Iniciante

Queimadas na Amazônia

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a natureza é destruída pela busca incansável do lucro, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da perseguição do ser humano em querer cada vez mais lucrar.  Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Precipuamente, é fulcral pontuar que a perda de patrimônio ambiental devido a floresta Amazônia estar em chamas deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades,o excesso compulsivo do homem em cada vez querer estar no topo da cadeia gera consequência, uma delas é desmatar áreas para lucrar . Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o as queimadas, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Agente De Defesa Ambiental, será revertido em mão de obra para plantarem nos locais que foram queimados e leis mais severas com multas maiores.Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das queimadas em florestas, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Compartilhar

3 Correções

  1. Qualidade dos argumentos: Este item é sempre o mais difícil, não é mesmo? Em sua intervenção, você poderia explorar com mais assertividade quem determina a distribuição dos recursos federais para novos plantios, desmates legais e exploração econômica ambiental no país. Da mesma forma, quem faz a propositura de leis (Congresso) que implica em multas e suspensões. O Tribunal de Contas da União e o Agente de Defesa Ambiental e suas ações estão subordinadas a instâncias superiores, visto que um é fiscalizador e o outro é operacional. Estão fora do centro de tomada de decisões.

    • 0
  2. Olá, Caio, tudo bem?
    O seu texto tem pontos fortes, como bons conectivos, vocabulário e repertório relevante. Tem boa coesão, é lógico (coerente). Se você está se preparando para a área do Direito, seu potencial é ótimo, parabéns!
    Dá para melhorar ainda mais. Alguns destaques para você analisar:
    Introdução: “No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega (…)”. O autor a quem você se refere defende uma sociedade sem conflitos ou apenas a retrata? Se ele defende, seria bom você deixar isso claro para fazer a conexão dessa afirmativa com o verbo “pregar”, que é uma ação que envolve muita convicção. “(…) a natureza é destruída pela busca incansável do lucro, as quais dificultam a concretização dos planos de More.” Você usou as quais, que se referem a um plural feminino, que inexiste na sentença anterior. Reveja esse pronome relativo, ok? “Esse cenário antagônico é fruto tanto da perseguição do ser humano em querer cada vez mais lucrar”. O uso de tanto implica duas ou mais relações causais. Você mencionou só uma, dá para adicionar outras usando o conectivo “quanto”.
    Crase: “devido a floresta” precisa de crase. Se substituirmos “floresta” por “cerrado” ficaria: “devido ao cerrado estar em chamas”. Olha aí o artigo masculino, provando que é necessário um artigo feminino, de maneira análoga.
    Ortografia: “o estado é responsável”. Nesta referência a Hobber, o estado é a entidade, portanto, deve iniciar com maiúscula: o Estado.
    Argumento: “o excesso compulsivo”. Será que você quis dizer isso mesmo? Não seria um desejo compulsivo, um querer, uma vontade?
    Concordância em número: “gera consequência, uma delas”. Escolha entre “consequência>e coloque dois pontos para introduzir qual seria essa consequência” ou “consequências> delas”.
    Qualidade dos argumentos: Este item é sempre o mais difícil, não é mesmo? Em sua intervenção, você poderia explorar com mais assertividade quem determina a distribuição dos recursos federais para novos plantios, desmates legais e exploração econômica ambiental no país. Da mesma forma, quem faz a propositura de leis (Congresso) que implica em multas e suspensões. O Tribunal de Contas da União e o Agente de Defesa Ambiental e suas ações estão subordinadas a instâncias superiores, visto que um é fiscalizador e o outro é operacional. Estão fora do centro de tomada de decisões. Outro detalhe: fazendo uma busca muito rápida no Google, esta expressão aparece várias vezes, portanto, pode ser roubar pontos na correção no quesito “autoria”.
    Espero ter ajudado, Caio! Persevere e bons treinos! Um abraço!

    • 0
  3. Boa tarde
    você precisa melhorar mais os seus argumentos, e acrescentar mais conectivos pra ligar uma palavra a outra! Também acho que você deve detalhar mais a sua proposta de intervenção. Mais sua redação está boa!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.