Durante a segunda guerra mundial é visto pelo mundo um homem que teve o seu nome marcado na história, Hitler apesar de ser um genocida fez a Alemanha grande e temida por todos em um momento de conflitos e incertezas.Comandou o exército alemão e todo o seu povo com manipulações e ordens. Diante de tudo isso a pergunta é, Hitler realmente foi um líder ? Afinal, qual o papel de um líder?
Existem diferentes formas de passar a sua mensagem, a diferença é, como as pessoas irão receber esse recado.
Há várias formas de se liderar e em todos os casos geram-se consequências para si e por todos que estão a volta. Pessoas lideram por populismo, mentiras e credibilidade, o primeiro se torna mais eficaz, pois basta ver o que seus liderados desejam e fazer conforme suas vontades, um modo que não significa estar 100% certo. O segundo é perigoso, pois basta manipular e agir conforme a estratégia elaborada. O terceiro é o mais difícil, pois dependendo dos casos terá que tomar decisões onde pessoas em sua volta poderão de revoltar.
Credibilidade, uma palavra que todos os líderes deveriam ter como um modo de ser, agir desta forma mostra o por que se tornou um líder, tomar decisões difíceis sabendo da revolta a seu redor, somente para fazer o certo e instaurar o bem a todos , esse é o papel de um bom líder, aquele que age conforme o que é certo mesmo sabendo se isso acabaria com o seu apoio.
saletewalter
Temática polêmica e também difícil de escrever hein!
Mas muito interessante: qual o papel de um líder? O titulo é instigante e também leva o autor da redação à abordar as duas facetas de ser líder: liderar para o bem ou para o mal. Vai da escolha de cada ser humano.
A referência inicial a Hitler é bastante valida tendo em vista que ele foi um grande líder alemão, embora tenha se utilizado desta liderança para fazer o mal à judeus e homossexuais, os não pertencentes a raça ariana.
Vale ressaltar que além dele ter sido um líder ele levou a população alemã através de seu discurso e convencimento à adotar também sua ideologia. A população alemã foi condizente com tudo o que ele fez.
No Brasil outro exemplo de líder foi Getúlio Vargas. Que liderou e buscou apoio popular. Era líder populista. Fazia políticas públicas voltadas a classe trabalhadora com intuito de receber apoio político desta classe. Ou seja ele era oportunista.
Gostei da forma como você abordou as 3 diferentes formas de se liderar. Mas sugiro que na conclusão além de enfatizar a credibilidade seria necessário voltar a fazer referência a sua tese inicial.
Espero ter ajudado!