O racismo no brasil carrega consigo, um grande histórico de luta para o fim de tal. A escravidão que teve inicio no século XVI, onde os colonizadores portugueses exploravam povos negros trazidos de diversas regiões, foi um dos maiores fatores responsável pelo julgamento baseado na cor da pele.
Ao longo dos anos, pessoas negras tem buscado um lugar na sociedade, já que estes, muitas vezes sofrem uma grande discriminação, tendo sua voz e participação infligidas no meio social, além de, uma grande dificuldade de se obter empregos e determinados cargos. Contudo, o cenário em pleno século XXI é bem diferente e satisfatório, pois, muitos quebraram as barreiras existentes, exigindo das pessoas a igualdade de direitos garantidos a todos pela Constituição Federal, mas, sobretudo, a oportunidade de estar presente em todos os lugares como na medicina, na política, na reportagem, dentre outros.
Infelizmente, o racismo ainda existe, claro que de uma forma mais amena comparada aos anos antigos, e não será erradicada completamente tão cedo, portanto, a batalha é contínua e árdua, sendo que, o respeito será sempre a chave para o problema, quando ele se tornar mais presente na vida e no dia a dia de milhares de cidadãos, o racismo então poderá ter fim.
*Obs: Se for possível avaliem meu texto com uma nota de 0 a 10 para uma maior percepção do meu desempenho.
Aleandro
Vamos começar pela alusão utilizada no primeiro parágrafo-muito adequada ao tema porem mal posicionada no texto,dando a entender que a tese de sua redaçao é a escravidao e nao o racismo no Brasil contemporâneo.
Nao sei se voce procurou fazer uma redaçao dissertativa argumentativa,mas caso tenha sido essa intençao temo dizer que voce apresentou uma opinião confusa e nao vejo uma proposta de intervençao . Vou te dar nota 4 pela alusão.