A publicidade infantil já é proibida no Brasil,existe uma lei feita pelo estatuto da criança e adolescente ECA (lei n°8.069/1990) que reconhece a criança como pessoa em desenvolvimento físico, social e emocional.
A publicidade diriginda à crianças é proibida, o superior tribunal de justiça, reforça a proibição em cada novo caso apresentado, honrando o compromisso do Estado com a proteção da infância.
Algumas marcas se aproveita da falta de maturidade do público para apresentar, com uso de personagens e de outros recursos para conseguir a venda de seus produtos.
Além de trazer problemas para a família com as crianças e os adolescentes como a violência e principalmente na saúde, a organização Mundial de Saúde defende o fim da publicidade devido a sua correlação com a obesidade infantil.
Para que possamos resolver esses problemas algumas atitudes simples podem ser tomadas, como outras lei mais desenvolvidas para cada tipo de caso, também pode ser feito um acompanhamento de profissionais para as crianças e adolescentes para auxiliar no crescimento delas profissionalmente sem as prejudicá-las.
Publicidade infantil proibida no Brasil
Compartilhar
anecaroline2002
Você tem uma boa linha de raciocínio, mas falta desenvolver e seguir a estrutura pedida pelo ENEM!
1 PARÁGRAFO:
– Você ter usado o ECA foi muito boa, porém você precisa explicar melhor essa lei e como ele se liga, diretamente, ao tema.
– Quando for usar algum órgão na redação, utilize letras maiúsculas nas siglas e no começo de cada palavra escrita por extenso e ou o nome, por extenso, ou a sigla deve vir entre parênteses.
– “… a criança como…” –> ” a criança, como…” (tem que colocar a vírgulas antes do como)
– Na sua redação, não possui uma TESE, o que é de, suma importância, para esse gênero textual.
– TODAS os temas do Enem são problemas, ou seja, você precisa ler o tema e entender qual o problema e deixá-lo destacado na introdução e é a partir dele que você vai achar seus argumentos e discuti-los ao longo do texto.
– Falta os argumentos na sua redação, ou seja, as causas, as consequências, isso fica ao seu gosto, escolha dois (ou duas causas ou duas consequências ou uma causa e uma consequência) e aborde cada um em cada parágrafo de desenvolvimento, geralmente, o 2 e o 3.
2 PARÁGRAFO:
– Os seus parágrafos estão muito curtos e pouco discutidos, faça a divisão em 4 parágrafos! (1-introdução –> 2- D1( causa 1) –> 3- D2( causa 2) –> 4- Proposta de intervenção.
– ” diriginda” NÃO EXISTE! –> ” dirigida”(correto)
– “… superior tribunal federal…” –> ” … Superior Tribunal Federal (STF)… “(correto)- letra maiúscula.
– A sua escolha de referência não foi produtiva, já que não ficou claro o que você quis dizer com ela e não teve interligação com um argumento, uma vez que você não selecionou nenhum.
3 PARÁGRAFO:
– “… marcas se aproveita da falta de maturidade…” –> “… se aproveitam da falta de maturidade…”
– “…apresentar, com uso de personagens e de outros recursos para conseguir a venda de seus produtos…” –> “… falta de maturidade do público para garantir a venda de seus produtos, por meio do uso de personagens e de outros recursos…” (essa foi minha sugestão de reescrita dessa oração!), mas busque reescrevê-la, pois está confusa e desconexa.
-“… Além de trazer problemas para a família com as crianças e os adolescentes como a violência e principalmente na saúde, a organização Mundial de Saúde defende o fim da publicidade devido a sua correlação com a obesidade infantil…” –>[ “… Além de trazer problemas para a família com as crianças e os adolescentes(,) como a violência e(,) principalmente(,) na saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS)(,) defende o fim da publicidade devido a sua correlação com a obesidade infantil..”]. (Minha sugestão de reescrita)
– Falta mais uma vez um argumento e uma argumentação sólida, um uso produtivo da analogia.
– Procure utilizar sinônimos, percebi a repetição de algumas palavras, como publicidade, criança e proibido.
5 PARÁGRAFO:
– Nesse parágrafo você vai sugerir uma solução para o problema que foi abordado lá na introdução e para garantir 200 pontos nessa competência, é necessário que haja: um agente(quem vai resolver o problema), uma ação( o que vai ser feito), um modo( como vai ser feito), um efeito( para que vai ser usado essa ação, especificamente) e por ser escolhido um dos tópicos citados (quem, o que…) e detalhar um deles.
– Você citou duas ações sem detalhamento, o que deixou vago, e deu um pequeno sinal de uma finalidade, todavia, mais uma vez sem uma discussão.
– Ficou evidente, também, ao longo do seu texto um escassez de conectivos, o quais servem para interligar os parágrafos e orações e, assim criar um raciocínio linear e compreensível da sua argumentação, como portanto, contudo, todavia, dessa forma, dessa maneira, mas, porém, os quais são avaliados na competência 4 de correção das redações ENEM.
NOTA:
C1: 120
C2: 40
C3: 40
C4: 80
C5: 40
TOTAL: 320
PS: A nota foi baixa sim, mas acredito que você tenha muito potencial para visualizar os erros e não cometê-los mais! #vemmilzão
OI, tudo bem?
Primeiramente vc deve prestar mais atenção na estrutura da redação e seguir as competências do ENEM para não perder pontos. OK?
-Introdução – muito curta e vc precisa desenvolver melhor, apresentar a tese e a problemática do tema, ah e tb não esqueça de fazer a conclusão da introd. Abordar a lei ECA foi uma ótima ideia.
Desenvolvimento- O desenvolvimento esta incompleto – busque estudar como faz, vai te ajudar muito- desenvolver a problemática e repertório é necessário
Conclusão – Sua solução foi uma boa, mas precisa colocar quem vai estabelecer essas leis, observei alguns erros de coesão.
Espero que minha correção seja útil
Continue se esforçando e bons estudos
asde11
A ideia da redação é muito boa, mas faltou seguir algumas competências para na hora do Enem não perder pontos.
A introdução está muito curta. Falar sobre a lei é interessante, mostra para os corretores que você sabe o que está fazendo. Mas falta a problematização e os argumentos.
No desenvolvimento acho que falta uma alusão, e conectivos ( são importantes, valem pontos nas competências ).
Na conclusão, foi legal a solução do problema. Mas também precisa de conectivo e tem alguns erros ortográficos ( virgula, ponto final )
ISMELLO
OI, tudo bem?
Primeiramente vc deve prestar mais atenção na estrutura da redação e seguir as competências do ENEM para não perder pontos. OK?
-Introdução – muito curta e vc precisa desenvolver melhor, apresentar a tese e a problemática do tema, ah e tb não esqueça de fazer a conclusão da introd. Abordar a lei ECA foi uma ótima ideia.
Desenvolvimento- O desenvolvimento esta incompleto – busque estudar como faz, vai te ajudar muito- desenvolver a problemática e repertório é necessário
Conclusão – Sua solução foi uma boa, mas precisa colocar quem vai estabelecer essas leis, observei alguns erros de coesão.
Espero que minha correção seja útil
Continue se esforçando e bons estudos