Na série de televisão canadense ”Anne Whith an E” é feita uma representação dos séculos XVI e XVII, quando uma personagem indígena chamada ”Ka’Kwet”,é agredida e mantida presa em uma escola com o intuito de catequizar crianças. De fato os séculos XVI e XVII influenciaram na discriminação e preconceito do mundo atual fazendo com que não só os indígenas tenham suas terras, mas também seus direitos tomados.
Antes de tudo é importante lembrar que no Brasil indígenas de variadas etnias ocupam mais de 700 terras sendo isso 13% do território brasileiro, considerado um número pequeno. Além da ocupação mínima outro fator que influência nesses números é a invasão e ataque á propriedades indígenas que ocorre pela exploração ilegal de recursos naturais.
Apesar da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) ter sido criada para dar apoio aos povos indígenas ,estudos apontam que em 2019 o número de ataques as tribos foi de 160, trazendo medo e insegurança para as aldeias.
Buscando melhorar e preservar o estilo de vida dos nativos a FUNAI deve criar um centro de apoio aos indígenas por meio de verbas governamentais a fim de aumentar a segurança com delegacias de denúncia contra agressão e invasão de terras indígenas e restaurando terras ilegalmente invadidas através do apoio de voluntários a favor da causa dos nativos brasileiros, assim estabilizando a vida das tribos, trazendo segurança e os seus direitos novamente.
liviabernardes
Vamos por partes. Vou analisar cada parágrafo e indicar os erros que eu consiga detectar com minha exp.
Seu primeiro parágrafo, ficou bom graças ao seu comparativo apresentado porém pecou no principal: uma justificativa para o problema (por que contribuiu? por que começou?) que ocorreu nos séculos relatados e a falta de clareza que passa ao leitor e sua forma de pensar sobre sua forma de representar o racismo no texto, os quais foram repetidos desnecessariamente na linha seguinte.
Seu segundo e terceiro parágrafo podem ser curtos quando há escassez de linhas, porém o começo do segundo parágrafo deixou uma duvida no ar: “Antes de tudo é importante lembrar {…}” antes de que? a continuação do parágrafo termina confusa graças a isso. Seu desenvolvimento foi meio “solto” por não ter conexão direta com sua introdução, faltando conectivos esses quais deixariam seus argumentos mais lógicos.
Sua conclusão é plausível, apresenta uma boa proposta de intervenção ao apresentar quem, o que e com qual verba deve ser mediada a ação que condiz com a ideia central do texto.
C1 = 160
C2 = 120
C3 = 80
C4 = 120
C5 = 160
Nota final: 640
NatáliaPereiraFaria
No primeiro paragrafo você esqueceu de colocar a tese. Em relação ao segundo paragrafo, faltou uma frase que retomasse a ideia inicial, O terceiro também está incompleto, desenvolva mais o paragrafo. Quanto a conclusão está muito bem desenvolvida mas faltou você acrescentar de qual órgão do governo essa verba deve ser retirada.
Mayaradearaujofeitosa
No primeiro parágrafo faltou você abordar um pouco sobre o tema para que o leitor entenda sobre o que você quer falar . E para você não se perder na redação faça com três parágrafos quando voce pegar a prática você faz com quatro. E sua conclusão está boa e sempre treine com os mesmos temas e ver o que você acrescentou ou diminuiu para ver se ficou melhor.