QUAIS AS CAUSAS PARA A EVASÃO ESCOLAR ENTRE OS ESTUDANTES BRASILEIROS?

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Conforme a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros possuem o direito de acesso à educação. Entretanto, por diversos motivos, muitos jovens brasileiros vêm deixando de frequentar o ambiente acadêmico, fazendo com que essa lei encontre-se ineficiente. Dessa maneira, convém analisar as causas que contribuem para a perpetuação desse processo de evasão escolar, que são: a gravidez precoce e o trabalho infantil entre os estudantes brasileiros.

Em primeiro plano, é determinante destacar que no filme “Simplesmente Acontece”, é retratada a vida da jovem Rosie, que acidentalmente fica grávida e, assim, deixa de seguir a sua rotina acadêmica. De maneira análoga, fora da ficção, é lícito pontuar que esse entretenimento aborda, justamente, uma das principais causas para a persistência da evasão escolar: a gravidez na adolescência. Isso decorre, sem dúvidas, da ausência de educação sexual na vida dos jovens, fazendo com que acabem chegando nesse tipo de situação e parem de frequentar o âmbito educacional.

Vale ressaltar que a presença do trabalho infantil também colabora para a problemática. Embora o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) busquem extinguir esse tipo de ação com uma lei, ela continua acontecendo e traz, infelizmente, consequências para a vida acadêmica dos estudantes. Tendo em vista que esse tipo de ato requer dedicação, os alunos de escolas brasileiras – que passam por essa situação – acabam trocando o setor educacional pela área de trabalho. Ou seja, esse processo contribui, imprescindivelmente, para a evasão escolar no território nacional.

Diante dos fatos mencionados, é notável que a evasão escolar é um impasse que possui causas problemáticas na vida de alguns estudantes brasileiros. Portanto, cabe ao Ministério da Educação criar campanhas nas escolas nacionais, através de palestras sobre a educação sexual, que busquem informar os alunos e prevenir problemas – como a gravidez indesejada – que levam eles a deixarem de frequentar as escolas. Ademais, o ECA deve reforçar sua lei contra trabalho infantil, a fim de diminuir a prática desse ato. Para que, dessa forma, haja substancialmente a mudança desse quadro complexo.

obs: se possível, deem nota… vlw :)

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5 Correções

  1. Oi Chernoboy! No geral, sua redação está muito boa! No entanto, tenho algumas observações:
    1. No segundo parágrafo, seria interessante adicionar uma frase que remeta ao seu tópico frasal antes da menção ao filme. Dessa forma, seria melhor escrever, por exemplo, ” Em primeiro plano, é determinante destacar que a gravidez precoce obstaculiza a formação dos jovens, impulsionando a evasão escolar. Esse cenário é abordado no filme “Simplesmente Acontece”, que retrata a vida da jovem Rosie..”
    2. A sua menção ao filme não configura uma analogia. (Apesar de não ser considerado um desvio, é bom evitar problemas com corretores mais rígidos).
    3. A maioria das redações que recebem nota 1000 utilizam a seguinte estrutura: “Ademais, é importante perceber que…” e suas variantes. Desse modo, talvez você devesse considerar sua adoção no segundo parágrafo.
    4. Para que sua argumentação ficasse mais completa, seria interessante acrescentar um exemplo ou estatística que corroborasse com a opinião apresenta no segundo parágrafo.
    5. Antes da expressão “ou seja” é necessário o uso de vírgulas.
    6. Sua proposta de intervenção ainda carece de alguns elementos: a finalidade e o detalhamento.
    7. O uso de “para que” exige subordinação à oração anterior. Desse modo, seria necessário o uso de vírgulas ou sua supressão.
    8. Seria interessante retomar a figura da sua introdução, a Constituição, no encerramento, mais precisamente, na última oração do seu texto. Pode-se dizer, por exemplo, “Somente assim o cenário defendido na Constituição será perceptíveis fora do papel”.
    Nota: 880
    Critério 1: 200
    Critério 2: 200
    Critério 3: 160
    Critério 4: 200
    Critério 5: 120
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
    E não se desanime! A prática leva a perfeição ;)

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  2. Oi, tudo bem?
    Gostei muito do seu texto e da sua escrita. Já logo adianto que não sou mestre em correções de redações e acredito que deve haver pessoas mais capacitação para isso neste site mas vou te dizer o que achei de acordo com o que sei sobre correções. Gostei muito do desenvolvimento do seu texto e dos exemplos que você usou, achei que isso deixou seu texto bem incorporado. Alguns erros de pontuação. Achei sua tese e interjeição muito boas

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  3. Olá, bom dia !
    Segue aqui a correção feita sob minha avalição:
    Competência I : Acredito que você atingiu 90 % da pontuação prevista para a competência I . A redação apresenta ótima estrutura sintática e um bom emprego da grafia e do registro exigido , porém ainda com pequenos deslizes no uso de pontos e vírgulas , ou seja , você demonstra bom domínio da modalidade escrita da língua portuguesa , com pouquíssimos desvios de pontuação .
    Competência II : Você atingiu 100 % da pontuação prevista para a competência II . O texto consiste com uma argumentação bastante ampla , atendendo bem os critérios da dissertação argumentativa , e apresenta um repertório sociocultural com boas analogias da cultura popular e acervos importantes de outras áreas do conhecimento .
    Competência III : Você atingiu 80 % da pontuação prevista para a competência III . O desenvolvimento agrega bastante informações ao texto de forma que , embora previsível , constrói uma argumentação organizada e com indícios de autoria , ou seja , você conseguiu desenvolver uma redação organizada no que tange as existências normativas de uma dissertação- argumentativa que , apesar de convencional, habitam traços autorais .
    Competência IV : Você atingiu 100 % da pontuação prevista para a competência IV . Seu texto demonstra um amplo conhecimento em recursos coesivos e bastante foco na utilização destes na construção dos argumentos .
    Competência V : Você atingiu 80 % da pontuação prevista para a competência IV . A articulação da proposta de redação foi muito bem articuladas , porém se fez ausente um grau maior na amplitude das intervenções e de seus detalhamentos .
    Nota final : 900

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  4. C1: 200
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5: 200
    T: 1000
    Oi, foi possível notar que você tem muito conhecimento sobre a norma culta padrão. utiliza bem os conectivos, trazendo mais coesão e coerência para o seu texto. gostei bastante dos seus repertórios, foram muito bem escolhidos, porém acredito que dava para ilustrar um pouquinho mais. porque eu sentir que você abordou mais uma situação geral e não houve uma situação mais direcionada, ok? mas está perfeito também, só uma dica. E sobre a conclusão, ta perfeita, colocou todos os elementos da proposta da forma mais correta possível. ( não sou nhm corretor, ta bom?) mas realmente seu texto ta perfeito.

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  5. Olá, bom dia, tudo bem?
    1.Ficou muito bom o uso da citação da Constituição Federal;
    2.Os período da sua introdução estão bem divididos;
    3.O que eu ressalto é a questão do último período, onde você apresenta os dois argumentos, acho que ele poderia ser reformulado assim “Dessa forma, nota-se a gravidez precoce e o trabalho infantil entre os estudantes brasileiros como impulsionadores da problemática” acho que ficaria mais legal;
    4.É interessante começar os parágrafos de desenvolvimento com um tópico frasal;
    5.Não precisa da vírgula após “Simplismente Acontece”;
    6.Gostei bastante da citação do filme;
    7.No segundo desenvolvimento você apresentou o tópico frasal “Vale ressaltar que a presença do trabalho infantil também colabora para a problemática” e ficou muito bom;
    8.Senti falta de um elemento coesivos no início do parágrafo como “Ademais”, “Outrossim” como você usou “Em primeiro plano” no primeiro desenvolvimento é bom usar “Em segundo plano”;
    9.Depois de “área de trabalho” deveria ser uma vírgula em vez de um ponto final;
    10.Senti falta de uma conclusão de pensamento que amarrase para o início da conclusão;
    11.Conferindo os elementos da conclusão:
    Ministério da Educação (AGENTE)
    criar campanhas nas escolas nacionais(Ação)
    através de palestras sobre a educação sexual, que busquem informar os alunos e prevenir problemas – como a gravidez indesejada – que levam eles a deixarem de frequentar as escolas. (Modo/Meio)

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