Aprendiz

Publicidade infantil em questão no Brasil (ENEM 2014)

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Segundo o escritor Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação. Consoante a esse pensamento, ressalta-se o desprazer com relação à publicidade infantil no Brasil, pois ela traz danos às crianças e, portanto, é um entrave à evolução do país. Nesse contexto, os efeitos do marketing direcionado aos pequenos são a persuasão sobre esse público, bem como o incentivo ao consumismo. 

Em primeira análise, as propagandas direcionadas ao grupo infantil são uma problemática porque têm o poder de persuadir esses indivíduos, já que eles não têm uma visão crítica sobre os interesses do mercado. Sob essa ótica, relaciona-se o pensamento do francês Pierre Bourdieu de que aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em ferramenta de manipulação. Contrariando o sociólogo, os meios midiáticos manipulam as crianças por meio dos anúncios e as induzem à compra de determinados produtos, não respeitando a ingenuidade desse público. Desse modo, o marketing infantil no ambiente brasileiro colabora para o regresso da pátria, visto que é um mecanismo de persuasão. 

Ademais, o nocivo consumismo na infância persiste influenciado pelo conteúdo publicitário. Nesse sentido, o filósofo Adorno está correto ao defender que o consumidor não é soberano, como a indústria cultural queria fazer crer, ele não é seu sujeito, mas seu objeto. Concordante a isso, tal indústria, por meio da publicidade e com interesses financeiros, faz das crianças uma peça ao incentivar o consumo excessivo, haja vista são fabricados itens com personagens além de brinquedos colecionáveis que conduzem a compra, mesmo quando não há necessidade, e, assim, ampliam o lucro das corporações. Destarte, as empresas são agentes promotoras da compra exagerada pela parcela infantil, dessa forma, esses consumidores não são tratados como pessoas, mas como objetos. 

Portanto, são necessárias medidas para combater os danos causados pela problemática. Para que isso ocorra, os pais, responsáveis pelo desenvolvimento sadio das crianças, devem acompanhar o que os filhos consomem por meio da mídia, como a TV, tal ação deve ser feita mediante o controle dos canais de informação que as crianças têm acesso, a fim de impedir que elas sejam manipuladas e direcionadas a compra demasiada. Com o mesmo objetivo, o Governo Federal deve punir, por intermédio da aplicação de multas, as empresas que divulgarem propagandas abusivas. Assim sendo, o descontentamento referente a publicidade infantil se constituirá uma ação rumo ao avanço do Brasil, como defende Wilde. 

 

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2 Correções

  1. Introdução muito boa, contudo seria interessante deixar mais claro sobre como o problema acontece. No 1o parágrafo de desenvolvimento, não ficou muito claro a relação de democracia com a problemática, contudo ficou bem relacionado a questão da persuasão e como ela afeta toda a população. O 2o parágrafo de desenvolvimento está impecável! Sua conclusão aborda muito bem o agente, ação e meio!

    NOTA: 890

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  2. Eu não sou especialista, mas vou tentar escrever alguns pontos que notei olhando o texto
    1- introdução: sua introdução está bem feita, porém não entendi a relação da frase de Oscar Wilde com o tema, não entendi o que a insatisfação tem a ver com o tema.
    2- Desenvolvimento 1: aqui você começa sua argumentação muito bem e frase citada se relaciona perfeitamente com o tema
    3- Desenvolvimento 2: aqui você volta mais uma vez para uma citação, é a terceira vez que faz isso no texto, pode ficar repetitivo e parecer que você só tem isso como repertório para embasar seus argumentos, tente substituir isso por dados científicos, geográficos, exemplificações, etc.
    4- conclusão:
    – a conclusão está boa, porém na parte que você cita o governo, seria interessante interessante direcionar mais especificamente quem do governo, poderia ser o ministério
    das comunicações ou o CONAR, por exemplo. Uma dica seria também foca nas redes sociais, porque hoje em dia as crianças acabam recebendo mais influência de aplicativos de celulares do que da própria TV.

    Seu texto está muito bom, sua ortografia é muito boa, trouxe bons argumentos, só tente diminuir um pouco o tamanho do texto.

    C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200/200
    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160/200
    C3: . Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200/200
    C5: Respeito aos direitos humanos 160/200

    Nota:920

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