Racismo

  • 0

No seriado “Todo Mundo Odeia o Cris”, é retratado a vida de Cris, um garoto negro que estuda numa escola da qual é composta por alunos e professores brancos, dos quais o banalizam e discriminam pelo seu jeito e a cor de pele que possui. Assim como na trama, observa-se na conjuntura brasileira acontecimentos que ocorreram ao longo da história humana que tiveram como consequência o racismo e preconceito, afetando a vida econômica, emocional e mental da população negra.
Primeiramente, é indubitável dizer que o preconceito tem suas raízes no período colonial, onde cidadãos negros eram vistos como propriedades e mercadorias. Outrossim, até hoje esses indivíduos recebem rótulos mentirosos, como, por exemplo, o estereótipo de que possuem maior tendência a seguirem a vida do crime em troca do dinheiro fácil.
Ademais, a falta de oportunidades trabalhistas assola em grande potencial o público negro devido ao racismo onde acabam não conseguindo tal emprego, mesmo possuindo mais especialização do que os demais. Tendo como consequência a alta taxa de moradores de ruas que não obtiveram chances nos empregos ou, ainda sim, tiveram que mudar de cidade em busca de uma vida melhor.
Interfere-se portanto, que o preconceito associado a cor da pele precisa ter suas fundações desfeitas. Para tanto o Ministério da Educação juntamente com o poder legislativo exercido pelo Congresso Nacional, realize debates e palestras a fim de conscientizar os jovens sobre a problemática, assim induzindo e formando uma nova geração da qual erradicará o racismo. Afinal, os jovens de hoje são os adultos de amanhã.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: A introdução está boa, mas poderia ser mais objetiva. além disso, você não desenvolveu nenhum dos argumentos apresentados na tese.

    D1: Você falou das origens do racismo, mas não os relacionou ás dificuldades que a problemática causa

    D2: Aqui, você apresenta um problema que não foi citado na introdução, e ele não possui nenhum desenvolvimento nem referência sociocultural.

    D3: Se estabelece uma boa relação de causa e consequência, mas não possui nenhum dado específico que o comprove.

    Intervenção: Faltou o meio e o detalhamento da ação.

    O principal problema da sua redação são os desenvolvimentos. Além de não conter nada que se relacione com sua tese, eles ficaram incompletos, pois não se conectaram com as problemáticas apresentada na introdução. Ademais, sua estrutura foge do modelo Enem. abaixo, vão algumas dicas sobre isso:

    – Quando treinar alguma redação, pega uma proposta mais específica, como ”as consequências do racismo na sociedade brasiliera”, pois é assim que o enem costuma cobrar;
    – Leia algumas redações nota mil, pra pegar a base da redação;
    – Assista a alguns videos no youtube sobre redação, tanto repertório quanto estrutura, tudo;
    – Continue fazendo redações. O enem está perto, mas ainda dá tempo de aumentar a nota.

    Espero ter ajudado! Se puder dar uma passadinha no meu perfil e corrigir alguma redação minha, ficaria agradecida :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.