Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa?

  • 0

Tema: Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa?

Objetivo: Concurso do Banco do Brasil – Escriturário 2018

Redação:

Se de um lado as organizações possuem uma preocupação legítima em atenderem tantas demandas quanto forem possíveis, elas possuem também uma preocupação legítima quanto à perenidade do negócio. Assim, embora a filantropia tenha ganhado destaque junto às prioridades empresariais, a responsabilidade social é motivada pela competitividade.
Em termos econômicos, uma empresa necessita, mesmo se não possuir fins lucrativos, de meios de sobrevivência. Neste sentido, atuar de forma filantrópica sobre um eixo é uma resposta complementar em meio a outros benefícios que a entidade pode reverter para o meio em que ela está inserida. Sua capacidade de retenção de talentos, metodologias tecnológicas de baixa agressão ao meio ambiente e qualidade do produto a ser entregue, são fatores decisivos para a cativação do cliente ou sua completa indiferença.
Isso demonstra, portanto, que o destaque sobre os concorrentes é um fator fundamental para o contínuo incremento de seus recursos e suas capacidades. Uma empresa, tornando-se tão boa no segmento em que atua, pode ampliar sua entrega de valor através do posicionamento com excelência nas esferas sob sua influência, isto é, a sociedade como um todo.
Desta forma, amparada pela estabilidade de uma empresa que se diferencia no mercado, a filantropia se torna viável. As organizações que passam por este dilema, poderiam consultar órgãos especializados no desempenho de práticas de gestão saudáveis, como o SEBRAE, que auxilia no crescimento empresarial seguro e sustentável, revelando que a competitividade não é sinônimo de prática predatória, mas que perseguir a excelência colabora para uma sociedade suprida cada vez melhor .

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom, seu texto não está com uma estrutura bem visivelmente de uma redação. Os parágrafos estão longos, especialmente a introdução.
    Você tem uma tese a ser defendida muito boa, revise algumas questões ortográficas de coesão e coerência, pois umas frases não receberam conectivos corretos, deixando um pouco confuso. No mais, esse pode ser um forte argumento.

    • 0
  2. Se de um lado as organizações possuem uma preocupação legítima em atenderem tantas demandas quanto forem possíveis, elas possuem também uma preocupação legítima quanto à perenidade do negócio. Assim, embora a filantropia tenha ganhado destaque junto às prioridades empresariais, a responsabilidade social é motivada pela competitividade.
    – Sugestão de reescrita (Se por um lado as organizações possuem uma preocupação legítima em atender o maior número de demandas possíveis, por outro, têm a necessidade da perenidade do negócio.) Não é necessário a repetição da sentença “possuem uma preocupação legítima”. –
    Em um texto dissertativo argumentativo é necessário a presença de argumentos (Opiniões embasadas em fatos), o ideal é que eles sejam apresentados logo no final da introdução e desenvolvidos nos dois parágrafos subsequentes.

    Em termos econômicos, uma empresa necessita, mesmo se não possuir fins lucrativos, de meios de sobrevivência. Neste sentido, atuar de forma filantrópica sobre um eixo é uma resposta complementar em meio a outros benefícios que a entidade pode reverter para o meio em que ela está inserida. Sua capacidade de retenção de talentos, metodologias tecnológicas de baixa agressão ao meio ambiente e qualidade do produto a ser entregue, são fatores decisivos para a cativação do cliente ou sua completa indiferença.
    Isso demonstra, portanto, que o destaque sobre os concorrentes é um fator fundamental para o contínuo incremento de seus recursos e suas capacidades. Uma empresa, tornando-se (Uma empresa que se torna) tão boa no segmento em que atua, pode ampliar sua entrega de valor através do posicionamento com excelência nas esferas sob sua influência, isto é, a sociedade como um todo.
    Desta forma, amparada pela estabilidade de uma empresa que se diferencia no mercado, a filantropia se torna viável. As organizações que passam por este dilema, poderiam consultar órgãos especializados no desempenho de práticas de gestão saudáveis, como o SEBRAE, que auxilia no crescimento empresarial seguro e sustentável, revelando que a competitividade não é sinônimo de prática predatória, mas que perseguir a excelência colabora para uma sociedade suprida cada vez melhor.
    Considerações finais:
    Bom domínio da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais;
    Nenhuma palavra grafada de forma incorreta;
    Vocabulário vasto;
    Necessita melhorar a seleção e organização dos argumentos em defesa do ponto de vista.
    No mais, espero ter contribuído para seus estudos 😉

    • 0
  3. NÃO TEM O MODELO DE UMA REDAÇÃO DO ENEM
    A REDAÇÃO DO ENEM É ESTRUTURA POR: UMA INTRODUÇÃO, DOIS DESENVOLVIMENTO E UMA CONCLUSÃO
    RESPEITANDO AS COMPETÊNCIAS
    FAÇO CORREÇÃO DETALHADA
    E AINDA TE DOU 22 REPERTÓRIOS ENTRE ELES DE MÚSICAS, SÉRIES…
    POSSO TE ENSINAR MAIS PELO MEU WHATZAPP (81987291158)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.