Iniciante

Racismo e Discriminação Social

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Na Série canadense Anne with An E, situada no ano de 1896, o personagem Bash encontra dificuldades para adaptar-se na comunidade agrícola da Ilha do Príncipe Eduardo sofrendo discriminação por ser negro. Não distante da ficção, percebem-se aspectos similares no que tange á mazela do racismo. Nesse contexto, torna-se notório como causas a segregação racial, bem como a exclusão social.

Em primeiro plano, é válido ressaltar que mesmo com o êxito dos direitos raciais os negros ainda padecem diariamente com o prejulgamento da sociedade. Sob essa conjuntura, no ano de 1888,a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que libertava os negros da escravidão. Desse modo, apesar da liberdade conquistada o preconceito e a separação de raças acorrenta o corpo social ao passado escravocrata e racista do Brasil.

Ademas, é nítido que a inclusão se torna fundamental para o exercício da cidadania de todos de modo igualitário. Conforme é assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 é fundamental que se mantenha o respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário atual, observa-se o oposto, uma vez que o racismo existe declarando os brancos como raça superior as demais ignorando os direitos fundamentais e universais que são inerentes a todo ser humano.

Portanto, uma proposta se faz necessária para reverter a problemática. O Poder Legislativo deve criar uma lei mais rígida que puna quem pratica qualquer tipo de discriminação racial através de assembleias do Congresso Nacional-órgão federal composto pela Câmara de Deputados e pelo Senado Federal que cumprirá sua função social, com o intuito de minimizar os preconceitos raciais. Desse modo o Brasil caminhará para uma federação mais igualitária.

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5 Correções

  1. Olá, gostei da sua redação mas observei alguns erros de ortografia no decorrer do texto, em algumas partes também percebi que faltou o uso da vírgula que facilitaria a leitura do texto.
    Acho que você pode colocar também mais operadores argumentativos, pois daria mais conexão na redação, além de garantir mais pontos.
    Gostei da analogia com a série na introdução e como foi explicado o contexto do racismo na série, isso já garante pontos de competência por repertório sociocultural, parabéns!

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  2. Adorei sua introdução por analogia com Anne With an E, você soube contextualizar bem dentro da introdução e não se estendeu muito. Sua tese também foi bem contextualizada através da sua analogia.
    Você argumentou muito bem em seus parágrafos, só achei que foram poucos conectivos utilizados, esbanje deles mas sem repetí-los.
    Sua conclusão também ficou boa, está de parabéns!
    Sua estrutura está de acordo com o padrão exigido no Enem.
    Tente apenas acrescentar mais conectivos ao decorrer do texto, isso lhe garantirá muitos pontos para sua redação.
    Realmente adorei muito sua redação, tenha um bom dia! :)

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  3. Oiii, quero falar que achei sua redação bem boa e que ela parece apontar todos os pontos básico que uma redação dissertativa-argumentativa exige – tema, tese e argumentos-, você tem um potencial enorme. Algumas coisinhas eu acho que podem ser salientadas para ter um desempenho ainda melhor. Na competência 1, para tirar 200 é necessário ter somente 2 desvio( seja de ordem gramatical, seja de escolha de palavras) e 1 erro sintático, você iria perder alguns pontinhos porque houve, muito, o uso de gerúndio( como as palavras sofrendo, declarando e ignorando) e algumas vírgulas não foram postas: no 1 parágrafo, antes do “sofrendo”, faltou uma vírgula, no 2 parágrafo a parte “mesmo com o êxito dos direitos raciais” deveria vir entre vírgulas e “apesar da liberdade conquistada” deveria, também, estar entre vírgulas; no terceiro parágrafo depois de 1948 faltou uma vírgula e antes do “ignorando”; e no 4 entre as palavras “discriminação racial” e “através de” faltou vírgula, bem como antes do “composto” também.
    Na competência 2, você tem que assumir um posicionamento, a tese tem que ter relação com o que foi proposto e as informações sobre as diversas áreas serem usadas de maneira produtiva, eu acredito que teve um bom desempenho.
    Na competência 3, ela quer que o texto tenha um projeto de texto, ou seja, tudo bem planejado e uma progressão temática fluida, uma ideia que eu te dou é retomar cada parágrafo do desenvolvimento com uma frase síntese, como se cada parágrafo fosse um minitexto, isso dá uma ideia de um planejamento maior, mas no geral acredito que foi bem.
    Já a competência 4, fala sobre o uso das palavras coesivas, como os pronomes, conectivos, sinônimos…também acredito que tu abordou bem com os conectivos, mas as frases que começam com o gerúndio poderiam ter sido desenvolvidas e houve uma repetição do “Desse modo”.
    Na competência 5 acho que faltou explicar melhor como seria essa lei, um detalhamento maior, já os outros 4 pontos que devem ser abordado (quem vai fazer ? o que vai fazer? de que maneira? e qual é a intenção) foi bem feito.

    No total acho que ficaria 160,200,200,160,160=880

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  4. Sua introdução, desenvolvimentos e conclusão estão de acordo com o padrão do enem e você argumenta bem
    A introdução ficou muito boa com a referência a Anne
    Sua proposta tem todo os elementos e está detalhada
    Você trouxe repertório nos dois desenvolvimentos pra embasar a defesa de sua tese e isso deixou o texto melhor ainda
    Só acho que faltou vírgula em alguns locais

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  5. C1: 80, o participante demonstra a norma culta de forma insuficiente (erros ortográficos)
    C2: 160, compreende a proposta de da redação aplicando conhecimento de várias áreas.
    C3: 120, seleciona, relaciona, organiza e interpreta.
    C4: 120, demonstra conhecimento coesivo mediano.
    C5: 80, elabora a proposta de intervenção de forma insuficiente.

    Total: 560

    OBS: procure a estudar concordância verbal e regência.
    OBS; procure da uma treinada nos conectivos.
    espero em ter ajudado não desista, Boa Sorte!!!!

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