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Racismo: a dor do bullying x o peso da culpa

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O racismo pode ser definido como um conjunto de ideias e de crenças que estabelece uma hierarquia entre as etnias, privilegiando umas, em detrimento de outras. Essa realidade não ocorre apenas no viés internacional, sendo também presente no Brasil. Nesse sentido, o racismo gera impactos, extremamente, negativos, seja para as pessoas que o recebe, seja, até mesmo, para quem o oferta, gratuitamente, e acaba por se arrepender profundamente

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o racismo é uma das formas de bullying, uma vez que rebaixa quem o sofre a um nível de inferioridade racial. Dessa forma, suas vítimas acabam sofrendo inúmeras consequências negativas em várias áreas da vida, tais como: transtornos de inferioridade, apatia, depressão e, até mesmo suicídio. Infelizmente, pessoas que não viveram uma sociedade ideal proferida certa vez pelo pastor Martin Luther King Jr, de que o sonho dele era o de que os negros – incluindo suas quatro crianças – um dia vivessem em uma sociedade que não os julgasse pela cor de sua pele, mas pelo caráter que apresentavam.

Não obstante a esse panorama, há de se dizer e observar também o outro lado da moeda, o lado pelo qual, em alguns casos, quem pratica atos racistas acaba sofrendo tanto quanto quem os recebeu. Assim, é crucial averiguar que o peso da culpa realmente pode ser grande e prejudicial para com aquele que se arrependeu. Metaforicamente, é como se o arrependimento tivesse gerado uma cicatriz à ferida do ato racista, já não dói mais, mas a marca permanece. Uma marca que pode trazer doenças psicossomáticas – tendo suas causas na mente e refletindo no corpo – do agressor, que também é um ser humano que precisa de cuidados, visto que tenha havido arrependimento.

Diante disso, portanto, é imprescindível que os cuidados sejam, não somente para com os indivíduos que foram inferiorizados única e exclusivamente pela cor de sua pele, mas também para quem proferiu tais insultos, arrependeu-se e, agora, encontra-se em um estado de dependência de cuidados. Logo, é necessário que o governo crie e sistematize uma política de Estado que abranja e inclua a população negra, cuidando por meio de associações com clínicas, tanto das vítimas, quanto de agressores arrependidos. Assim, o abismo racial no país irá se reduzir.

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3 Correções

  1. Boa noite, você poderia ter citado a frase de Martin Luther King “A injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar” logo na sua introdução, já iria valer como um contexto histórico/ filosófico, além dele ter sido um líder do movimento dos direitos civis dos negros, o que iria ter dado um plus na sua intro.

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  2. Boa Noite! Gostei do Tema, porém eu tiraria o peso da culpa!
    Vamos lá!

    Introdução: Senti falta do repertório cultural(vc poderia citar filmes, documentários, séries, livros…)para deixar o leitor empolgado ao ler!
    Não gostei do início, onde vc citou o que é o racismo(achei um pouco exagerado), vc podia ter citado, mas de forma mais abreviada.

    Desenvolvimento: Colocar dados sobre o preconceito racial ou até mesmo crimes cometidos por conta da cor da pele;
    Senti falta de + repertório cultural ou vc poderia utilizar argumentos de autoridade(para fazer com que o leitor colocasse confiança ao ler o seu texto);

    Conclusão: SEJA MAIS PRECISO,VÁ DIRETO AO PONTO!
    NÃO ENCONTREI OS 5 ELEMENTOS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA SUA REDAÇÃO(O QUE DESCONTA PONTOS) NA ÚLTIMA COMPETÊNCIA!

    ATENÇÃO: CUIDADO COM A ESCOLHA DE CONJUNÇÕES E NEXOS!
    Você colocou: ”Diante disso, portanto, é imprescindível que…”.(não achei legal !).
    OBS: Cuidado com vírgulas!!

    Espero que te ajude a melhorar!

    Fernanda Mello…………………………………………………………………………………………

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  3. BOA NOITE ^_^

    > Parabéns pela redação.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160. SENTI FALTA DE SEU REPERTÓRIO SÓCIO-CULTURAL, ISSO CONTA MUITOS PONTOS. TENTE CITAR- LIVROS, PENSAMENTO, DADOS, CONCEITOS …..

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 . SENTI FALTA NOVAMENTE DE SEU REPORTÓRIO SÓCIO-CULTURAL. TOME CUIDADO.

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180 ( Detalhe mais um pouco se puder, POIS NÃO ENCONTREI A PRESENÇA DE TODOS OS GENTES DA CONCLUSÃO. )
    – AGENTE: Orgãos do governo
    -MEIO: Onde a ação será realizada ( REDES SÓCIAS, PALESTRAS…)
    -AÇÃO: Atividade que será realizada, para a realização devida do problema.
    -DETALHAMENTO
    -RESULTADO: Pontos positivos que essa/ á ação apresentará a sociedade.

    # ESPERO TER AJUDADO !

    > SUCESSO, BOA NOITE \( ^_^)/

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