Iniciante

Publicidade Infantil (ENEM 2014)

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Na obra cinematográfica “Tempos Modernos”, os personagens principais, Carlitos e sua amiga, demonstram um grande desejo de consumo por uma casa aconchegante e bem equipada, pois essa transmitia a ideia de uma vida confortável. Esse é o imaginário reproduzido e valorizado pelas grandes indústrias do consumo, e a indústria publicitária auxilia significativamente na transmissão desse ideal, sendo que uma das problemáticas mais discutidas sobre esse meio é a publicidade infantil, já que as crianças não têm maturidade suficiente para se proteger da persuasão exercida pelos publicitários.

A mente infantil possui um amplo imaginativo, que é propício a publicidade, uma vez que essa desperta, inconsequentemente, um desejo de consumo exacerbado, e ao realizarem isso muitas crianças, devido a suas situações socioeconômicas, se sentem frustradas por terem seus desejos negados pelos pais, que se tornam os “vilões”, em virtude disso muitos países da Europa Ocidental bem como os Estados Unidos, inseriram políticas rígidas referentes a publicidade infantil, este último determinou um limite de 10 minutos e 30 segundos por hora nos finais de semana e limite de 12 minutos por hora nos dias de semana. Nesse sentido, se faz necessário no Brasil uma legislação que fiscalize a publicidade destinada ao público infantil.

Outro fator negligenciado pela legislação são os abusos publicitários referentes ao incentivo e apelo feito as crianças para o consumo de fast-foods, que contribuem para a obesidade infantil, e é possível constatar isso ao observar uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que mostrou que caso os anúncios de redes de fast food fossem eliminados, o número de crianças com sobrepeso seria quase 20% menor. Em virtude disso, há uma necessidade urgente na também regulamentação da publicidade referente a alimentação super calórica, ainda mais quando essa apela a imagens já conhecidas e adoradas pelo público infantil.

Mediante o exposto, é possível constatar que a publicidade infantil demonstra uma ameaça quando não possuí uma fiscalização e uma legislação adequada, visto que desperta um desejo de consumo exacerbado no público infantil, bem como auxilia no sobrepeso desses. Por isso, para combater tal perigo, é necessário que o Ministério da Comunicação juntamente com o setor Legislativo promovam leis, e campanhas, em diversas mídias de massa, que incentivem a diminuição do tempo de tela dessas propagandas, e também estipulem horários em que elas possam ser transmitidas, vale salientar ainda que o uso de personagens famosos, entre as crianças, também deve ser vedado, pois seguindo essas indicações o público infantil não continuará sendo um subjugado do sistema capitalista de consumo, além disso haveria também a diminuição da obesidade infantil.

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5 Correções

  1. Olá, a redação está boa, mas existem alguns pontos para se melhorar:
    Primeiro, a introdução precisa de uma melhor contextualização do tema, seja mais clara e exponha o tema da redação. A alusão utilizada não se encaixou muito bem no tema.
    Segundo, o desenvolvimento 1 e seu argumento, não foram muito bem trabalhados, precisaria de ser apresentado de uma maneira mais objetiva e reforçado a ideia do motivo do argumento existir. Diferentemente do argumento apresentado no desenvolvimento 2, que esse sim foi bem apresentado e contextualizado muito bem.
    Terceiro e ultimo, a conclusão foi muito boa, apresentou todos os requisitos necessários, porém a parte final, falando sobre personagens e capitalismo, foi desnecessária. Também você se repetiu ao falar novamente de obesidade, deixando este ponto repetitivo.

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  2. Boa tarde, segue correção comentada.
    MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
    *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
    *OS PARÊNTESES REFEREM-SE () À CORREÇÃO.
    -Logo de cara nota-se que você ultrapassou as 30 linhas que são o limite da redação. Pois a sua tem 36 linhas. Sair do local específico indicado para a escrita ZERA a sua prova, por motivos de poderem ser encarados como dica para o corretor. Porém não irei penalizar isso na hora da correção, pois entendo que talvez escrita a mão possa estar dentro dos padrões, mas irei enfatizar quantas linhas deveria conter cada paragrafo.
    Na obra cinematográfica “Tempos Modernos”, os personagens principais, Carlitos e sua amiga, demonstram um grande desejo de consumo por uma casa aconchegante e bem equipada, pois essa transmitia a ideia de uma vida confortável. Esse é o imaginário reproduzido e valorizado pelas grandes indústrias do consumo, e a indústria publicitária auxilia significativamente na transmissão desse ideal,( . ) sendo que uma das problemáticas mais discutidas sobre esse meio é a publicidade infantil, já que as crianças não têm maturidade suficiente para se proteger da persuasão exercida pelos publicitários.
    (não vi nenhum erro na introdução, contem menos que 8 linhas, que é o ideal de uma introdução, não passar disso, a sua problemática está boa, Porém só contem uma, e eu recomendaria que fizesse 2 e que tratasse cada uma delas em cada um dos parágrafos de desenvolvimento, conforme suas respectivas ordem na introdução, no ademais está tudo ok aqui).
    A mente infantil possui um amplo imaginativo, que é propício a publicidade,( . ou ; ) uma vez que essa desperta, inconsequentemente, um desejo de consumo exacerbado, e ao realizarem isso muitas crianças, devido a suas situações socioeconômicas, se sentem frustradas por terem seus desejos negados pelos pais, que se tornam os “vilões”,( . ) em virtude disso muitos países da Europa Ocidental bem como os Estados Unidos, (De acordo com a divisão da Unesco, os países que fazem parte da Europa Ocidental são: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, França, Holanda, Reino Unido etc. não conter EUA na lista.) inseriram políticas rígidas referentes a publicidade infantil, este último determinou um limite de 10 minutos e 30 segundos por hora nos finais de semana e limite de 12 minutos por hora nos dias de semana. Nesse sentido, se faz necessário no Brasil uma legislação que fiscalize a publicidade destinada ao público infantil.
    (aqui já se nota que tem 9 linhas, onde o ideal é não passar de 7. Tirando o erro grotesco de dizer que o EUA é da Europa e erros de pontuação, você desenvolveu bem, mostrou bem que isso era um problema e argumentou bem.)
    Outro fator negligenciado pela legislação são os abusos publicitários referentes ao incentivo e apelo feito as crianças para o consumo de fast-foods, que contribuem para a obesidade infantil, e é possível constatar isso ao observar uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que mostrou que caso os anúncios de redes de fast food (“fast-foods” não esqueça do hífen e também não esqueça de por no plural) fossem eliminados, o número de crianças com sobrepeso seria quase 20% menor. Em virtude disso, há uma necessidade urgente na também regulamentação da publicidade referente a alimentação super calórica, ainda mais quando essa apela a imagens já conhecidas e adoradas pelo público infantil.
    (este paragrafo contem 8 linhas, onde o ideal seria apenas 7. Boa criou uma outra problemática aqui no início do desenvolvimento, é perfeitamente válido, mas ainda sim eu aconselho que faça isso lá na introdução, que te dá mais espaço para argumentar no parágrafo de desenvolvimento.)
    Mediante o exposto, é possível constatar que a publicidade infantil demonstra uma ameaça quando não possuí uma fiscalização e uma legislação adequada,( . ou ;) visto que desperta um desejo de consumo exacerbado no público infantil, bem como auxilia no sobrepeso desses. Por isso, para combater tal perigo, é necessário que o Ministério da Comunicação (agente) juntamente com o setor Legislativo (agente) promovam leis (ação), e campanhas (ação), em diversas mídias de massa (modo), que incentivem a diminuição do tempo de tela dessas propagandas (modo), e também estipulem horários em que elas possam ser transmitidas (modo), vale salientar ainda que o uso de personagens famosos, entre as crianças, também deve ser vedado (modo), ( . ) pois seguindo essas indicações o público infantil não continuará sendo um subjugado do sistema capitalista de consumo (efeito), além disso haveria também a diminuição da obesidade infantil (efeito).
    (esse parágrafo contem 11 linhas, onde o ideal é conter apenas 8. Aqui os erros foram só de pontuação, e foram poucos, porém acredito que tenha posto muitos modos, dessa forma sua proposta de intervenção ficou demasiadamente longa e redundante)
    COMPETÊNCIA I: 150 (não teve palavras rebuscadas, porém não achei repetitivo e teve penalidade pela pontuação)
    COMPETÊNCIA II: 200 (fez isso muito bem botando referências/dados no decorrer do texto e principalmente na introdução)
    COMPETÊNCIA III: 150 (pelo erro grotesco em dizer que os EUA é da União Europeia)
    COMPETÊNCIA IV: 200 (soube argumentar e estruturar o texto de forma correta, apesar do tamanho, da qual eu disse que não tiraria ponto por isso)
    COMPETÊNCIA V: 200 (cumpre corretamente o que é pedido na competência)
    NOTA ESTIPULADA: 900 (parabéns)

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  3. Sua redação está perfeita.
    Tem uma ótima introdução.
    E a referência inicial foi excelente.
    Segue com concordância e coerência, sendo que repeitou tos o critérios de uma redação, e fechou com uma boa proposta e intervenção.
    E tomou todos os cuidados necessário para não desviar do tema, e nem perdeu a linha de pensamento.

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  4. Redação muito boa creio que atingiu todas as competência necessária, abordou o tema de maneira consistente.
    Introdução:
    Apresentou uma alusão, contextualizou, problematizou e se posicionou com a tese.
    Desenvolvimento :
    Reforçou o posicionamento com argumentos que conectaram o texto.
    Conclusão:
    Apresentou a proposta de intervenção com detalhamento.

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