A discriminação demora horas a ser construída, mas séculos para ser destruída.” Esta frase do escritor é reforçada por uma pesquisa realizada pela ONG britânica Oxfam, qual evidencia que apenas em 2089, brancos e negros terão uma renda equivalente no Brasil. O que não surpreende, afinal, basta observar que no mercado a perspectiva de crescimento de um negro é menor que a de um branco. Também é válido lembrar que a maior parte da população em situação de pobreza no Brasil, atualmente, é negra ou parda. A desigualdade é descarada, basta observar quem ocupa cargos de poder e profissões de prestígio na sociedade brasileira.

 A despeito de perante a lei todos serem iguais, ainda sim, os caminhos e oportunidades não são os mesmos. Um exemplo disso é o livro “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?”, de Djamila Ribeiro: que narra a história da própria e as dificuldades que passou para tentar se adequar a sociedade brasileira. Deve-se lembrar que dos brasileiros formados no ensino superior, apenas 17% são negros ou pardos, diante disso é incontestável o fato do negro ser desfavorecido no país. Outro dado alarmante relacionado a temática, vem de um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ao analisar casos registrados entre 2005 e 2015, constatou que 71% das vítimas de homicídios no Brasil são negras.

 São inegáveis os avanços ocorridos devido a políticas que pretendem promover a igualdade racial e social no país. Porém, ainda sim, as políticas aplicadas tem um efeito de longo prazo enquanto uma medida com resultados imediatos se faz necessária a respeito da problemática. Levando em consideração tudo que foi apresentado, o governo deve incentivar os projetos já existentes, além de criar intervenções que tenham como objetivo incentivar a igualdade entre raças. Investir em ensino público gratuito também se faz necessário, tendo em vista que, a maior parte dos alunos são negros ou pardos. Em conjunto todas as propostas poderiam promover uma inserção mais acelerada de minorias na sociedade brasileira.

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa tarde, Kauane! Então, seu texto é muito bem estruturado e contextualizado, parabéns! Entretanto, observei alguns pontos em que você pode melhorar, a começar da introdução. Por mais que não haja nenhum erro, é sempre bom deixar claro qual é o recorte que você abordará durante o desenvolvimento, para situar o leitor. Por exemplo, vc diz: “O Brasil apresenta problemas que poderiam ficar no passado”, mas não explica quais são essas problemáticas, que poderiam ser: racismo institucional ou nas escolas, em mídias sociais, a falta de oportunidades, desigualdade, etc. Por isso, o leitor acaba se confundindo um pouco.
    Seguindo para o segundo parágrafo, os dados que você traz mostram o domínio sobre o tema, o que é muito bom. Mas, como não houve essa explicação que eu disse anteriormente, não se sabe exatamente sobre qual tipo de descriminação você está tratando, é como se reportasse o assunto de forma geral. Por isso, é interessante que você aborde um lado mais específico do tema.
    No terceiro parágrafo eu percebi que você quis trazer uma discussão a respeito das oportunidades e desigualdades. Mas teria ficado mais coeso se, novamente, você tivesse especificado na introdução, entende? Porque a transição entre um parágrafo e outro deve estar bem conectada, e esse é um dos papéis da introdução.
    A conclusão, por fim, traz muitas propostas, mas nem todas estão completas. Atente-se em fazer uma proposta que responda os critérios exigidos: O que? Onde? Como? Por quê? E pra que?.
    Contudo, quero deixar claro que minhas pontuações são baseadas no que eu aprendi durante esse tempo estudando para o vestibular e na forma como eu acho certo. Porém, cada um tem seu jeito e estilo, cabendo a você escolher a melhor forma de redigir seu texto :)

    • 2
  2. Bom dia
    Fez uma excelente redação, porém, acho que deveria deixar mais clara qual é a sua tese, para que possamos entender sobre o que você irá defender! Mas de resto tá tudo ótimo, soube muito bem argumentar e citou um escritor muito famoso que é Augusto Cury, sua conclusão também ficou perfeita detalhou muito bem e seguiu todos os requisitos!

    • 1
  3. Muito boa redação! Mostrou domínio no assunto e na forma como estruturou seu texto. Portanto nos argumentos achei confuso, pelo fato de não intender qual o problema que você queria deixar como o “principal”. Fora isso, seu texto ficou bom, bom vocabulário e ótimas citações.

    • 1
  4. Ótima redação. Os argumentos se interligam, há referências e alusões, dados estatísticos e proposta de intervenção tem os atores e a solução, além da introdução escalar uma tese pertinente ao objeto do assunto. Só deve ter cuidado com pontuação, pois vi alguns erros quanto ao uso da vírgula. No geral, está de parabéns, continue assim.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.