A saga Harry Potter, muito famosa e reconhecida mundialmente, traz em seu enredo a diferenciação racial entre bruxos de “sangue puro”, que provém de famílias composta exclusivamente por bruxos, e os chamados “sangue ruim”, aqueles que são considerados mestiços e que sofrem com discriminação devido a sua linhagem. Fora da ficção, não é muito diferente, a superioridade de racial e a discriminação social ainda são persistentes na sociedade brasileira. Sendo assim, é importante analisar a violência contra negros e a desigualdade social , decorrentes do racismo.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar as injustiças sofridas pelos negros e pardos constantemente. Segundo o filósofo Jean-Paul Sartre, “a violência, seja qual for a forma como é manifestada, é sempre uma derrota”. Nesse viés, constata-se que a violência sempre será prejudicial ao desenvolvimento da sociedade e a preservação da paz, independente de sua gravidade. Dessa forma, observa-se que tanto as pequenas manifestações de preconceito racial, como brincadeiras inadequadas, quanto grandes injustiças, como a violência policial e os assassinatos, colaboram para que o preconceito enraizado na sociedade permaneça e para que a população afrodescendente continue sendo reprimida e desvalorizada.
Ademais, outro aspecto que deve ser abordado, é a desigualdade social, visto que, no Brasil ela afeta em maior número indivíduos negros. Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira é formado por negros, no entanto, eles são os que menos influenciam no Produto Interno Bruto(PIB). Nesse contexto, verifica-se que os negros tendem a ter uma qualidade de vida e situação financeira inferior a dos demais. Isso porque, em decorrência da discriminação, os negros têm mais dificuldade em encontrar empregos, ganham salários menores executando o mesmo trabalho que um branco e, muitas vezes, não possuem oportunidades efetivas no meio acadêmico.
Em virtudes dos fatos apresentados, é necessário que o Ministério da Educação, junto ao poder legislativo, crie medidas eficientes contra a violência racial e para inserção de negros no mercado de trabalho e na educação. Mediante, a leis com punições mais rígidas para ações racistas, amplificação do setor de cotas e criação de vagas públicas direcionadas especificamente para afrodescendentes e minorias. Tendo por finalidade, diminuir as injustiças raciais e a desigualdade, assim, proporcionando que a população negra brasileira tenha qualidade de vida adequada, além de ascensão social e financeira.
Por favor, se possível corrigir de acordo com as competências do ENEM e deixar nota. Grata desde já!
RubimSchmidt
Bom dia/tarde/noite
Sou apenas uma pessoa em busca de conhecimento, assim como você. Então interprete as críticas à luz dessa informação. :)
[INTRODUÇÃO]
-Boa colocação de repertório, é pertinente ao tema.
No geral, você soube apresentar sua tese. Nota-se uma tentativa de contextualização e um projeto de texto.
Porém, quando você termina a apresentação do repertório, a contextualização com a realidade brasileira parece ficar um pouco perdida.
“Fora da ficção, não é muito diferente, a superioridade…”: Mal uso da vírgula e falta de sentido entre o conectivo e o início do texto. Recomendo a criação de períodos detalhados, separados por pontos.
“violência contra negros” não parece se comunicar com o texto. Tente contextualizar mais detalhadamente logo após apresentar o repertório, exemplo: “Fora da ficção, a sociedade brasileira apresenta semelhanças com a realidade descrita: A população negra é alvo de discriminação social, resultante da ideia de superioridade racial no imaginário popular.”
“Provém” = Provêm (Pois o sujeito está no plural); “Composta” = Compostas (O sujeito está no plural); “Devido a” = Devido à (Falta crase);
Apesar dos erros, sua introdução merece elogios, é notável que você conhece a estrutura de uma boa redação.
[DESENVOLVIMENTO 01]
Novamente percebo que há uma boa colocação de repertório e que existe uma tentativa de projeto de texto. Porém alguns desvios argumentativos são notáveis também.
“Em primeiro plano, deve-se ressaltar as injustiças…” Você começa o texto apresentando previamente oque será desenvolvido na argumentação, isso é bom!! Porém, não é oque de fato acontece: Logo em seguida, é citada uma fala de um filósofo e em cima disso, é desenvolvido o caráter social das injustiças contra os negros, e não há uma ressalva delas, como é prometido no início do parágrafo. Ademais, o último período do parágrafo é focado na persistência da violência, dando novamente, um novo foco para a sua argumentação.
Recomendo, portanto, que você trabalhe com um brainstorm: Foque em apenas um argumento, e desenvolva bem ele, desde sua apresentação no início do parágrafo, até seu contexto com o repertório e por fim, com uma boa conclusão de ideias.
“Constantemente” = substantivo colocado de forma errada. Recomendo: “Deve-se ressaltar as constantes injustiças sofridas pelos negros…”
[DESENVOLVIMENTO 02]
Foram poucos os erros estruturais aqui. O projeto de texto funcionou melhor desta vez.
A reflexão foi bem encaixada logo após o repertório utilizado. Porém, ao terminar citando “meio acadêmico”, a sua argumentação deu uma leve desviada. Não coloque argumentos que não serão desenvolvidos: Tudo oque for dito precisa ter conexão, ser embasado em fontes e, acima de tudo, ser um apoio ao eixo de raciocínio central que está sendo desenvolvido, neste caso, a dificuldade econômica da população negra.
#Cuidado com as repetições: Neste parágrafo vejo que há muita repetição da palavra “negros”.
“que deve ser abordado, é o” = A vírgula não pode separar o sujeito do verbo; “Visto que, no Brasil ela afeta em maior número indivíduos negros” = Nesse período são necessárias muitas vírgulas graças ao estilo de construção frasal isento de alguns artigos: (Visto que, no Brasil, ela afeta, em maior número, indivíduos negros.) Parece exagero de vírgulas mas, nesse caso, foram necessárias.
“População brasileira é formado” = População brasileira é formada.
[CONCLUSÃO]
Apresenta todos os elementos: Agente, Ação, Meio/Modo, Finalidade e Detalhamento
Só precisa melhorar na hora de organizar suas ideias, pra não ficarem muito perdidas. De preferência crie apenas um núcleo bem desenvolvido, ao invés de dois ou três menos desenvolvidos. Vejo que ali você tentou criar mais de uma proposta, mas ficou intercalando entre as ideias de “diminuir a violência racial” e “aumentar a inserção social dos negros”, sem desenvolver completamente um antes de ir para o próximo. Mas estes pontos não serão descontados na competência 5, mas na 3 sim.
No geral sua redação possui uma boa ideia de projeto de texto, mas precisa colocar melhor em prática. Para isso recomendo fazer um braimstorm, selecionando algumas ideias e em cima dessas poucas ideias, desenvolvê-las no texto.
Nunca desista dos seus sonhos, você está no caminho certo para conseguir concretizá-los!!
Obrigado pela atenção. :)
NOTAS
Competência 01: 120
Competência 02: 200
Competência 03: 160
Competência 04: 160
Competência 05: 160
Total: 800
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos ok!?
A contextualização logo na introdução foi excelente, pois já adiantou o repertório cultural da redação.
Você utiliza muito bem os conectivos deixando os parágrafos bem articulados e coesos.
O primeiro argumento da tese poderia estar mais explícito condizente com o D1, mas ainda assim o parágrafo está bem estruturado atendendo às competências do ENEM.
O D2 também está bem estruturado e apresenta ótimos argumentos.
A conclusão está excelente, pois apresenta proposta de intervenção completa e que respeita os direitos humanos.
Nota: 960
ManuelaComassetto
oii..
Gostei muito da sua introdução, a contextualização com a saga foi excelente. Tome cuidado na hora de falar sua teses, elas tem que ficar bem claras.
Seus parágrafos de desenvolvimentos também foram bastante coerentes, com bastaste repertorio.
Sobre sua conclusão, esta muito boa. A proposta de intervenção ficou bem explicita.
parabens.
Letícia21
Ótima Introdução, não fugiu do assunto, o desenvolvimento não tem defeito e a conclusão está perfeita também, com uso de soluções. O que me chamou atenção foi as conjunções e o uso de dados que ajuda muito na hora da pontuação na hora da redação.
Nota 10!!!