De acordo com a Constituição Brasileira, no artigo 227, há defesa e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Entretanto, é perceptível a inadimplência desses direitos para com o público infantil, uma vez que é presente a influência da indústria cultural e a omissão governamental como agentes responsáveis pelos abusos intitulados na publicidade infantil, afetando assim, o desenvolvimento infanto-juvenil.
Em primeira análise, a indústria cultural voltada às crianças na mídia é uma entrave. Nessa lógica, observa- se que a persuasão capitalista que se utiliza da vulnerabilidade e da inocência das crianças para a obtenção de lucros, gera problemas no desenvolvimento infanto-juvenil, a exemplo disso, é notória tal dinâmica nas propagandas das empresas de fast foods como: Mcdonalds e Girffas, que usam dos brinquedos como principal meio de convencer a compra, concomitantemente ligada ao surgimento de doenças precoces nas crianças como: diabetes, obesidade e insuficiência cardíaca. Logo, a indústria de massa é a porta de entrada para a construção de novas culturas que desencadeiam consequências físicas ou psicológicas nos adolescentes.
Outrossim, a negligência governamental sobre o público jovem é um obstáculo. Segundo as regras contidas na Resolução 163 do Conanda é estabelecido restrição para a publicidade direcionadas às crianças de até 12 anos. No entanto, percebe-se tal omissão vivenciada nas redes de televisão como: Globo, Record, SBT, dentre outras emissoras que emitem propagandas coloridas com o auxílio de crianças para despertar olhares infantis, visando fins lucrativos. Portanto, o crescimento saudável das crianças é afetado , já que são vítimas do capitalismo exacerbado, ao mesmo tempo da desigualdade sócio-econômica e da erotização precoce.
Em suma, vale salientar que medidas sejam tomadas perante os ultrajes sofridos na publicidade infantil. Nesse viés, cabe a mídia, responsável pela transmissão da informação, suprimir as publicidades que fere os direitos infantis, por meio da propagandas que salientam as consequências das publicidades voltadas às crianças, a fim evitar problenas na sua vida futura. Além disso, o Governo, representatividade executiva estatal, deve estabelecer novas leis que sejam eficazes, através da criação de penas mais severas, desvinculado as crianças com o capitalismo. Deste modo, os direitos normativos à proteção da população infantil serão defintivamente instalados.
Agradeço qualquer avaliação que vier, se possível com nota de acordo com as competências do ENEM!!
estranhaemy
*******Tome cuidado com as pontuações;********
Seja mais objetiva;
Mostre domínio sobre o assunto abordado;
Mantenha a coesão e a coerência, ou seja, estabeleça uma linha de raciocínio harmônica;
Tente não fazer repetição de palavras, o clássico pleonasmo;
Cite falas de sociólogos, filósofos, músicas que elaboram a temática ou livros. Isto lhe dará pontos de conhecimentos gerais;
***************************************************************************
São um dos fatores que mais contam pontos no ENEM.
Fique sempre bem atenta diante a isso!
Espero ter ajudado. Boa sorte e bons estudos.
Você é capaz!
Thalyne
Olá, não vou saber corrigir sua redação por competência mas quero deixar umas observações…
Você tem bastante potencial para a escrita, um bom vocabulário, bons argumentos.. Porém, você acaba prolongado muito os desenvolvimentos, tente ser mais objetiva
Continue treinando que você vai longe!