Iniciante

Questão da crise hídrica no Brasil

  • 1

PS: Favor, corrijam a redação padrão ENEM, com as respectivas notas das competências. Grata.

 

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 3º o objetivo de garantir o desenvolvimento nacional. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a questão da crise hídrica no Brasil. Tais fatores se devem pelo forte prevalecimento da agroindústria, além da falta de conscientização dos cidadãos.

Em uma primeira análise, cabe ressaltar o impacto significativo da agropecuária brasileira para com a questão hídrica, que ocorre não só no Brasil, mas também no mundo todo. No documentário produzido pela Netflix, Cowspiracy, é abordado os perigos e a influência negativa que o setor da lavoura apresenta para com o ecossistema. Em um quilograma de carne bovina, são gastos 24 mil litros de água, além da produção de carne contribuir para a poluição atmosférica e o aumento do efeito estufa. Dessa forma, se a população continuar seguindo uma dieta onívora, com ênfase no consumo pecuário, a crise de água irá manter-se, e até mesmo expandir.

Outrossim, a ignorância da sociedade em relação ao quadro hídrico, é outro item a ser avaliado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a contemporaneidade nesse quesito. São muitos os indivíduos que desperdiçam água, sem ter a noção que os recursos terrestres são finitos. Apesar de a superfície planetária apresentar 70% de água, apenas 3% é potável, e, caso um dia ela se esgote, apenas membros da elite terão condições de pagar pelo tratamento da água salgada. Por esse motivo, é imprescindível que uma iniciativa seja tomada.

Urge, portanto, a necessidade de combater essas desavenças. Para tal, é fundamental que o Ministério da Educação, por meio de intervenções nas mídias sociais, promova campanhas educativas e informativas com relação à questão hídrica, a fim de sanar essa problemática no Brasil e conscientizar os brasileiros. Ademais, o Ministério da Saúde pode desenvolver um programa de boas práticas alimentares, através de anúncios publicitários, para melhorar a saúde da população de forma a diminuir o consumo de carne. Com tais iniciativas, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 3º.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação está ótima, bem desenvolvida e argumentada. Você desenvolveu bem o texto, argumentou de maneira excelente, mostrou domínio do assunto e da linguagem formal, soube propor a intervenção. Procure usar mais conectivos em suas abordagens
    C1- 180

    C2-200

    C3-200

    C4- 160

    C5- 200

    = 940

    • 0
  2. Competência 1: 200
    Ótimo domínio da norma culta.

    Competência 2: 200
    Ótima compreensão do tema e da proposta.

    Competência 3: 200
    Ótima argumentação.

    Competência 4: 160
    Falta de ênfase no quadro brasileiro no desenvolvimento.

    Competência 5: 200
    Ótima proposta de intervenção.

    Total: 960

    • 0
  3. Evite prerrogativa de conscientização, pois, já está obsoleta.
    Ficaria mais interessante a troca do ministério da educação pelo da fazenda.
    Usa conectivos da maneira correta.
    Se possível faça sempre uma proposta de intervenção para os dois problemas.
    C1= 180
    C2=200
    C3=200
    C4=200
    C5= 160

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.