Cenários de protestos relacionados ao racismo vêm sido vistos mundialmente na atualidade. O preconceito racial é um ato de ignorância da humanidade, que apresenta perpetuação ao longo das gerações, tornando-se muitas vezes pretexto estapafúrdio para justificar prejulgamentos, e em casos mais graves, agressões verbais e físicas a pessoas negras.
A magnitude que a população contemporânea repudia a discriminação por cor vem se expandindo cada vez mais. Homicídios e violência associadas ao racismo aumentam a cada dia no Brasil. Segundo o IBGE, a taxa de homicídio cresceu em 11,5% em 2020 relacionadas a pessoas negras, o que revela de fato uma desigualdade social por raça. Recentemente têm sido televisionado casos de agressões e morte por preconceito racial, como o caso ‘George Floyd’ mundialmente conhecido, por seguinte gerando protestos e inconformismo na população.
Com embasamento histórico, no século XV, podia se observar uma hierarquia de raças fundada por portugueses com o início do tráfico de escravos e a designação de que os brancos teriam propriedade sob os negros. Em 13 de maio de 1888 houve a abolição da escravatura pelo decreto da Lei Áurea. Desde então surgiram lideranças no mundo todo como referência contra o preconceito racial, nomes como Martin Luther King e Nelson Mandela são lembrados nesse aspecto, pois contribuíram positivamente com seus ideias em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
Dado o exposto pode-se concluir que o racismo além de ser um ato de incultura, é crime inafiançável segundo a Constituição Federal, pois viola direitos e liberdade individual. Cabe a autoridades Judiciais revigorar penas, isso em conjunto com o governo, que por sua vez pode criar novos programas de inclusão e igualdade social, e aperfeiçoar os já existentes, investir na educação para que as novas gerações tenham conhecimento da relevância do processo igualitário. Cabe a população abandonar hábitos racistas, como priorizar pessoas por cor, até nos aspectos minimalista, expressões como ‘Lista Negra’, ‘A Coisa Está Preta’, que associam negro a como algo negativo. A luta deve ser diária, visando sempre a igualdade, e a liberdade que é direito de todos.
camilly Diniz
oii, boa noite
introdução:
“Cenários de protestos relacionados ao racismo vêm sido vistos mundialmente na atualidade.” nessa parte acho que você poderia ter exemplificado, citando o “Black lives matter” por exemplo.
senti falta de citar as teses (por que o racismo ainda acontece) na introdução.
“O preconceito racial é um ato de ignorância da humanidade, que apresenta …” essa parte precisa de um conectivo no início, para “ligar” as duas partes.
ex: sendo assim, O preconceito racial é um ato de ignorância da humanidade, que apresenta…
desenvolvimento 1:
” Homicídios e violência associadas ao racismo aumentam a cada dia no Brasil.” seria melhor ter começado o parágrafo com essa frase, com um conectivo de afirmação.
ex: certamente, Homicídios e violência associadas ao racismo aumentam a cada dia no Brasil.
“Recentemente têm sido televisionado casos de agressões e morte por preconceito racial, como o caso ‘George Floyd’ mundialmente conhecido, por seguinte gerando protestos e inconformismo na população.” televisionados** e mortes* *
eu finalizaria o parágrafo com a primeira frase + um conectivo, dessa forma:
“ou seja, A magnitude que a população contemporânea repudia a discriminação por cor vem se expandindo cada vez mais.”
desenvolvimento 2:
sempre iniciar o parágrafo com conectivo, nesse caso um de adição. (além disso, ademais etc.)
necessidade de um conectivo de contrariedade aqui “Em 13 de maio de 1888 houve a abolição da escravatura pelo decreto da Lei Áurea.” ficaria assim:
“porém em 13 de maio de 1888 houve a abolição da escravatura pelo decreto da Lei Áurea.”
conclusão:
falta de vírgula aqui “Dado o exposto pode-se concluir”
dado o exposto, pode-se concluir
“Dado o exposto pode-se concluir que o racismo além de ser um ato de incultura, é crime inafiançável segundo a Constituição Federal” eu mudaria essa parte do crime inanfiançavel, porque esse é um parágrafo para concluir as ideias e você não tinha citado isso antes no texto.
gostei da última parte, mas só para te ajudar a se organizar melhor eu te indico seguir essa estrutura:
agente (quem vai fazer a mudança)
ação (o que vai fazer)
modo( como vai fazer)
finalidade (para que vai fazer)
detalhamento ( dar detalhes sobre a ação)
ESPERO TER AJUDADO :)
taissakkk
>Na sua introdução faltaram:repertório e problemas. Você apenas atribuiu significado ao preconceito através da sua própria opnião sem se embassar em uma fonte que te desse credibilidade a essa informação, e com relação aos problemas você não colocou sim ressalvas a problemática do racismo, porém não de maneira coerente e coesa de modo a desenvolve-los nos seus desenvolvimentos.
>Seu segundo parágrafo ficou totalmente confuso e sem coesão ou coerência alguma sobre as informações dadas no primeiro parágrafo. Você citou o caso do George Floyd sem mínima coerência com o fato anterior discutido no próprio parágrafo.
>Seu terceiro parágrafo apesar de trazer informações importantes sobre a história negra e o racismo novamente não traz nenhuma referência a alguma informação anterior e não mostra como isso se aplica na nossa sociedade hoje. Basicamente, você só jogou as informações no parágrafo
>O parágrafo de conclusão apresenta uma solução a problemática, porém novamente temos problemas de coesão e coerência.
Aspectos gerais:
Percebi que você possui um conhecimento bem raso sobre a estrutura do texto dissertativo argumentativo, então te indito este vídeo https://youtu.be/evneF7mhhMU (pode assistir esse e outro para que você veja perspetivas diferentes e saiba mais ou menos como aplicar o modelo). Também vi que vc possui muitos erros de coesão e coerência, como vírgulas fora do lugar ou a falta delas, informações desconectas e etc.Então vou te indicar a princípio esses dois vídeos https://youtu.be/F6h229Iiufo https://youtu.be/WsY0MbTlPIY .Te falo para não desanimar com os erros, eles são uma oportunidade de melhorar e são uma ferramenta para o seu desenvolvimento, também te aconselho a não somente olhar esses vídeos que te mandei e pesquisar mais sobre o assunto para se desenvolver cada vez mais.Espero que tenha ajudado :)