A Amazônia Legal abrange 59% do território brasileiro e detém grande parte da fauna e flora. Além disso, nela estão presentes atividades (como extrativismo vegetal, mineração, agricultura e pecuária), que pela prática do desmatamento, interferem na biodiversidade e acarretam as queimadas. Estas, por sua vez ganharam destaque não só no país, como também no cenário mundial recentemente. Por isso, é imprescindível discutir o assunto.
Portanto, a exploração desenfreada é um dos responsáveis pelo problema. Isso, porque ela se liga ao setor primário e indústria, que por sua vez requer produtividade em menor tempo. Como consequência, há pouco crescimento sustentável, apesar do potencial da área para isso. Aliás, diante do aumento nos focos de incêndio, o presidente francês Emmanuel Macron, além de reconhecer as riquezas locais, afirmou ainda que a Amazônia é ‘’bem comum’’. Já o Fundo Mundial da Natureza (WWF), em 2020, foi além ao considerar o papel dos indígenas para a preservação de tais riquezas: subsistência a partir dos recursos disponíveis. O que é totalmente oposto às medidas tomadas pela ‘’bancada ruralista’’. Assim, além do impacto à natureza há um grande impacto social.
Além disso, a falta de um monitoramento mais conciso, hoje feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP), reforça a ocorrência dos eventos. Prova disso, é o próprio relatório divulgado pelo mesmo: ‘’Amazonas registra terceiro pior ano de queimadas da história.’’ Assim, tal falta corrobora com a grilagem e garimpo ilegal e reforça a impunidade. É importante salientar ainda, que o INEP atua na área desde 1998, contudo ela é patrimônio nacional segundo o artigo 225 e parágrafo quarto da Carta Magna. Portanto, não é bem da União. Logo, o Governo Estadual com seu desleixo reitera a frase de Pitágoras: ”Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance.”
Apesar disso, portanto, ele deverá receber apoio do Ministério do Meio Ambiente (para que de forma trimestral) os nativos sejam amparados na forma de investimentos que visem desde a preservação da cultura e terra até o extrativismo ecológico (principal). E isso deverá ocorrer ao mesmo tempo que subsídios importantes são enviados, a fim de aumentar o patrulhamento nas áreas mais atingidas. Dessa forma, será possível contribuir com a mitigação da problemática, promover a biodiversidade, além de impactar socialmente a área.
Vinícius13
Olá Daniel! Tudo certo? Bem, vou fazer uma breve correção acerca do meu ponto de vista sobre a sua correção, antes, devo lembrar que não sou um especialista, porém, vou fazer o meu melhor :)
1°Não consegui identificar a sua tese. Isso acaba prejudicando o seu texto, visto que cabe ao leitor identificar os seus argumentos. Além disso, faltou contextualizar e explicar o tema.
2°→ O desenvolvimento 2 não possui a sua opinião, há apenas fatos. Se atente a mostrar ao corretor sua visão sobre o assunto
3° → Assim como a nossa colega disse, tente evitar os parênteses
Você possui muitos repertorios e pontua muito bem! Apenas foque em “dizer” para o corretor o motivo de você achar o tema uma problemática.
C1:160
C2:120
C3:120
C4:80
C5:160
Total: 640
Meu objetivo é te ajudar no processo de evolução ao se escrever uma redação, espero que tenha ajudado :)
meltvsf
O repertório da redação está bom, porém precisa corrigir algumas coisas na introdução. Evite usar parênteses no texto, de preferência utilize – para destacar.
Exemplo: A Amazônia Legal abrange 59% do território brasileiro e detém grande parte da fauna e flora. Além disso, nela estão presentes atividades – como extrativismo vegetal, mineração, agricultura e pecuária – que, pela prática do desmatamento, interferem na biodiversidade e acarretam as queimadas.
Pode usar também só as vírgulas, sem uso de –
Exemplo: A Amazônia Legal abrange 59% do território brasileiro e detém grande parte da fauna e flora. Além disso, nela estão presentes atividades como extrativismo vegetal, mineração, agricultura e pecuária que, pela prática do desmatamento, interferem na biodiversidade e acarretam as queimadas.
Estude e treine mais o uso de conectivos, você errou o uso na sua redação algumas vezes.
Exemplo: Portanto(1), a exploração desenfreada é um dos responsáveis pelo problema
Isso, (2)porque ela se liga ao setor primário e indústria
OBSERVAÇÃO: É importante salientar ainda, que o INEP(x) atua na área desde 1998, contudo ela é patrimônio nacional segundo o …
ESTÁ ERRADO! O correto é INPE.
Heloisam.studies
A Amazônia Legal abrange 59% do território brasileiro e detém grande parte da fauna e flora. Além disso, nela estão presentes atividades (como extrativismo vegetal, mineração, agricultura e pecuária), que pela prática do desmatamento, interferem na biodiversidade e acarretam as queimadas. Estas, por sua vez (1) ganharam destaque não só no país, como também no cenário mundial recentemente. Por isso, é imprescindível discutir o assunto(2)
1- VÍRGULA
2- EXPLIQUE O ASSUNTO
FALTA DE CONECTIVOS VÁLIDOS
AUSÊNCIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO
Portanto(1), a exploração desenfreada é um dos responsáveis pelo problema(2). Isso, (3)porque ela se liga ao setor primário e indústria,(4) que por sua vez requer produtividade em menor tempo. Como consequência, há pouco crescimento sustentável, apesar do potencial da área para isso. Aliás, diante do aumento nos focos de incêndio, o presidente francês Emmanuel Macron, além de reconhecer as riquezas locais, afirmou ainda que a Amazônia é ‘’bem comum’’. Já o Fundo Mundial da Natureza (WWF), em 2020, foi além ao considerar o papel dos indígenas para a preservação de tais riquezas: subsistência a partir dos recursos disponíveis. O que é totalmente oposto às medidas tomadas pela ‘’bancada ruralista’’. Assim, além do impacto à natureza há um grande impacto social.
1- CONECTIVO ERRADO, OPTE POR EM PRIMEIRO PLANO/EM PRIMEIRA ANÁLISE
2- IMPORTANTE ESPECIFICAR
3- SEM VÍRGULA
4- CORRETO SERIA : E À INDÚSTRIA
REPERTÓRIOS QUE NÃO FORAM BEM APLICADOS
AUSÊNCIA DE CONECTIVOS VÁLIDOS
Além disso, a falta de um monitoramento mais conciso, hoje feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP)(1), reforça a ocorrência dos eventos. Prova disso, é o próprio relatório divulgado pelo mesmo: ‘’Amazonas registra terceiro pior ano de queimadas da história.’’ Assim, tal falta corrobora com a grilagem e garimpo ilegal e reforça a impunidade. É importante salientar ainda, que o INEP atua na área desde 1998, contudo ela é patrimônio nacional segundo o artigo 225 e parágrafo quarto da Carta Magna. Portanto, não é bem da União. Logo, o Governo Estadual com seu desleixo reitera a frase de Pitágoras: ”Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance.”
1-CORRETO SERIA: INPE
PARÁGRAFO COMPLETAMENTE EXPOSITIVO
AUSÊNCIA DE CONECTORES VÁLIDOS
Apesar disso, portanto, ele deverá receber apoio do Ministério do Meio Ambiente (para que de forma trimestral) os nativos sejam amparados na forma de investimentos que visem desde a preservação da cultura e terra até o extrativismo ecológico (principal). E isso deverá ocorrer ao mesmo tempo que subsídios importantes são enviados, a fim de aumentar o patrulhamento nas áreas mais atingidas. Dessa forma, será possível contribuir com a mitigação da problemática, promover a biodiversidade, além de impactar socialmente a área.
EVITE USO DE PARÊNTESES EM SUAS REDAÇÕES
EVITE USO DAS PALAVRAS : PROBLEMA E PROBLEMÁTICA
C1:160
C2: 120
C3:80
C4:80
C5: 120
TOTAL: 560