Segundo o sociólogo Gilberto Freyre, “o ornamento da vida está na maneira como um país trata suas crianças”. Ressalta a importância do papel do Estado na formação de uma sociedade de bem. No entanto, é válido a relevância da prática publicitária para a manutenção e legitimação no sistema capitalista, mesmo sendo notório que sua construção parte da exploração da sociedade. Nota-se também uma nova estratégia cada vez mais crescente nos meios de propagação, a publicidade infantil. esse cenário antagônico é fruto não só do problema 1, mas também do problema 2.
Primordialmente, a propaganda sempre busca atingir o ponto fraco do consumidor, o desejo. As empresas lançam técnicas infalíveis, quanto mais simbólico o produto, mais interessante será. Essas técnicas podem vir a ser prejudicial para o desenvolvimento psicológico e social da criança, já que as mesmas são o público mais atingido, pois, dotadas de desejo e imaginação, creem no mundo utópico desenvolvido pelos efeitos dos anúncios. Assim, acabam vivenciando a fase pueril, entre a infância e adolescência, não detêm a criatividade desenvolvida e, consequentemente, são facilmente influenciadas. Além disso, pode pautar seu ideal de felicidade, como pode danificar o convívio social com outras crianças e com os pais.
De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, é na infância que os indivíduos passam pelo processo de socialização, ou seja, é nesse contexto que entra o modo de criação dos pais, na questão da moral e da ética, pois, o consumo é algo que deve ser ensinado pelos pais. Além disso, cabe também a participação do Estado em banir quaisquer tipo de propaganda que usem a ingenuidade infantil, usando a resolução n 170, (CONANDA) Conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente. Se, nesse período a criança for bombardeada por uma série de propagandas ideológicas, exemplo determinado produto sobre um desenho, logo irá concluir que a felicidade só existirá se ela possuir tal brinquedo. Dessa forma, mostra-se que essa conduta deve ser reformada.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar essa problemática. Desse modo, para que as crianças não sejam mais um alvo da alienação, é vultoso que haja um acordo entre o publicitário e o governo, cabe a ampliação da legislação atual, a fim de regularizar a publicidade infantil, como já acontece em outros países, visando a proibição de técnicas abusivas e inapropriadas. Enfim, aos pais, usar a ferramenta crucial para a formação de vida, a educação. assim, as crianças brasileiras serão livres de qualquer tipo de alheamento.
Ace
Parabéns pelo seu desempenho nesta redação! A conclusão e a introdução são fortes, e o resto do texto mostra um ponto de vista com argumentos fortes e coerentes do início ao fim.
Dito que o texto em geral está bom, só tenho algumas sugestões e alguns erros específicos que notei, que poderiam melhorar o texto:
Na argumentação, você poderia ter se aproveitado de comerciais infantis que existiram que poderia reforçar ainda mais seu ponto de vista. Principalmente no final do terceiro parágrafo, quando você diz que a criança concluirá “que a felicidade só existirá se ela possuir tal brinquedo”. Nessa parte em específico, seria interessante mencionar, por exemplo, o comercial de tesourinha do Mickey dos anos 90, que consiste numa criança repetindo, durante toda a propaganda, a frase: “eu tenho, você não tem”. Esse foi só um exemplo de um comercial infantil que veio agora à minha cabeça que reforça seu ponto, mas aposto que, numa rápida pesquisa, você pode achar muitos outros que se encaixam na categoria.
No primeiro parágrafo, você diz “problema 1” e “problema 2”. Eu não sei ao certo se isso realmente faria alguma diferença drástica no texto, mas procure escrever números por extenso (com exceção de dados como porcentagens, etc.). Experimente usar “primeiro problema”,”segundo problema”… soa mais estético e profissional. Novamente, não tenho certeza se isso de fato é um problema, então considere mais uma sugestão.
Por fim, a parte “exemplo determinado produto sobre um desenho” soou, na minha opinião, um pouco estranha e até mesmo ambígua. Compreendi a ideia que você quis passar, mas acho que é válido reescrever essa frase para melhorá-la. “um exemplo seria um determinado produto de um desenho animado” pode ser mais fluído na leitura do texto.
Além disso, queria dar uma sugestão de argumento: quando você falou sobre propaganda de produtos referentes a desenhos animados ou personagens cuja fama já foi estabelecida entre o público infantil, seria bacana falar sobre como as propagandas vão tão longe ao ponto de existirem desenhos e filmes criados exclusivamente para vender produtos –vide He-Man, Monster High, Hello Kitty, que criaram desenhos animados para convencer as crianças de comprar seus brinquedos. Se for de seu interesse, dê uma olhada no documentário “Toys that made us”, que fala sobre brinquedos clássicos e como eles conseguiram conquistar seu sucesso. Muitos dos episódios focam na propaganda que as empresas precisaram fazer para vender seus produtos, então combinaria com o seu texto!
Novamente, sua redação foi muito boa. As coisas que eu mencionei aqui são só sugestões e nitpicks. Continue escrevendo textos maravilhosos assim! Desculpe pelo texto longo, mas devo admitir que o tema e sua redação me deixaram animada! :’)
Pedro_Alysson
Seu texto é bom!
Dá pra perceber que você entende o tema, e argumenta bem.
Mas, eu percebi uma falta de organização na introdução, períodos confusos. Eu sugiro que você tenha no máximo 3 períodos na sua introdução. Exemplo: Contexto, afirmação do tema e apresentação da tese e argumentos.
Trabalhe mais os conectivos para conectar os seus parágrafos.
Enfim, é isso. Parabéns!
Yago42409
Bem, sua redação ficou boa, notei alguns erros como não ter colocado o O Maiúsculo no início da citação, você não apresentou as teses, acredito que tenha sido um equívoco pq você colocou problema 1 e 2, desse jeito não consegui entender o que você estava defendendo. despois da citação você colocou ponto e após RESALTA, não acho correto iniciar assim a explicação do pensamento do sociólogo. você teve um erro de concordância no D1, você escreveu criança, mas logo depois escreveu as mesmas, evita o uso do gerúndio, não utilize palavras terminadas em ando,
Para mim foi isso, o conselho que eu te dou é variar os repertórios, não repita as mesmas áreas, varie, você escreve muito bem, continue treinando, bons estudos