O racismo infelizmente é algo que está intrínseco na sociedade, e sem dúvida pode-se afirmar que sua principal raiz é a escravidão.Mesmo depois de um século de sua abolição, e mesmo após a criação de leis que tratam esse tipo de preconceito como crime, pessoas continuamente não são tratadas como deveria. Perante essa esfera problemática, é importante que medidas sejam tomadas por parte dos regentes dessa sociedade para que se possa garantir que as pessoas, independente da sua cor de nascença continuem seguras.
Precipuamente é fundamental observar que de acordo com o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisando casos registrados entre 2005 e 2015, 71% das vítimas de homicídio no Brasil são negras, vidas tiradas apenas pela cor de sua pele. No livro “utopia” de Thomas More ele retrata uma sociedade perfeita, onde não existe conflitos e está tudo bem, mas pode-se perceber claramente que no mundo real as coisas não são assim, porém deve ser criado políticas públicas a fim de conscientizar as pessoas de suas ações, para que se possa evitar constrangimentos e desentendimentos.
Outrossim deve-se evidenciar que a população negra já está cansada de não ser tratada com o devido respeito que merece e de ficar sempre as margens da sociedade.Muitas vezes fazem o mesmo trabalho que outro, porém não recebe o mesmo salário. Lamentavelmente a população afrodescendente brasileira ainda luta por igualdade salarial. As questões ressaltadas contribuem para o mau funcionamento da gestão estatal, levando em conta que em muitos casos o governo o governo se omite de suas responsabilidades perante o povo.
Destarte é preciso que medidas cabíveis sejam acionadas, como por exemplo: o poder legislativo poderia criar penas mais duras para a aqueles que ferirem a honra de outros. Se não for feito nada a respeito, criminosos desse tipo continuarão a praticar esse tipo de coisa, achando que nunca será punido, deve-se destacar que não é possível ter uma sociedade avançada e desenvolvida se não é feito nada a respeito para que isso aconteça.
Por favor,corrija de acordo com o ENEM
Desde já,agradeço!
anale
sua introduçao esta muito boa mas sinto que pode melhorar ainda, vc poderia falar sobre algum conhecimento de historia ou algum dado de filosofos.
Seu desenvolvimento precisa de mais argumentos solidos e vc precisa expor sua opiniao melhor.
Sua intervençao precisa de mais detalhes e ser mais estruturada.
Seu texto esta bom e acredito que vc pode fazer melhor do que isso, vc vai conseguir, acredite!
jc
C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa : 120
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto:160
C3: Selecionar, organizar, interpretar fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:200
C4: Conhecimento dos mecanismo linguísticos necessários para a construção de argumentação:160
C5: Respeito aos direitos humanos: 160
Nota final: 800
Uma dica: Só mais cuidado com a digitação, vi palavras escritas errada e também palavras repetidas, mais parabéns uma nota muito boa.
emylaine
INTRODUÇÃO:
Introduza sempre com uma frase impactante, o contextualizando com a atualidade
–gostei muito, bom us vocabular
– lembre, introducao precisa de alusao + tese + argumentos
DESENVOLVIMENTO:
vc apresenta repertórios muito bons, mas senti falta de um maior aprofundamento da sua opinião;
CONCLUSAO:
– falta conectivos, na verdade no texto inteiro
– Aprimore mais a intervenção de soluções mais solidas para o problema
mluizamarques
sua introduçao esta boa, mas senti falta de algum dado ou citaçao de filosofo, nao é obrigatorio mas mostra que seu repertorio cultural é grande. Seu desenvolvimento esta bom mas necessita de detalhamento e opiniao exposta.
Sua intervençao precisa de mais detalhes e de uma atençao maior ja que é uma das mais importantes na redaçao.
Com mais treino vc consegue se aperfeiçoar e melhorar, nao desanime, vc tem potencial.
Gabrielafaris
Na sua tese você já logo citou uma problemática, mas na tese só podemos apresentar sobre o que vamos falar, e o que vamos defender.
Você já disse o nome de Thomas More, não precisava colocar “ele”.
Tentar não usar a palavra “coisa” (2 parágrafo, 6° linha), substituir por talvez “Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, onde não existe conflitos e vivem em perfeita harmonia, mas claramente vivemos em mundo completamente problemático.
Você citou uma solução no meio de seu desenvolvimento, o que não pode acontecer, no desenvolvimento devemos apresentar argumentos para confirmar nossa tese, deixando a possível solução para a conclusão,
Novamente, na conclusão, você usa a palavra “coisa” (ultimo parágrafo, 4° linha) podemos substituir por exemplo por: “criminosos desta categoria continuarão a praticar o racismo”.
A sua ideia de escrita está boa, mas sua contextualização ainda há muito o que melhorar, ler outras redações corrigidas dos mesmos temas ajuda muito, treinar mais palavras diversas, se atentar as regras de redação (como: o que posso colocar na tese, desenvolvimento, conclusão, etc); se atentar aos conectivos, para que sejam mais coerentes e desenvolver as ideias melhor no papel, ajudam bastante
espero que tenha ajudado! <3
naiara
MINHA OPINIÃO DE LEIGA:
INTRODUÇÃO: achei boa, vc introduziu o problema. Senti falta de um uso de repertório. talvez um livro ou um filme. Não que seja obrigatório, mas acho interessante começar usando algum desses recursos.
sua tese: “Perante essa esfera problemática, é importante que medidas sejam tomadas por parte dos regentes dessa sociedade para que se possa garantir que as pessoas, independente da sua cor de nascença continuem seguras.”
2°parágrafo:
vc apresenta repertórios muito bons, mas senti falta de um maior aprofundamento da sua opinião;
3°parágrafo: bom;
sua proposta de intervenção não esta completa, vc apresenta agente, o meio e o modo, mas falta finalidade e detalhamento;
minhas considerações fiais: eu diria que seu texto apresenta características de uma texto dissertativo argumentativo, porém vc deve se atentar ao fato de elaborar teses maia claras e usar mais conectivos pra que seu texto fique coeso.
se atente também ao uso das vírgulas e concordância verbal e nominal.
é isso! espero que ajude de alguma forma e mais uma vez ressalto que não sou profissional, continue praticando.