Iniciante

Racismo: Do passado ao presente

  • 0

 Uma democracia racial consiste em uma sociedade que julga todos de forma igualitária, sem existir distinção de raça. Entretanto, isso não condiz com a atualidade, onde os preconceitos raciais ainda se fazem presente. No colonialismo, período do qual os escravos chegaram e existiram em condições sub-humanas, perpetuou a crença de inferioridade a este povo recém chegado. A desigualdade social também se resulta desse período histórico, possuindo uma relação de causa e consequência.

  No filme “Django livre”, Django, um escravo alforriado, com o intuito de resgatar a sua esposa, dá início a uma aliança com o caçador de recompensas Schultz, juntos eles se infiltram em em uma fazenda na Carolina do Sul, para realizarem o seu objetivo. Em uma cena, Canie Candie, o fazendeiro, tentando explicar a sua afirmação de que os negros estão “configurados” para obedecerem, expõe um crânio humano. Violência física e psicológica, desnutrição, trabalho forçado, essa era a condição de escravo. Com a “lei áurea” a escravidão se tornou ilegal em território brasileiro, eles saíram das propriedades dos seus respectivos senhorios, sem ter aonde irem, o que comerem ou o que vestirem, imigraram para os morros e deram origem as chamadas “favelas”.

  Essas moradias, por causa das suas localizações, possuem risco de desmoronamento. Em 2019, no Vidigal, favela do Rio de Janeiro, houve o deslizamento de rochas que destruíram moradias e deixaram pessoas desabrigadas, tal fato foi exposto pela atriz Roberta Rodriguez, que reside no local. A violência policial  se fazendo presente, é retratada por rappers como crioulo, Djonga e Sabotage em seus trabalhos. Paralelo a isso, de acordo com os dados do IBGE de 2018 o número de desempregados negros é maior ao número de desempregados brancos, isso se inverte em relação ao salario.

  Portanto, se faz necessário que o ministério da educação torne obrigatório que o período colonial seja abordado nas escolas dando enfoque a condição da população negra naquela época seja relacionada com a de hoje. Visando debates com o propósito de conscientizar as crianças e os jovens sobre o racismo e a injuria racial, para que saibam identifica-los e evitá-los.

Obs: Por favor, atribuam uma nota com base nas competência do Enem.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Sou apenas uma iniciante aqui, mas espero lhe ajudar.

    Faltou conectores, como o próprio nome diz, eles tornam um texto mais leve/fluído/conectado, e isso é muito importante. Acho que você poderia ter citado o livro na Intridução.
    Erro de escrita- ministério da educação
    Forma correta- Ministério da Educação.

    • 1
  2. Olá, irei falar de modo geral da sua redação e por fim dar a minha nota.

    Percebi algumas faltas de conectivos e é preciso o uso excessivo deles, mas de forma correta, isso acaba enriquecendo o seu texto!

    A tese não consegui identificar muito bem e provavelmente o leitor também não irá identificar, isso perde muitos pontos. Você pode colocar como tese que os problemas causados por tal atrocidade ocorrem devido a X fatores, desigualdade social e injúria, por exemplo. Provavelmente você quis colocar a desigualdade social como tese, porém não ficou muito bem posicionada/organizada.

    Falando sobre a tese, recomendo que você SEMPRE retome elas em cada desenvolvimento, para mostrar que está realmente defendo o que você diz achar um problema

    E na conclusão não consegui identificar o detalhamento da proposta (Especificar a ação, de que forma é colocada pelo agente ou o modo, os recursos que são usados para a ação)

    C1:180 (Algumas repetições (que) e uso do gerúndio, não é recomendado)
    C2: 180
    C3: 140
    C4: 140
    C5: 160 (Faltaram mais detalhes)

    Nota final: 800
    OBS:. Não sou expert no assunto de corrigir redações, mas espero ter ajudado em algo :)

    • 1
  3. oii tudo bem ?
    vou falar de uma forma mais geral.

    Seu texto no geral ficou bom, mas senti muita faltas dos conectivos, pesquise sobre eles e use com abundanciaaa

    Na introdução ficou claro o problema, mas tive dificuldade para identificar as teses, tente deixar elas bem aparentes.

    No desenvolvimento também senti falta da tese, trabalhe mais nelas. você trouxe conhecimento de outras áreas para exemplificar, isso é bom mas lembre que o foco principal é tratar das problemáticas.

    quase não vi erros gramaticas, e percebesse o quão bem você escreve.

    Sua conclusão ficou boa, apresentou soluções viáveis e diretas.

    parabéns pelo texto e boa sortee.

    • 1
  4. gostaria de chamar sua atenção para alguns pontos

    – SEMPRE use conectivos. eles servem para deixar sua redação coesa porque conectam um raciocínio ao outro, então são indispensáveis. é essencial você usar no começo de cada frase; logo depois de um ponto final você já começa escrevendo um.

    – no primeiro parágrafo de desenvolvimento você apresentou um repertório muito bom mas acabou falando mais dele do que do tema em si. faltou essa relação entre o tema da redação com a alusão que você fez

    – aconselho você a deixar cada parágrafo do desenvolvimento para uma tese.

    – não esqueça de responder todas aquelas perguntas na proposta de intervenção (quem, o que, para quem, para que, como)

    160 + 180 + 160 + 120 + 120 = 740

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.