Racismo e Discriminação Social

  • 0

Racismo e Discriminação Social

Cabe reconhecer, que Racismo e a discriminação Social são duas coisas diferentes, contudo, é preciso saber que ambas possuem seu peso e seria um erro dizer que elas são a mesma coisa, mas, podemos dizer que elas possuem uma coisa em comum – o preconceito -. No caso do racismo é um preconceito com a raça do indivíduo, uma pessoa que se acha superior e mais importante do que as outras raças. Um exemplo disso: uma pessoa branca que se acha melhor ou superior que uma pessoa negra, indígena, asiática ou amarela é um tipo de racismo. Por conta disso, várias pessoas morrem por conta da cor de sua pele. O fator que mais influenciou que o mundo foi divido em raças ocorreu na escravidão e quando os portugueses chegaram no Brasil, onde começaram a impor regras e leis para serem superiores as outras raças ali presentes. Pessoas negras além de serem a maior população do Brasil, são as que mais são mortas, seja por agressão física ou até mesmo por uma bala “perdida”.

Já, a Discriminação Social ocorre quando um grupo de pessoas são excluídas por serem de uma classe social mais baixa do que as das outras pessoas, também por sua religião, sua orientação sexual, pela sua raça, seu gênero e até mesmo pelo seu peso. Todos esses grupos de pessoas sofrem de alguma forma, a classe social mais baixa por não ter os mesmos privilégios que as classes mais altas, assim perdendo oportunidades de estudos, de ter uma casa própria, pode ter uma condição boa para morar, a maioria dessas pessoas de classe baixa não pessoas negras e a grande maioria não tem acesso à internet para estudar ou até mesmo condições de terem um estudo, pois, precisam largar a escola e a infância para assim trabalhar e ter o comer. Podemos citar também as religiões, pessoas ignorante que possuem o preconceito com pessoas do Candomblé ou as da Umbanda, a falta de conhecimento dessas religiões fazem com que pessoas ignorantes diminua, desvalorize, menospreze e chegue a matar um grupo de pessoas por sua religião ser diferente da dela. Desse modo, a orientação sexual também se encaixa nesse tema, Gays, Lésbicas, bissexuais ou pansexuais também são mortas, agredidas e sofrem discriminação social apenas por amarem alguém do mesmo gênero. Alguns são mandados para fora de casa por que a família não aceita, perdem vaga de emprego e correm perigo na rua porque alguém pode acabar agredindo o indivíduo.  Embora pessoas Transgêneros, travestis, não binários também passam pelas mesmas coisas, perdem o emprego ou a vaga de um emprego por conta disso. Por ser diferente do que a sociedade quer que eles sejam. E também temos pessoas acima do peso que são pressionados a serem magros, colocam que se eles continuarem gordos vão ter problemas de saúde, sabendo que mesmo que a pessoa seja gorda ou magra isso não significa que ela seja saudável ou não. Obrigar uma pessoa a ser algo que ela não quer ser ou que não dar para mudar, pode acabar arruinado a autoestima e confiança dela.

Dessa forma, todas esses grupos deveriam poder ter os mesmos direitos das outras pessoas que não sofrem racismo ou discriminação social, direitos são para todos e assim entender que ninguém deveria ser morto ou deixado de lado por conta de sua raça, orientação sexual, identidade de gênero, sua classe social, seu corpo, ou sua religião.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Você tem bons argumentos,porém sua redação ficou muito longa não seguiu os critérios exatos de um texto dissertativo- argumentativo. Tente ser mais direta,exemplifique melhor sua tese. Organize melhor seu desenvolvimento,tente transforma-lo em dois parágrafos e melhor definir sua tese.Use os conectivos em todo os parágrafos não só na conclusão,isso enriquecer se texto.Na conclusão é necessário uso do agente,ação,meio ou modo,detalhamento e finalidade esses recursos são indispensáveis.
    Espero ter lhe ajudado e que você possa arrebentar nas próximas redação.

    • 1
  2. Boa tarde .. Gostei da sua redação, no entanto ficou um pouco cansativo e muuito extenso , coloque um pouco mais de dados sobre o tema de seus textos, isso vai fazer com que o leitor fique mais antenado no seu ponto de vista. Continue sempre buscando a perfeição e o aprimoramento nos repertório, e ser um pouco mais objetiva.

    • 1
  3. A sua redação ficou muito cansativa, para torna a suas dissertação mais leves eu sugiro que cada paragrafo tenha inicio, meio e fim. Você deve enganjar o leitor desde a sua introdução, introduzindo o assunto, aponto os problemas/ conflitos/ motivos e finalizando o parágrafo com a sua tese. Nos parágrafos de desenvolvimento e argumentação explore do seu repertório cultural, busque filmes, series, músicas, pensadores para introduzir, justificar ou finalizar seus parágrafos. Em minha opinião a sua conclusão ficou simples, você precisa produzir uma proposta de intervenção ao tema, apontando quem irá executa-la quando, como, por que.

    • 1
  4. Então, numa redação você não precisa colocar muuuitas informações sobre o tema,isso torna o texto muito cansativo e pouco coeso. Introdução:está muito extensa,se você quiser explicar o que significa racismo ou preconceito,tudo bem, mas deve ser uma explicação breve. Foque no Brasil, e coloque duas possíveis causas ou duas possíveis consequências na introdução e que você irá abordar no DESENVOLVIMENTO. Use conectivos como “inicialmente”, “entretanto” , “portanto”… Você tem um bom repertório,mas falta colocar de forma organizada

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.