Racismo como reflexo da escravidão

  • 0

O racismo no Brasil é considerado como um dos principais problemas sociais desde a era colonial e escravocrata. *Infelizmente, nos dias atuais, esse preconceito ainda está impregnado na sociedade.* Nesse contexto, convém analisarmos as principais causas e qual o mecanismo indicado para solucionar essa problemática.
Em primeira instância, podemos ver que a população negra do nosso país sofre com problemas socioeconômicos, como subemprego, salários inferiores ou dificuldades para conseguir vagas de emprego, derivados dos 300 anos de escravidão que seus ancestrais foram submetidos. A abolição tardia, a falta de trabalho, moradia e alimentação deixaram essa população desamparada, causando reflexos negativos que podem ser observados atualmente. É inaceitável que a população negra atual ainda sofra com o histórico de descaso.
Em segunda instância, uma pesquisa feita pelo portal G1, revela que 70% dos brasileiros avaliam que o preconceito e a discriminação contra a população negra aumentaram nos últimos 10 anos. O racismo acabou se expandindo e chegando à internet, o que aumenta a sua incidência e dificulta o seu combate. No mundo globalizado, onde o acesso a informação foi facilitado, é inadmissível ver que há inúmeras pessoas que utilizam essa ferramenta para propagar o ódio e o preconceito.
Com isso, é necessário… Além disso, também é importante que o racismo seja combatido desde a infância, ensinando a criança sobre como é fundamental respeitar as diferenças.
O governo federal deve criar uma política pública para oferecer melhores condições e oportunidades de emprego a população negra através de parcerias com grandes empresas, com cotas garantidas para porcentagem de contratação desse grupo populacional. Além disso, também é importante que o racismo seja combatido desde a infância, ensinando a criança sempre como é fundamental respeitar as diferenças.
Espera-se, com isso proporcionar igualdade entre brancos e negros, de forma a não haver desproporcionalidade socioeconômica e, também garantir que as gerações futuras cresçam sem o preconceito que está enraizado na sociedade, sendo esses os principais mecanismo para combater o racismo no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, você começou com uma boa introdução, mas não exemplificou os problemas a serem destrinchados no D1 e D2, é preciso!
    Faltou conectivos na sua redação, cuidado!
    Tem partes confusas que acredito ser falta de atenção, mas com um pouco mais de leitura e dedicação sobre outras redações você pode entender a estrutura. Sua conclusão está boa, contudo, como falei aí encima, carece de estrutura.
    Espero ter ajudado de algum modo.
    PS: Não sou nenhum profissional da aérea.

    • 1
  2. SUA INTRODUÇÃO TÁ PERFEITA

    Em primeira instância,
    (USO DA PRIMEIRA PESSOA, CUIDADO!!!!!!!!!!!!!)podemos ver(EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, É VÁLIDO ANALISAR) que a população negra do nosso país sofre com problemas socioeconômicos, como subemprego, salários inferiores ou dificuldades para conseguir vagas de emprego, derivados dos 300 anos de escravidão que seus ancestrais foram submetidos(PROVE ISSO, USE UM REPERTÓRIO). A abolição tardia, a falta de trabalho, moradia e alimentação deixaram essa população desamparada, causando reflexos negativos que podem ser observados atualmente. É inaceitável que a população negra atual ainda sofra com o histórico de descaso. (USE MAIS CONECTIVOS)

    Em segunda instância, uma pesquisa feita pelo portal G1, revela que 70% dos brasileiros avaliam que o preconceito e a discriminação contra a população negra aumentaram nos últimos 10 anos.(USE UM CONECTIVO) O racismo acabou se expandindo e chegando à internet, o que aumenta a sua incidência e dificulta o seu combate.(USE UM CONECTIVO) No mundo globalizado, onde o acesso a informação foi facilitado, é inadmissível ver que há inúmeras pessoas que utilizam essa ferramenta para propagar o ódio e o preconceito.
    Com isso, é necessário(RETIRE)… Além disso, também é importante que o racismo seja combatido desde a infância, ensinando a criança sobre como é fundamental respeitar as diferenças.(OU VC FALA SOBRE RACISMO NO AMBIENTE VIRTUAL OU EDUCAÇÃO) (ISSO DEMONSTRA QUE VC NÃO TEVE PLANEJAMENTO)

    (COMECE COM UM TÓPICO FRASAL)
    O (G)governo (F)federal(,) deve criar uma política pública para oferecer melhores condições e oportunidades de emprego a população negra através de parcerias com grandes empresas, com cotas garantidas para porcentagem de contratação desse grupo populacional. Além disso, também é importante que o racismo seja combatido desde a infância,(RETIRE) ensinando a criança sempre como é fundamental respeitar as diferenças.
    Espera-se, com isso proporcionar igualdade entre brancos e negros, de forma a não haver desproporcionalidade socioeconômica e, também garantir que as gerações futuras cresçam sem o preconceito que está enraizado na sociedade, sendo esses os principais mecanismo para combater o racismo no Brasil

    C1:120
    C2:120
    C3:120
    C4:80
    C5:160

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.