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Racismo e discriminação social

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De acordo com a Constituição de 1988, todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei, entretanto, parte da população sofre com a discriminação devido à cor de sua pele. Isso ocorre em razão de um preconceito enraizado desde à escravidão, e também pelo fato de que parte da população não acredita na existência do racismo.

Primeiramente, sabe-se que a era da escravidão acabou com a implantação da Lei Áurea, porém, suas consequências reverberam na sociedade até os dias atuais. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra é a parte da sociedade que mais sofre com baixos salários, pobreza e condições precárias de moradia. Dessa maneira, é imprescindível discutir a respeito do pensamento racista implantado na sociedade.

Além disso, outra situação que agrava a marginalização desse povo é o pensamento da população, que acredita que o racismo é um mito. Isso dá-se por efeito de que o cidadão brasileiro não sabe o que de fato é o racismo, o que gera, por falta de informação, uma disseminação de falas e atos preconceituosos.

Portanto, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para reverter a mentalidade racista da população brasileira. Com isso, o Estado por meio do Ministério da Educação (MEC) deve promover campanhas que consistam em propagandas televisivas que expliquem o racismo e como combatê-lo. Desse modo, a Constituição será plenamente cumprida, com todos os cidadãos sendo iguais, sem distinção de cor.

 

Se puderem corrijam nas competências do ENEM, por favor.

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5 Correções

  1. Boa tarde,
    Pelo ponto de vista do meu computador, achei que sua redação ficou um pouco curta. Tente escrever pelo menos 7 linhas em cada parágrafo, assim o texto não fica tão curto e nem tão longo.

    Na sua introdução você citou a constituição de 1988. Pessoalmente, eu não gosto de citar a constituição, pois faz parecer que o tema é culpa do governo, sendo que na maioria das vezes é culpa da sociedade como um todo. Quando você for escrever sobre a constituição, tente colocar o artigo, por exemplo: ”A constituição de 1988, em seu artigo 6*, prevê o direito à saúde, educação e etc.”. Há também uma frase que você falou a mesma coisa e ficou um pouco estranha: ”…todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei…”.
    Ainda na introdução, você citou dois argumentos.
    ARG1: o preconceito enraizado desde a escravidão
    ARG2: parte da população não acredita na existência do racismo.
    Senti falta de conectivos, ou até mesmo frases prontas.

    No seu D1 você citou a escravidão brasileira em si mas poderia citar toda a questão da colonização, navios negreiros e tal. Exemplo: ”Primeiramente, sabe-se que o processo de colonização do Brasil se sucedeu à uma era imperialista na qual, com a implantação da Lei Áurea, acabou com a escravidão no país.”.
    Você também podia ter citado quais consequências reverberam na sociedade atual. Isso (a falta de consequências do seus argumentos) torna o texto um pouco fraco. Além do fato da sua opinião não estar clara.

    No seu D2 você usou o conectivo ”além disso”, que poderia ser trocado por ”além desse fator”, ”ademais”, ”outrossim” e etc. Achei que o seu argumento não foi muito bem trabalhado.

    A sua finalização contém o agente (o Estado e o Ministério da Educação), mas ele foi usado de maneira errada (”o Estado, em parceria com o Ministério da Educação” em vez de ”o Estado por meio do Ministério da Educação”), tem a ação, o efeito não foi muito bem explicado e não contém o modo e nem o detalhamento.

    Portanto, C1: 160 (não identifiquei muitos erros gramaticais)
    C2: 120 (a sua argumentação não foi tão boa porém você não fugiu do tema)
    C3: 80 (sua argumentação não foi muito boa)
    C4: 120 (não vi muito uso de conectivos e nem frases que você poderia usar de ligação)
    C5: 40 (sua conclusão ficou meio vaga)
    Total: 520

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  2. Seu texto está bom, objetivo e claro. Os parágrafos estão bons, senti falta de dados estatísticos, e da retomada dos dados existente. Entretanto, o que peca na sua redação, é a proposta de intervenção, onde você colocou que se o MEC fizer sua parte, tudo se resolvera, eu sei que isso se torna ambíguo, e que provavelmente essa não foi a sua intenção, mas tirando essa parte, ficou muito boa.
    Nota = 780 / 1000

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  3. Oi! Tudo bem?

    Segue:

    C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 120 = Argumentação previsível e domínio mediano das estruturas proposição, argumentação e conclusão

    c3: 120 = Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos textos de apoio e pouco organizados, defendendo o ponto de vista

    c4: 160 = Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto

    c5: 120 =Proposta de solução relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana

    NOTA FINAL: 680

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  4. Boa noite!

    Sua redação esta boa!

    Tente fazer uma introdução com mais períodos e todos interligados por conectivos;

    Seus desenvolvimentos estão bem feitos, mas falta ser mais críticas nos paragráfos dos desfechos finais e aconselho fazer eles com 3 ou 4 períodos e todos interligados por conectivos;

    Intervenção: AGENTE; AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO, tente ser mais clara e faça um detalhamento mais visível;

    ================
    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 160
    C5 = 180 =========== 900 PONTOS

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  5. Seu texto está bom, objetivo e claro. Os parágrafos estão bons, senti falta de dados estatísticos, e da retomada dos dados existente. Entretanto, o que peca na sua redação, é a proposta de intervenção, onde você colocou que se o MEC fizer sua parte, tudo se resolvera, eu sei que isso se torna ambíguo, e que provavelmente essa não foi a sua intenção, mas tirando essa parte, ficou muito boa.
    Nota = 780 / 1000

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