Aprendiz

Quais atividades e atitudes poderão, de fato, ajudar a nossa vida a ser melhor e mais significativa?

  • 0

Corrijam em modelo vestibular, não é para Enem.

 

No livro Utopia, do filósofo inglês Thomás more, é retratado uma sociedade alternativa, na qual o corpo social em ações de coletividade promove uma vida harmônica e de qualidade estando no ápice da qualidade de vida. Contudo, tal cenário difere-se da hodierna sociedade, uma vez que suscitam-se questionamentos acerca de uma vida melhor, dado os problemas que afligem a população. Logo, torna-se válido analisar tais adversidades e quais atitudes são ideais para mitigar e garantir uma vida melhor.

É lícito, a priori, destacar que diversos são os percalços que impedem o alcance de uma vida de qualidade. Dentre os quais, destaca-se o consumismo, pois, contribui para o processo de degradação das relações sociais, colabora com o desequilíbrio ecológico e propicia doença, como a oniomania, caracterizada pela compulsão em compras que pode desencadear ansiedade. Para corroborar, a médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, evidencia em seu livro “Mentes consumistas”, o impacto significativo que esse comportamento gera no cotidiano dos pacientes interferindo diretamente na obtenção de uma vida de qualidade. Também, é público  que vivência-se a quebra do sinergismo ecológico propiciada por ações antrópicas, o que agrava problemas ambientais e de saúde humana, como o aquecimento global  que propicia problemas respiratórios.

Ademais, é válido ressaltar que para uma vida melhor é necessário atitudes significativas que possibilitem tal propósito. Nesse sentido, adotar práticas de sustentabilidade, como reciclar, reutilizar e reduzir o uso de embalagens, ou seja, preferir utilizar produtos que tenham refil, garantem a manutenção do bem-estar de todo ecossistema. Para além disso, o escritor boêmio Franz Kafka, afirma que “ a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. Desse modo, percebe-se que o ato de ser solidário e empático com a dor do próximo é de extrema relevância para uma coletividade harmônica, saudável e feliz. Outrossim, é pertinente desenvolver o próprio senso crítico, para que esteja envolvido diretamente com questões sociais podendo contribuir para melhorias de diversos setores.

Em suma, é perceptível que dar relevância a atividades que influenciam positivamente o corpo civil é ideal para uma vida melhor. Logo, é cabível compreender os problemas que cercam a coletividade para poder contribuir de maneira significativa, buscando a mitigação das adversidades.. Somente assim, a vida no ápice de sua melhoria retratada por Thomas More será uma realidade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem?Como você não disse qual o vestibular específico tentarei fazer uma correção mais ampla e me baseando em modelos como da unesp e fuvest.
    I:Nome de filósofos ou próprios são sempre maiusculos e evite repetir termos, como “qualidade” que foi escrita 2 vezes em um mesmo período. Fora isso, está tudo certo.
    D1:achei bem completo e contextualizado o seu parágrafo, notando quase nenhum erro.
    D2:a mesma coisa do primeiro desenvolvimento, parabéns!
    C:como não é necessário uma proposta em si, você apenas resumiu o que disse. Acho que podia ter só detalhado um pouco mais, mas achei completa e com os requisitos necessários.

    Espero ter te ajudado e continue treinando!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.