Doutor

Qual o futuro do meu e do seu trabalhou ? Já pensou?

  • 0

No futuro,com a implementação de novas tecnologias e das inteligências artificias, estima-se que a jornada do trabalho humano deve ser reduzido pela metade. Por essa ótica, tais conquistas são fundamentais para a saúde psíquica do Homem, porém representam a expectativa de problemas futuros que devem surgir, sobretudo, as demissões em massa oriundas das implementações de máquinas como mão de obra. Logo, deve-se discutir a problemática e promover medida para mitigá-la.

Primeiramente, é importante pontuar que a implementação de novas tecnologias é um marco importante para a melhora da saúde mental dos trabalhadores. Isso porque, os modelos vigentes de produção visam a atuação dos profissionais em atividades cada vez mais rotineiras e repetitivas, as quais podem gerar distúrbios psicológicos, como stress, ansiedade e burnout. Dessa forma, a implementação das máquinas irá garantir ao trabalhador mais tempo para desfrutar do lazer e de atividades as quais promovam o bem estar psicológico e emocional.

Apesar disso, a adição de novos apetrechos modernos no ambiente laboral representa uma problemática de ordem socieconômico, uma vez que gera a demissão da mão obra oriunda de sua troca por esses apetrechos. Isso se dá porque a capacidade produtiva desse engenhos é maior que a de uma pessoa, além de mitigar a necessidade de salários. Nesse contexto, como exemplos disso, tem-se a revolução verde do Brasil que ocorre desde 1960, a qual gerou inúmeros desempregados oriundos de sua troca por máquinas capazes de realizar a agricultura de forma mais eficiente.

Desse modo, portanto, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Para tanto, o Governo Federal em parceria das mídias televisivas e digitais, por meio de propagandas governamentais, deve informar a população acerca das novas profissões do futuro, bem como as expectativas e novidades que devem alterar os ambientes de trabalho. Assim, o corpo civil irá focar em atividades que serão lucrativas a longo prazo e que não irão torna-se obsoletas. Com essa medida posta em prática, será possível garantir um futuro do trabalho muito mais saudável e harmônico para a sociedade e a economia.

Compartilhar

6 Correções

  1. Quando eu vi o nome BICODEVIUVA, logo entrei para dar uma olhada.
    Só tenho uma coisa a dizer *oriunda* kkkkk, mas as duas palavras estão muito separadas uma da outra, não vejo problema, mas outras pessoas talvez sim.
    Falando da informação que você trouxe, a substituição dos humanos por máquinas ou o implantamento de novas tecnologias causa medo na sociedade e já foi muito tema para redações a um tempo, mas esse tema volta a retornar, muito legal e importante esse tema, o bom de ler todas essas redações é que você aprende a fazer uma e acaba descobrindo novos problemas. Por exemplo, não conhecia essa tal Revolução Verde, valeu!
    (Desse modo, portanto) no último paragrafo, na intervenção, ou voce usa *Desse modo* ou *Portanto*, nunca usar conectivos um do lado do outro, fora isso nota 1000 parabéns.
    Entretanto, eu quero saber se esta redação é autoral sua ou é um modelo da internet.
    Fabrício S2

    • 1
  2. Em primeira análise, bom, eu particularmente gostei da sua introdução/contextualização, contudo, eu achei que você poderia citar uma alusão histórica, dado que você citar o surgimento de “novas tecnologias”, e a utilização de mão de obra, poderia citar a segunda revolução industrial. Percebi algumas falta de crase em sua redação, algo mínimo, mas que demanda muita atenção. Sua proposta de intervenção está ótima, nem preciso falar nada.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.