Iniciante

Racismo e Descriminação Social

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Em uma passagem da série “Anne with an E”, o personagem Sebastian- filho de mãe negra e escrava-  é julgado e sofre preconceito ao tentar embarcar em um trem e viver nos mesmos padrões dos moradores de Avonlea. A série mostra também que os crioulos da cidade vizinha ainda sofrem racismo, mesmo depois da escravidão ter sido abolida em 1834 eles são humilhados e precisam morar em um bairro reservado apenas para afrodescendentes. Contudo, a realidade de Sebastian não se encaixa somente nas obras artísticas, vai alem disso, é muito comum no dia a dia presenciarmos  cenas de falta de respeito e descriminação social.

De acordo com o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisando casos registrados entre 2005 e 2015,  71% das vítimas de homicídios no Brasil são negras, o que nos leva a crer que pessoas que apresentam pele negra alem de sofrem psicologicamente com o preconceito, são a maioria das vitimas de homicídios.

Infelizmente o preconceito racial está firmado nas raízes de nossa sociedade, e a principal causa disso está no período de escravidão, quando mais de 4,9 milhões africanos foram trazidos como escravos para o Brasil,em péssimas condições de higiene, alimentação e transporte. Após chegarem ao Brasil colônia, os escravos eram tratados como mercadoria -avaliadas pela qualidade dos dentes- e levavam chibatadas caso desobedecessem a seu dono. Nas fazendas o desacato continuava e os africanos dormiam em sesalas apertadas e imundas como ate mesmo ratos, comiam apenas os restos de comida e eram privados de seus rituais, como a capoeira.

Recentemente a historia da vencedora do reality show BBB20 (Big Brother Brasil 2020), Thelma Regina comoveu muitas pessoas, por se tratar de uma mulher negra, formada  em medicina, sendo a única da turma com essa característica. Mesmo com o programa de cotas para pardos e negros percebe-se ainda a dificuldade de acesso as universidades públicas e principalmente permanência no curso, tendo em vista à carência de recurso financeiro, estrutural, dentre outros.

Portanto, o Governo Federal deve destinar mais recursos para o investimento no ensino fundamental e médio, principalmente em escolas publicas onde a maioria dos alunos são negros, com isso melhorar o ensino e as estruturas das escolas. Outra forma seria o MEC (Ministério da Educação e Cultura) em parceria com as grandes editoras brasileiras dar mais foco a assuntos que mostram feitos importantes da cultura africana, para que jovens negros possam se espelhar e alcançarmos a igualdade entre as raças.

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2 Correções

  1. Boa tarde!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
    Comentários por competência:
    C1- O candidato apresenta uma ótima escrita ao longo do texto, usando as vírgulas para isolar termos explicativos, e como forma de manter a progressão textual. No entanto, há apenas algumas observações no que se refere aos detalhes na escrita: Falta de acento agudo em “alem”, o termo “descriminação” foi usado erroneamente ao invés do correto “discriminação”, falta de vírgula após “infelizmente”, falta de vírgula após “recentemente”, “Thelma Regina” deve ser entre vírgulas, falta de vírgula após “pardos e negros”, ausência de crase em “acesso as (às deve ser craseado) universidades públicas”, em “tendo em vista à carência de recurso financeiro” não existe esse “a” craseado, falta de acento em “publicas”.
    C2- O candidato soube compreender a proposta de redação e utilizou o conhecimento de outras do saber para elaboração do seu texto, contudo, no que compete à estrutura do texto, quase sempre, impreterivelmente, as redações do enem apresentam apenas 4 parágrafos, o que gera uma discordância entre essa redação e os outros modelos, recomendo adotar a estrutura de 4 parágrafos como os demais textos.
    C3- O candidato selecionou, organizou e interpretou fatos, informações e argumentos em defesa de seu ponto de vista, todavia, percebe-se a falta de mais marcas de autoria, expressando, de forma clara, a opinião do autor e sua indignação, por exemplo, diante do contexto de discriminação racial existente no país.
    C4- O candidato fez pouco uso de termos conectivos e coesivos para manutenção da coerência e coesão textual, tais termos podem ser notados ao aplicar palavras como: “dessa forma, contudo, além disso, outrossim, destarte, nesse sentido, tendo em vista, dessa maneira, inicialmente, sob tal ótica etc.”, percebeu-se apenas o uso do “portanto” como conectivo, o que implica mais atenção nesse quesito.
    C5- A sua conclusão apresenta 2 propostas de intervenção (apenas 1 é corrigida pela banca). Em ambas as propostas faltou o meio/modo pelo qual a ação seria executada, além do detalhamento que requer nesses quesitos. Quero chamar atenção para seguinte frase: “principalmente em escolas publicas onde a maioria dos alunos são negros”, além de constituir uma generalização no que se refere à questão dos alunos negros nas escolas públicas, também não foram citadas fontes que comprovassem tal afirmação. Recomendo evitar esse tipo de generalização, principalmente na conclusão do texto.
    Notas por competência:
    C1- 120 (lembrando que erros de crase, mesmo ocorrendo apenas uma única vez, são responsáveis por descontarem 40 pontos da competência 1),
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 120
    Nota final: 720 (isso é apenas um valor, pratique bastante e alcançarás, com certeza, a tão sonhada nota 1000)

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  2. Bom Dia.
    Irei corrigir sua redação!
    A introdução ela é baseada em três elementos. Contextualização, tese e projeto de texto.
    entre a passagem de um para o outro deve ter um ponto final. você começou com um repertório sociocultural que não foi contextualizado, logo em seguida depois do “.” você continuou falando da serie o que tornou sua introdução mais narrativa. Faltou a tese que seria a sua critica de forma análoga ou com ideia de oposição ao que você trouxe na contextualização. faltou também o projeto de texto a parte final da introdução que tem o papel de deixar claro o que você vai defender nos parágrafos de argumentos. se não tem projeto de texto, fica difícil analisar o restante pois se torna algo sem programação. Deve-se evitar a repetições de palavra no mesmo paragrafo. O inicio de cada paragrafo deve ser com o uso de conectivos o que faltou em todos. A conclusão deve ser de acordo com os seus argumentos e você em nenhum momento falou da educação como sendo um dos problemas, dessa forma não consegue ligar a conclusão com restante da redação.

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