Publicidade infantil no Brasil

  • 0

No desenho animado “Kick Buttowski”, reproduzido diariamente por grandes canais de TV aberta, o personagem principal constantemente vivencia situações de extremo perigo após tentar trazer para sua realidade os anúncios que assiste na televisão, tais práticas frequentemente resultam na compra de produtos inadequados e várias fraturas em seu corpo, o que é reflexo da publicidade infantil em sua vida. Ao sair da ficção, é notório que a controversa exposta ainda percorre a atualidade. Diante desse cenário, é imprescindível pontuar fatores que favorecem tamanha problemática, destacando-se a carência informacional e a ausência de fiscalização.
Sob esse viés, é preciso analisar a influência da ignorância em relação ao assunto quando se trata da manipulação pela mídia. Como exemplo, tem-se o filme “A fantástica fábrica de chocolates”, onde há uma demasiada demanda de propagandas sobre um estabelecimento aparentemente magnífico e encantador, no entanto, após as crianças forçarem seus pais a levá-los até o lugar para degustarem dos doces como consequência de terem achado em meio a tantas compras uma “barra de ouro”, percebe-se um enorme engano. Partindo desse pressuposto, nota-se que a escassez de conhecimento contribui para a perpetuação desse cenário conturbado.
Em segunda análise, torna-se necessária a discussão acerca do desprovimento de policiamento por parte dos órgãos responsáveis. Nesse sentido, no ano de 2014 foi apresentada pelo Conanda (Conselho nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) uma deliberação na qual a publicidade infantil passa a ser considerada reprovável, inconveniente. Todavia, observa-se que tal atitude não ocasionou em enormes mudanças, por isso, é essencial sanar esse estorvo.
Torna-se evidente, portanto, a carência de reverter esse cenário. Posto isso, cabe ao MEC (Ministerio da Educação), responsável pelo aprendizado juvenil, a realização de campanhas socioeducacionais, por palestras debates e projetos, a fim de promover a conscientização a respeito dessa conduta, propondo, assim, a disseminação desse barbilho.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, eu gostei do seu texto, mas farei algumas ressalvas.
    Achei criativa a referência do desenho que você apresentou na introdução, pois trouxe um destaque inicial ao texto e criou uma narrativa inovadora ao trazer um elemento da cultura popular. Ao meu ver, esse tipo de referência pode ser favorável exatamente por demonstrar certa criatividade (o que funciona muito bem em alguns casos). Ao meu ver, a utilização de uma nova referência deste gênero pode enfraquecer o texto, porque pode soar repetitivo. Por esse motivo não gostei muito da alusão feita sobre o filme “A fantástica fábrica de chocolates”, onde poderia ser mais eficaz apelar para outro modelo de argumentação. Uma outra ressalva seria quanto ao uso dos dados apresentados que eu achei totalmente válido, mas pelo texto pareceu corrido junto com a finalização do texto, ou seja, a síntese dos argumentos se confundiu com a conclusão. Feitas as ressalvas, eu gostei do seu texto. É só a minha opinião, ok? um abraço :)

    • 1
  2. Olá, tudo bem?

    A sua redação está bem articulada e desenvolvida. O tema proposto foi abordado de maneira incrível e direta, as referências foram usadas de uma forma excelente. Só tente da próxima vez desenvolver melhor a sua conclusão para que fique melhor e lhe garanta uns pontos a mais.
    A referência do desenho na introdução ficou ótima :)

    • 1
  3. Olá, tudo bem?

    A sua redação está bem articulada e desenvolvida. O tema proposto foi abordado de maneira incrível e direta, as referências foram usadas de uma forma excelente. Só tente da próxima vez desenvolver melhor a sua conclusão para que fique melhor e lhe garanta uns pontos a mais.

    espero ter ajudado, bons estudos!! :)

    • 1
  4. Oii, vamos lá, vou falar com base no que vejo, fazer o possível para ser clara de alguma forma. Adorei sua redação, só uns detalhes: acho que o uso de “frequentemente”, no caso, para o que você quer dizer não seria o adequado, mas um “consequentemente, talvez ficaria melhor. De resto, gostei muito da introdução. <3

    D1 – Você faz boa exposição de provas argumentativas, mas eu senti falta de mais argumentos para você relacionar com os repertórios que trouxe.

    D2 – mesma coisa do um, eu achei ótimos os repertórios, mas faltou mais argumentação sobre eles trazendo pra realidade, o que não quer dizer que seu texto ficou ruim, pelo contrário, você mostra que tem bastante repertório.

    Conclusão: Pra mim, perfeita, só destacaria o uso do por sem *por meio*, é bom deixar bem evidente, vai que o corretor é chato (kkk)

    meninaaa, eu achei que tu fosse retomar o primeiro repertório, ia ficar massaaa. Eu amei esse primeiro

    Para mim:

    C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 120
    C4 – 180
    C5 – 200

    • 1
  5. Olá, seu texto está MUITO BOM ;)
    Você cometeu pequenos deslizes de coerência, mas está no rumo da perfeição.
    Você entendeu muito bem o tema, e colocou argumentos muito bons.
    Da próxima tente escrever um pouco mais na conclusão, e tente apresentar duas soluções, uma para cada tese desenvolvida nos 2 parágrafos de desenvolvimento.
    Amei a referência do desenho na introdução.
    Bons estudos ;)
    Nota; 920
    Bons estudos ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.