Iniciante

Publicidade infantil em questão no Brasil (ENEM 2014)

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Na série “Boa Sorte, Charlie!”, o personagem Gabe, uma criança de 12 anos, aceita participar do comercial do parque “Super Adventure Land”, porém, o parque procura influenciar as crianças e gerar lucro. Fora da ficção, no Brasil, as propagandas infantis são realidade na mídia, e possuem o objetivo de chamar atenção do público infantil. Nesse sentido, isso se deve à utilização de elementos infantis(como personagens de desenhos animados, que resulta no consumo irracional por parte das crianças.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o uso de personagens famosos nas propagandas é um problema. No Brasil, não há uma lei que impede as empresas de usarem um personagem em propagandas e embalagens de produtos. Dessa forma, as crianças são atraídas para a compra de um produto quando veem algo que admiram, seja nas propagandas, seja nas embalagens. Assim, as empresas utilizam tal recurso para atrair esse público e gerar altos lucros.

Consequentemente, as crianças se tornarão consumidores irracionais no futuro. Nessa perspectiva, cabe mencionar o caso repercutido nas redes sociais de uma criança norte-americana, que gastou 87 mil reais em um jogo para celulares, e segundo a mãe dela, isso foi por causa de um produto no jogo que lhe chamou atenção. Logo, é possível inferir que, se medidas não forem tomadas, os próximos consumidores irão se basear apenas na “beleza” das publicidades, gerando um consumo irracional e um enorme lucro às empresas.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom) deve restringir as empresas de usar personagens infantis como marketing para seus negócios, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que o uso de tais personagens é proibido, e em caso de desobediência, acarretará em consequências, como multa. Assim, tal ação terá a finalidade de evitar um consumismo futuro movido pela aparência de uma propaganda.

Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

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3 Correções

  1. Olá, espero ajudar ( não sou especialista)

    Introdução – a tese está confusa, vc poderia ter desenvolvido melhor, gostei que vc usou repertório

    O D1 – eu gostei, vc poderia utilizar um repertório
    para enriquecer o desenvolvimento

    O D2 – Acredito que você poderia desenvolver mais, na parte ” isso foi por causa” , vc poderia usar “isso ocorreu devido”

    Conclusão – gostei muito

    Minhas notas pra vc seriam

    Introdução – 160
    Desenvolvimento 1 – 160
    Desenvolvimento 2 – 160
    Conclusão – 200

    Total = 680

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  2. Oi, não sou especialista mas vou tentar ajudar
    Na Introdução, sua tese poderia ter ficado um pouco mais clara. Ficou um pouco confusa.
    No segundo parágrafo, faltou um repertório, um detalhamento, para dar uma base aos seus argumentos, ou seja, uma citação, um dado estatístico, algo assim.
    No terceiro, é necessário colocar a fonte das informações que você mostrou.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200

    T: 800

    • 1
  3. Olá! Vou tentar te ajudar
    ** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!

    Pontos positivos: Você conseguiu contextualizar bem o tema utilizando um repertório ótimo. Conseguiu o relacionar bem com a problemática em questão.
    Pontos negativos: **Os próximos pontos que irei falar são opcionais e não estão errados, apenas darei alguns conselhos pra tentar melhorar um pouco –> Cuidado com o uso de conectivos em conjunto. No trecho “Nesse sentido, isso se deve …” talvez ficaria melhor se tivesse colocado conectivos que “ligassem” melhor seu texto. A sua tese não está muito clara da maneira como colocou os fatores e os conectivos. Acredito que tenha sido um erro de digitação, mas cuidado com os parênteses.

    Desenvolvimento(1) ->
    Pontos positivos: O desenvolvimento do seu raciocínio está corretíssimo.
    Pontos negativos: Tente sempre, em cada parágrafo de desenvolvimento, inserir um repertório para validar o que você está falando. Você poderia ter citado uma propaganda em específico para comprovar que isso realmente acontece. Utilizar repertórios soma e muito na sua nota final. Após escolher um, conecte ele no seu raciocínio fazendo com que seu desenvolvimento fique claro e consistente. Por exemplo: Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o uso de personagens famosos nas propagandas é um problema. No Brasil, não há uma lei que impede as empresas de usarem um personagem em propagandas e embalagens de produtos. Frequentemente, é possível ver propagandas de roupas, brinquedos e comida utilizando personalidades amadas pelo público infantil. Um exemplo disso é o Mc Donalds, que sempre utiliza celebridades ou personagens animados para entreter e persuadir a criança a querer aquele produto. Além disso, a estratégia do brinquedo no Mc Lanche Feliz é outra forma de chamar a atenção das crianças nos comerciais. Dessa forma, as crianças são atraídas para a compra de um produto quando veem algo que admiram, seja nas propagandas, seja nas embalagens. Assim, as empresas utilizam tal recurso para atrair esse público e gerar altos lucros.
    ** Esse foi só um exemplo, você poderia ter usado outras propaganda também.

    Desenvolvimento(2) ->
    Pontos positivos: Você utilizou bem o repertório e o relacionou com o tema deste parágrafo.
    Pontos negativos: **É só um conselho: Tente desenvolver (“encher linguiça” com bom conteúdo) mais seu desenvolvimento. Pense que o corretor é alguém extremamente raso de ideias no assunto e detalhe tudo que for falar para que ele entenda bem, assim a sua nota irá aumentar consideravelmente.

    Conclusão ->
    Pontos positivos: Sua conclusão está muito boa e tem os 5 elementos necessários. Parabéns!
    Pontos negativos: Cuidado com períodos muito longos! Tente separar o elemento finalidade da proposta de intervenção do fechamento do seu texto. Não é aconselhável fazer os dois em uma só frase. Por exemplo: “[…] desobediência, acarretará em consequências, como multa. Assim, tal ação terá a finalidade de evitar um consumismo futuro movido pela aparência de uma propaganda. Quem sabe, dessa maneira, a publicidade infantil não seja mais um problema no Brasil.”

    Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
    Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
    Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 160
    Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
    Competência 5 (Proposta de intervenção) = 200
    Nota final = 880

    Parabéns :)
    Espero ter ajudado!

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