Racismo: até quando?

  • 0

A discriminação racial deve ser considerada um assunto preocupante no século atual? Como a lógica do racismo se manifestou ao longo de sua trajetória? Será que é coerente dizer que um indíviduo é inferior ao outro somente pela cor de sua pele? Até quando deve se debater esse tema para que não haja de forma alguma tal preconceito?

Anos após a escravidão, ainda ouve se expressões como “cabelo de bombril”, “até que tem traços finos”, “macaco” e que são levadas, muitas vezes, como brincadeira, mas não: racismo não é humor. Portanto, não deve ser tratado com indiferença e, muito menos, ser utilizado para vitimizar pessoas de outras etnias que não sejam negras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o racismo no Brasil é “estrutural e institucionalizado” e “permeia todas as áreas da vida”,ou seja, ele vem de muito tempo e influencia em diversos setores, inclusive o econômico.

O fato que acaba sendo contraditório é que, segundo a pesquisa do IBGE em 2014, mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos. Com isso, se torna inadmissível qualquer realidade em que negros são tratados diferentes e têm menos oportunidades.

Racismo é crime, e é tão grave que quem o pratica tem noção disso. Contudo, ele permanece enraizado na sociedade brasileira e cabe a todos fazer com que isso se tenha um fim. É necessário que o Governo Brasileiro promova ações ao combate a discriminação e que discussões em relação a esse assunto estejam sempre presentes nos ambientes escolares e familiares. É uma luta constante e cansativa, porém é indiscutível que todos se beneficiariam em uma sociedade igualitária.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, Jhu, tudo bem com vc?
    Primeiramente, parabéns pelo seu texto! A princípio, gostei da ideia do seu texto, principalmente da introdução. No texto dissertativo deve estar totalmente conectado, para q isso ocorra, é preciso utilizar conjunções para dar a ideia de q seu texto está bem conectado e coeso. Eu costumo utilizar as conjunções no início dos 2 parágrafos argumentativos e também na conclusão, além de usar ao longo do texto para ele ficar coeso. Acho um tanto desnecessário o uso dos termos q vc utilizou no primeiro parágrafo argumentativo, logo eles vêem do senso comum, algo q vc deve fugir ao escrever uma redação.
    Vc poderia iniciar o segundo parágrafo, por exemplo: “Em primeira análise, pode-se ressaltar que na sociedade brasileira contemporânea há o uso de termos pejorativos que se encaixam na questão do racismo…”. No segundo parágrafo vc poderia aprofundar mais no tema citando filmes, livros, séries, dados estatísticos ( lembrado que devem ser verdadeiros e que devem passar segurança ao leitor).
    Na conclusão é legal a ideia q vc trouxe, mas poderia ter sido melhor trabalhada, escrevendo-se, então, frases conclusivas e logo após pode-se expor sua intervenção.
    Gostei do seu texto e minha nota seria 630, mais uma vez parabéns e qualquer coisa conte comigo!!

    • 1
  2. não estou certa sobre a questão de perguntas , mas pelo pouco que estudei , aparentemente , só devemos fazer perguntas , quando dados as resposta em seguidas ,Se o texto dissertativo argumentativo tem por função tentar convencer o leitor acerca do ponto de vista que está sendo defendido, seria uma estratégia muito eficiente colocar questões para que o leitor reflita sobre o sentido da existência enquanto lê a sua redação? Será que o objetivo do texto seria atendido? sua ideologia é algo muito particular , ou seja não cabe , a ser discutida.

    • 0
  3. Muito boa essa redação parabéns você tá melhorando bastante , você conseguiria 820 pontos fez tudo certo , os acentos as vírgula os parágrafos bem colocado , seu ponto de vista tá bom em relação ao texto citado . Parabéns você merece 820 nessa redação gostei de vê sua redaçao trás um assunto bastante importante para nossa sociedade

    • 0
  4. Palavras muito bem rebuscadas, alusão histórica , relato de fatos antecedentes que estão de acordo com o tema , excelente redação ! O único erro foi no segundo parágrafo e na primeira linha , onde você escreveu “ ouve se “ , acabou esquecendo do traço . Mas você tem um dicionário com palavras mais formais , difíceis , linguagem conotativa ao mesmo tempo

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.