De acordo com a Constituição de 1988, todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei, entretanto, parte da população sofre com a discriminação devido à cor de sua pele. Isso ocorre em razão de um preconceito enraizado desde à escravidão, e também pelo fato de que parte da população não acredita na existência do racismo.
Primeiramente, sabe-se que a era da escravidão acabou com a implantação da Lei Áurea, porém, suas consequências reverberam na sociedade até os dias atuais. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra é a parte da sociedade que mais sofre com baixos salários, pobreza e condições precárias de moradia. Dessa maneira, é imprescindível discutir a respeito do pensamento racista implantado na sociedade.
Além disso, outra situação que agrava a marginalização desse povo é o pensamento da população, que acredita que o racismo é um mito. Isso dá-se por efeito de que o cidadão brasileiro não sabe o que de fato é o racismo, o que gera, por falta de informação, uma disseminação de falas e atos preconceituosos.
Portanto, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para reverter a mentalidade racista da população brasileira. Com isso, o Estado por meio do Ministério da Educação (MEC) deve promover campanhas que consistam em propagandas televisivas que expliquem o racismo e como combatê-lo. Desse modo, a Constituição será plenamente cumprida, com todos os cidadãos sendo iguais, sem distinção de cor.
Se puderem corrijam nas competências do ENEM, por favor.
Estercar
Boa tarde,
Pelo ponto de vista do meu computador, achei que sua redação ficou um pouco curta. Tente escrever pelo menos 7 linhas em cada parágrafo, assim o texto não fica tão curto e nem tão longo.
Na sua introdução você citou a constituição de 1988. Pessoalmente, eu não gosto de citar a constituição, pois faz parecer que o tema é culpa do governo, sendo que na maioria das vezes é culpa da sociedade como um todo. Quando você for escrever sobre a constituição, tente colocar o artigo, por exemplo: ”A constituição de 1988, em seu artigo 6*, prevê o direito à saúde, educação e etc.”. Há também uma frase que você falou a mesma coisa e ficou um pouco estranha: ”…todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei…”.
Ainda na introdução, você citou dois argumentos.
ARG1: o preconceito enraizado desde a escravidão
ARG2: parte da população não acredita na existência do racismo.
Senti falta de conectivos, ou até mesmo frases prontas.
No seu D1 você citou a escravidão brasileira em si mas poderia citar toda a questão da colonização, navios negreiros e tal. Exemplo: ”Primeiramente, sabe-se que o processo de colonização do Brasil se sucedeu à uma era imperialista na qual, com a implantação da Lei Áurea, acabou com a escravidão no país.”.
Você também podia ter citado quais consequências reverberam na sociedade atual. Isso (a falta de consequências do seus argumentos) torna o texto um pouco fraco. Além do fato da sua opinião não estar clara.
No seu D2 você usou o conectivo ”além disso”, que poderia ser trocado por ”além desse fator”, ”ademais”, ”outrossim” e etc. Achei que o seu argumento não foi muito bem trabalhado.
A sua finalização contém o agente (o Estado e o Ministério da Educação), mas ele foi usado de maneira errada (”o Estado, em parceria com o Ministério da Educação” em vez de ”o Estado por meio do Ministério da Educação”), tem a ação, o efeito não foi muito bem explicado e não contém o modo e nem o detalhamento.
Portanto, C1: 160 (não identifiquei muitos erros gramaticais)
C2: 120 (a sua argumentação não foi tão boa porém você não fugiu do tema)
C3: 80 (sua argumentação não foi muito boa)
C4: 120 (não vi muito uso de conectivos e nem frases que você poderia usar de ligação)
C5: 40 (sua conclusão ficou meio vaga)
Total: 520
Pietra2008
Seu texto está bom, objetivo e claro. Os parágrafos estão bons, senti falta de dados estatísticos, e da retomada dos dados existente. Entretanto, o que peca na sua redação, é a proposta de intervenção, onde você colocou que se o MEC fizer sua parte, tudo se resolvera, eu sei que isso se torna ambíguo, e que provavelmente essa não foi a sua intenção, mas tirando essa parte, ficou muito boa.
Nota = 780 / 1000
rafa_soares
Oi! Tudo bem?
Segue:
C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2: 120 = Argumentação previsível e domínio mediano das estruturas proposição, argumentação e conclusão
c3: 120 = Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos textos de apoio e pouco organizados, defendendo o ponto de vista
c4: 160 = Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto
c5: 120 =Proposta de solução relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana
NOTA FINAL: 680
Daniel Barbosa
Boa noite!
Sua redação esta boa!
Tente fazer uma introdução com mais períodos e todos interligados por conectivos;
Seus desenvolvimentos estão bem feitos, mas falta ser mais críticas nos paragráfos dos desfechos finais e aconselho fazer eles com 3 ou 4 períodos e todos interligados por conectivos;
Intervenção: AGENTE; AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO, tente ser mais clara e faça um detalhamento mais visível;
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C1 = 180
C2 = 200
C3 = 180
C4 = 160
C5 = 180 =========== 900 PONTOS
PauloRicardo2k
Seu texto está bom, objetivo e claro. Os parágrafos estão bons, senti falta de dados estatísticos, e da retomada dos dados existente. Entretanto, o que peca na sua redação, é a proposta de intervenção, onde você colocou que se o MEC fizer sua parte, tudo se resolvera, eu sei que isso se torna ambíguo, e que provavelmente essa não foi a sua intenção, mas tirando essa parte, ficou muito boa.
Nota = 780 / 1000